Buscar

QUESTÕES BIOFISICA AULAS COMPLETO

Prévia do material em texto

BIOFISICA
	De que se compõem os seres vivos?
	
Os seres vivos são compostos por matéria (massa), que utilizam e produzem energia, e ocupam lugar no espaço e vivem na dimensão do tempo.
Qual a composição do Universo?
Matéria (M), Energia (E), Espaço (L) e Tempo (T).
Quais dos itens abaixo defina o que é biofísica.
	Biofísica é o estudo da matéria, energia, espaço e tempo nos sistemas biológicos.
	
atéria, Energia, Espaço e Tempo são exemplos de:
Grandezas fundamentais
A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI é quilograma por metro cúbico (kg/m³). A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L). Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Pense, por exemplo, na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
Na realidade, eles possuem a mesma massa, portanto, o ¿peso¿ deles é o mesmo. Porém, a diferença consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo se concentra em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena, porque sua massa se espalha em um grande volume.
Dois potes com a mesma capacidade volumétrica, contem líquidos distintos. O pote A, contem 1 litro de água, já o pote B, a mesma quantidade, porém de mercúrio. Sabendo que as propriedades físicas destes líquidos são diferentes, ao tentar erguer estes potes, perceberíamos uma grande diferença de peso entre os mesmos. Qual o motivo para isto ocorrer?
 
 
A densidade dos fluídos são diferentes
Nos seres vivos, a energia do alimento se transforma em ATP (adenosina trifosfato), que é a unidade de energia das nossas células". Esta citação exemplifica:
Uma grandeza fundamental
Qualquer substância que ocupa lugar no espaço, representada pela quantidade de massa de um corpo. Marque a resposta certa: Matéria
Toda matéria ocupa um espaço definido. No nosso corpo é assim também. Estudando um corpo anatomicamente, podemos extrapolar e concluir que todo corpo humano tem dois rins ou um pâncreas, ocupando sempre o mesmo local. Pode-se classificar o espaço como uma grandeza:
Fundamental
A osteoporose é uma doença que modifica a densidade óssea, chamamos de densidade uma grandeza derivada onde
estudamos a relação massa/volume
	Nos seres vivos, a energia do alimento se transforma em ATP (adenosina trifosfato), que é a unidade de energia das nossas células". Esta citação se enquadra adequadamente no conceito de:
	
Energia
É um exemplo de grandeza derivada:
Velocidade e força
	Em noites sem lua, em locais pouco iluminados por casas, ruas e edifícios, podemos ver uma infinidade de pequenos pontos luminosos no céu: são as estrelas. Ao observar o céu a olho nu, conseguimos ver uma parte mínima do que chamamos de Universo. Já na observação do céu feita com o auxílio de um telescópio, é possível perceber que o número de corpos celestes é muito maior e também se podem ver detalhes das formas e da cor dos astros. A atmosfera da Terra, contudo, limita a atuação dos telescópios terrestres, por este motivo são utilizados telescópios espaciais, como o telescópio Hubble, para as pesquisas astronômicas mais sofisticadas. Além destes instrumentos para o estudo do Universo, os cientistas contam com equipamentos de informática para cálculos, tratamento de dados e imagens recebidas dos telescópios, simulações etc. Esses recursos possibilitaram responder à questão - o que compõe o Universo? O Universo é composto por aglomerados de galáxias, com nebulosas, estrelas, cometas, planetas e seus satélites, e tudo que neles existe - no caso do planeta Terra, por exemplo, plantas, animais, rochas, água, ar etc. Também podemos considerar que em relação ao conceito de Universo é correto destacar que:
		
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor é nosso universo - as mesas, os alunos, o quadro etc.
	
