Buscar

KATIA CORRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

A investigação laboratorial mostra‐se útil na identificação ou exclusão de causas secundárias de osteoporose. O diagnóstico de osteoporose devem ser submetidos a testes laboratoriais que contemplem a dosagem sérica de cálcio e fósforo, creatinina, fosfatase alcalina, testes de função hepática, testes de função da tireoide (TSH e T4 livre), dosagem da vitamina D [25(OH)D], testosterona total, hemograma completo e dosagem de cálcio urinário nas 24 horas.71,72 Tais exames objetivam a detecção de condições secundárias associadas à perda óssea e fraturas por osteoporose.
Investigação adicional pode ser conduzida de acordo com o quadro clínico, inclusive suspeita de mieloma múltiplo (eletroforese de proteínas), síndrome de Cushing (dosagem de cortisol urinário), doença celíaca (anticorpos antitransglutaminase tecidual – tTG) ou de acordo com a gravidade da osteoporose, principalmente quando incomum para a idade ou o gênero.
Entre os exames alterados, apenas a deficiência de vitamina D e elevação dos níveis de fosfatase alcalina mostraram maior frequência nos indivíduos com diagnóstico de osteoporose
A DENSITOMETRIA JÁ TA NO ISLAID.
O QUE ESTA EM VERMELHO VC FALA 
REFERENCIAS 
LOURES, Marco Antônio R. et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Reumatologia para diagnóstico e tratamento da osteoporose em homens. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 57, p. 497-514, 2017.