Buscar

BDQ 3 Fisioterapia Aquática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602297609)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na reabilitação aquática para membros superiores, o objetivo em diversas patologia é o aumento da amplitude de movimento. Na posição ereta dentro da piscina, submerso em 80% em quais movimentos a flutuação agirá como facilitadora?
		
	
	Desvio ulnar
	 
	Flexão do ombro
	
	Adução do ombro
	
	Extensão do cotovelo
	
	Pronação do antebraço
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602531513)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma paciente com 64 anos de idade sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) há 6 meses. Atualmente, apresenta sequelas motoras no hemicorpo esquerdo, sem alterações na fala ou na cognição. Na avaliação de tônus, de acordo com a Escala de Ashworth, constatou-se espasticidade grau 2 em músculos flexores de membro superior e em músculos extensores do membro inferior do hemicorpo esquerdo. Consegue permanecer em pé somente com apoio e não realiza marcha. Recebe atendimento fisioterapêutico ambulatorial há 5 meses, e iniciou atendimento em Fisioterapia aquática. Considerando o caso apresentado e as disposições gerais para o planejamento de tratamentos que utilizem os recursos terapêuticos aquáticos, avalie as seguintes afirmações. I. Para a paciente será mais fácil realizar exercícios em águas rasas do que em águas mais profundas, pois o suporte da flutuação diminui à medida que uma porção maior do corpo está imersa. II. A água adequadamente aquecida será benéfica para o atendimento da paciente, devido aos efeitos da temperatura sobre a espasticidade verificada na avaliação. III. Atividades com extremidades distais estáveis, como o repouso da mão sobre uma prancha, facilitarão a realização de movimentos daquele segmento do corpo. É correto o que se afirma em: (ENADE)
		
	 
	II e III, apenas.
	
	I, II e III.
	
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201601528748)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O organismo quando em imersão na água passa por algumas alterações fisiológicas, essa alterações ocorrem de maneira mais acentuada em alguns sistema: I) Cardiovascular: ocorre o reflexo de mergulho caracterizado por bradicardia, vasocontrição periférica e desvio de sangue para áreas vitais. II) Renais: aumento da diurese, diminuição do volume plasmático, aumento da natriurese, aumento da eliminação de potássio pela urina, inibição da vasopressina (ADH). III) Sistema respiratório: a pressão hidrostática aumenta a compressão na caixa torácica e com isso ocorre aumento do trabalho respiratório e diminuição da capacidade vital. IV) Sistema nervoso: ocorre redução da sensibilidade das terminações nervosas e diminuição do tônus muscular promovendo alívio de possíveis dores e relaxamento. Assinale a alternativa correta:
		
	
	( )I, III e IV
	
	( )II e III
	
	( )I e II
	 
	( )I, II, III e IV
	
	( )II, III e IV
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602567197)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	NA HIDROTERAPIA A TRANSMISSÃO DE CALOR PODE OCORRER POR:
		
	
	IONIZAÇÃO
	
	IRRADIAÇÃO
	
	CONVERSÃO
	
	CONVECÇÃO
	 
	CONDUÇÃO
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602398493)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos exercícios ativos resistidos aquáticos, encontramos o resistido por peso, realizado contra a resistência de halteres e/ou caneleiras. Baseado nesse tipo de exercício marque a alternativa CORRETA
		
	 
	É trabalhado o mesmo grupo muscular na forma concêntrica (na ida, para cima) e excêntrica (na volta, para baixo).
	
	Nenhuma das alternativas
	
	Utiliza equipamentos de alta densidade e realiza apenas a contração excêntrica.
	
	É realizado com uma resistência elástica externa, e pode ser alterado de acordo com a alteração da localização da resistência.
	
	Durante esse tipo de exercício, trabalhamos com equipamentos de flutuadores para nos auxiliar.

Outros materiais