Sabe-se que todo o universo é formado por matéria e que a unidade da matéria é o átomo. Tanto os seres brutos quanto os seres vivos são constituídos por matéria sendo a diferença o tipo de átomos que os compõem. Com base nesta contextualização é possível afirmar que os principais átomos que constituem os seres vivos são:
C, H, O, N.
As grandezas derivadas:
são a combinação das grandezas fundamentais quantitativas representas pelo Sistema Internacional de Pesos e Medidas.
Matéria é tudo o que tem massa e ocupa espaço. Qualquer coisa que tenha existência física ou real é matéria. Tudo o que existe no universo conhecido manifesta-se como matéria ou energia. A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra. Toda matéria ocupa um espaço definido. No nosso corpo é assim também. Como base nesta discussão é correto destacar que:
Estudando um corpo anatomicamente, de modo genérico, podemos extrapolar e concluir que todo corpo humano tem dois rins ou um pâncreas, ocupando, estes órgãos, sempre o mesmo local.
No universo, a energia não se cria, nem se perde. Ela se transforma em outra forma de energia. Nos seres vivos, a energia do alimento se transforma em ___________________________________, que é a unidade de energia das nossas células. A resposta que completa corretamente a sentaça é:
ATP
A biofísica é uma área da ciência que se origino no século XIX. Muitos fenômenos biológicos para compreensão mais plena necessitava de conhecimentos oriundos dos conceitos da física. São conceitos físicos necessários para compreensão de processos biofísicos, exceto:
	 
	Fenômenos elétricos.
	 
	Fenômenos Químicos.
	
	Fenômenos gravitacionais.
	
	Fenômenos magnéticos.
	
	Fenômenos nucleares.
Todo o universo é formado por matéria e a unidade da matéria é:
O ATOMO
A noção em senso comum de tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. A percepção de tempo inferida a partir de nossos sentidos é estabelecida via processos psicossomáticos, onde variadas variáveis, muitas com origem puramente psicológica, tomam parte, e assim como certamente todas as pessoas presenciaram em algum momento uma ilusão de ótica, da mesma forma de que em algum momento houve a sensação de que, em certos dias, determinados eventos transcorreram de forma muito rápida, e de que em outros os mesmos eventos transcorreram de forma bem lenta, mesmo que o relógio, aparelho especificamente construído para medida de tempo, diga o contrário. Com base nesta abordagem, é correto afirmar que:
Toda matéria está submetida ao tempo, daí a necessidade de estarmos atentos às diferenças causadas pelo tempo.
A visão é um dos sentidos mais importantes para a espécie humana, e o olho é um dos órgãos mais complexos do nosso corpo. Quando uma pessoa idosa perde a capacidade de enxergar devido à catarata, a estrutura que perdeu a sua função é:
O CRISTALINO
Logo após a íris encontramos a lente do olho denominada de ______________.
CRISTALINO
Cada onda luminosa tem uma cor específica que é determinada:
pela sua frequência
A catarata é uma patologia ocular que afeta com grande frequência a população idosa. Sabe-se que essa doença é responsável pela opacidade de uma estrutura ocular chamada
CRISTALINO
	O cristalino se situa atrás da íris e é uma lente biconvexa que orienta a passagem de luz até a retina. Está cercado por fluidosna parte anterior e posterior. Na parte anterior, há uma câmara preenchida pelo humor aquoso, enquanto que na parte posterior, há uma câmara preenchida com um líquido viscoso e transparente chamado de humor vítreo. Com a chegada da idade, o cristalino pode perder a sua transparência normal, dificultando a visão, é o que chamamos de:
CATARATA
O envelhecimento das células do cristalino pode deixar a lente opaca resultando no aparecimento de _____________.
CATARATA
		
	Atrás da córnea encontramos um líquido responsável pela oxigenação nutrição das lentes do olho, o _____________. Ele é drenado várias vezes ao dia para desempenhar esta função.
	
Humor aquoso
	Associe os conceitos da 1ª coluna às definições correspondentes da 2ª coluna ANOMALIAS DA VISÃO DEFINIÇÕES:
I. Miopia                      ( ) é a perda da acomodação com a idade
II. Hipermetropia         ( ) imagem focalizada antes da retina
III. Presbiopia              ( ) deformação de um dos raios de curvatura da córnea
IV. Astigmatismo         ( ) imagem focalizada depois da retina
		
	 
	III - I - IV - II
	
	I - II - III- IV
	Podem acontecer falhas no processo de acomodação e o indivíduo perde a nitidez para perto _______________ e para longe ______________ estas podem ser corrigidas com lentes.
	
Hipermetropia e Miopia
	O olho possui três compartimentos: a câmara anterior, localizada entre a íris e a córnea; a câmara posterior, entre a íris e o cristalino; e o espaço vítreo, localizado atrás do cristalino e circundado pela (Y). Na câmara anterior e na posterior existe um líquido que contém proteínas: o humor aquoso. O espaço vítreo, que é limitado pela retina e pelo cristalino, apresenta-se repleto de uma substância viscosa e gelatinosa, denominada corpo vítreo. A incógnita Y pode ser substituída por:
		
RETINA
	Atrás do cristalino encontramos um líquido com a composição parecida do plasma sanguíneo, o humor aquoso. São papeis importantes desta estrutura líquida:
	
	
responsável pela oxigenação e nutrição do olho, por isso ele é drenado várias vezes ao dia.
Atrás da córnea encontramos um líquido responsável pela oxigenação nutrição das lentes do olho, o humor aquoso. Ele é drenado várias vezes ao dia para desempenhar esta função. Quando a pressão intraocular aumenta muito, pode-se dizer que:
o paciente tem glaucoma que pode destruir as células da visão chamadas de retina provocando a cegueira.
Um dos distúrbios mais comuns na população e o uso de óculos devido ao avanço da idade, com problemas de visão de perto e visão de longe. Este problema na visão acontece devido:
ao cristalino que perde a capacidade de focar na retina pelo envelhecimento dos músculos da visão.
A alteração causada, principalmente, pela elevação da pressão intraocular, capaz de provocar lesões no nervo óptico, denomina-se:
GLAUCOMA
Marque a sequência correta:
A luz, inicialmente, percorre a córnea, o humor aquoso, a íris, o cristalino e o humor vítreo antes de atingir a retina, onde a imagem real invertida do objeto será formada. A partir dessa etapa, o nervo óptico irá transmitir, por meio de estímulo elétrico, a informação para o cérebro (córtex cerebral).
	O cristalino, promove uma alteração da imagem recebida tornando sua projeção na retina _____________ e ______________.
		
MENOR E INVERTIDA
	Denominamos de nistagmo:
	
Movimentos oculares involuntários para trás e para a frente, que ocorre durante ou após uma rápida rotação da cabeça.
Com relação a visão. Marque a resposta:
é um dos sentidos especiais do corpo humano, faz parte do sistema nervoso sensorial e, através das vias aferentes, carrega toda informação dos órgãos, do sentido até o sistema nervoso.
	A maior atração do olho é a íris, as cores e os padrões são herdados. Sendo única, o que faz da íris uma marca de identidade semelhante ao padrão digital. As fibras das íris estão conectadas a pequenos músculos que regulam a entrada de luz:
	
DA PUPILA
A visão é um dos sentidos mais importantes para o homem. Assinale a alternativa correta sobre a estrutura do olho humano:
a íris é contráctil e recobre o cristalino
	Os movimentos oculares horizontais de vaivém do nistagmo rotacional são evocados pela estimulação dos canais semicirculares. Mesmo depois da cabeça ter parado de rodar, o liquido endolinfático continua a estimular artificialmente as cristas ampulares em função da enorme inércia. As aferências vestibulares chegam nos núcleos óculo-motores ¿tentando¿ compensar a suposta rotação da cabeça e causa o movimento lento. Nesta situação, qual seria o reflexo voluntário compensatório?
		
Optocinético
	O ser humano capta a luz através do olho, um órgão esférico extremamente complexo que em pessoas adultas atinge cerca de 24 mm. O olho é composto por três camadas, ou túnicas: Assinale (v) para a alternativa correta.
		
a esclerótica, que o reveste e protege externamente; a coróide, constituída por vasos sangüíneos que alimentam o olho, e a retina, um tecido resistente, transparente e fotossensível.
	São corretas as informações a respeito dos constituintes do olho humano, com exceção de:
		
	
	Pupila
	 
	Axoplasma
	
	Íris
	
	Córnea
	
	Cristalino
Algumas semelhanças são apontadas entre a forma com que um olho e uma câmera fotográfica trabalham, embora o olho seja muito mais complexo e adaptável às condições de luminosidade. Algumas afirmações a respeito são apresentadas abaixo:
(I) No olho a imagem é projetada na retina enquanto que na câmera é projetada no filme.
(II) Tanto no olho quanto na câmera a luz passa através de, pelo menos, uma lente.
(III) tanto no olho quanto na câmera a focalização acontece pelo movimento da lente para trás ou para frente.
Assinale a alternativa correta:
Somente as afirmações (I) e (II) são corretas
Com relação as ondas eletromagnéticas. Marque a resposta certa.
podem se propagar no vácuo. São exemplos dessas ondas: as ondas de rádio, micro-ondas, raios x, ultravioleta etc
Preencha a lacuna com a opção que define corretamente o conceito: " O mecanismo íntimo da ação do(a)..........é a vibração de estruturas através do impacto mecânico de ondas de .......... Os choques geram calor e a elevação da temperatura tissular é o agente terapêutico"
ULTA- SOM E SOM
Mariana pode ouvir sons na faixa de 20 Hz a 20000 Hz. Suponha que, próximo a ela, um morcego emite um som de 40000 Hz. Assim sendo, Mariana não ouve o som emitido pelo morcego, porque esse som tem:
uma frequência maior do que ela pode ouvir
Caracterize a onda sonora quanto a natureza, direção de propagação, e perturbação
Uma onda sonora é mecânica, tridimensional e se propaga longitudinalmente
	
	Das ondas abaixo, qual delas não está inserida no espectroeletromagnético?
SONORAS
São elementos de uma onda harmônica simples, com exceção de:
TENSÃO
A faixa auditiva humana se encontra entre:
20 Hz a 20.000 Hz
Ondas sonoras são compressões e rarefacções do meio material através do qual se propagam. Podemos dizer que:
as ondas sonoras transmitem-se mais rapidamente através de líquidos e sólidos do que através do ar
A interferência construtiva sonora é a que menos acontece no nosso ambiente. Quais dos eventos abaixo, podemos definir como interferência construtiva.
O coral de uma igreja.
Marque a resposta certa:
O timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. Por exemplo: dois aparelhos musicais, violão e violino, por exemplo, podem emitir sons com a mesma frequência, mas com timbres diferentes,
Diferentemente das ondas eletromagnéticas (como, por exemplo, a luz), as ondas sonoras não podem se propagar:
NO VÁCUO
As ondas se dividem em dois tipos, segundo sua natureza, que são as ondas mecânicas, que se propagam através de um meio material, e as ondas eletromagnéticas, que se propagamno também vácuo. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de onda mecânica.
SOM
Uma onda é uma perturbação causada em um meio elástico. Suas principais características definem seu comportamento. Dentre as suas características está a amplitude que significa dizer:
Intensidade de cada perturbação, isto é, altura da onda.
	É um exemplo de classificação de onda quanto à direção de propagação:
		
TRIDIMENSIONAL
É um exemplo de classificação de onda quanto à perturbação:
TRANSVERSAL
Quando a direção em que se deu a perturbação coincide com a direção de propagação da onda a classificamos como:
LONGITUDINAIS
As ondas são movimentos oscilatórios que se propagam no meio material ou no espaço, transportando energia sem transportar (?). A alternativa que melhor completa a sentença é:
MATÉRIA
Marque a resposta que define o período de uma onda.
O intervalo de tempo que é necessário para que um ponto vibrante percorra um ciclo completo.
O ultra-som está fora da faixa de frequência audível ao homem, ele pode ser empregado com baixa intensidade e com alta intensidade. As aplicações de alta intesidade vão desde terapia médica, passsando pela atomização de líquidos até a ruptura de células biológicas, solda e etc. Já os métodos de diagnose médica estão baseados no efeito DOPPLER que usa o ultra-som de baixa intensidade. Pode-se com essa técnica ultra-sônica obter informações sobre:
Tamanho, anomalias anatômicas e função dos órgãos.
O ultra-som nada mais é que uma onda sonora com frequência acima de 20.000Hz (limite de detecção do aparelho auditivo humano). Essas ondas são amplamente utilizadas em um exame muito comum denominado ultra-sonografia. A respeito desse exame, considere as afirmações abaixo:
(I) É um exame bastante comum para o acompanhamento de gestações;
(II) É um exame de risco pois utiliza radiações ionizantes;
(III) O transdutor emite uma onda de ultra-som que é refletida pelo órgão de acordo com sua densidade.
Assinale a alternativa que contém somente as afirmações corretas:
I e III
O encontro de duas ou mais ondas é denominado de:
SUPERPOSIÇÃO
Em Biofísica definimos ondas sonoras como sendo ondas X, pois somente se propagam através de um meio material. Diferentemente das ondas eletromagnéticas (como, por exemplo, a luz), as ondas sonoras não podem se propagar no vácuo. De acordo com o contexto da sentença, a incógnita X pode ser adequadamente substituída por:
MECÂNICAS
	Um equipamento mede o nível de ruído de uma rua em dB. Às 16 horas mediu-se 20 dB. Às 18 horas o aparelho acusou 80 dB. Algumas características da onda sonora nos permite medir estes valores e consequentemente realizar algumas medidas preventivas. Esta capacidade que nos permite distinguir sons fracos de sons fortes, esta relacionada ha qual variável?
		
Intensidade sonora
A orelha pode ser dividida em três componentes: (1) orelha externa, (2) orelha média e (3) orelha interna, que também conhecida como:
cóclea.
Marque a resposta certa com relaçao a surdez sensorioneural ou de percepção:
Quando existe uma lesão no aparelho auditivo ou nas vias e centros nervosos, deve-se ao aumento do limiar de excitabilidade para produzir os potenciais de ação que se propagam pelo nervo.
Marque a resposta certa:
A porção coclear do nervo vestibulococlear (VIII par craniano) é responsável por conduzir o estímulo elétrico, originado nos filetes nervosos ligados à cóclea, ao encéfalo (sistema nervoso central).
Do que são constituídos os orgãos receptores finais que geram impulsos nervosos em resposta às vibrações sonoras?
CÉLULAS CILIADAS
Marque a resposta certa:
Perda Auditiva Condutiva: Ocorre quando há alteração na condução aérea do estímulo sonoro pela orelha externa e/ou média. As causas mais comuns são as infecções (otites)
O meato acústico externo:
Amplifica frequências da fala.
A orelha é o órgão do corpo humano encarregado de transformar as diferenças de pressão das ondas sonoras em que são enviados ao cérebro para reconhecimento e interpretação. A alternativa que melhor completa o sentido da sentença é: PULSOS ELÉTRICOS
Nos resfriados ou nas doenças do tipo da otite média (infecção do ouvido médio), a inflamação pode fechar a tuba auditiva produzindo comprometimento temporário da audição. Nos casos graves, as infecções do ouvido médio podem causar perda auditiva definitiva, por alterar:
as propriedades da cadeia ossicular.
	
	____________ liga a orelha média à atmosfera, por se abrir na garganta, e, em condições normais, impede o desenvolvimento de diferença de pressão entre a atmosfera e o ouvido médio.
	A tuba auditiva
A audição humana é um dos sentidos que nos permite interagir com o ambiente ao nosso redor. O som é uma onda _____________________, que irá fazer vibrar o(a) ___________________. Esse movimento será transferido pelos ossículos até a cóclea, onde o (a) ________________________ irá transformar em impulso nervoso a onda. Assinale a alternativa que completa os espaços na ordem correta.
Mecânica, membrana timpânica, órgão de Corti.
As vibrações sonoras que se propagam pelo ar, são captadas pelo pavilhão auricular e são direcionadas ao interior da orelha. Quando essas vibrações chegam até a membrana timpânica, que é uma pele rígida e fina que divide o canal auditivo e o ouvido médio, a mesma vibra. A membrana timpânica transmite, então, as vibrações para aos três ossículos da orelha média (primeiro o martelo, depois a bigorna e por último, o estribo), que por sua vez, transmitem as mesmas para a orelha interna, onde as vibrações fazem o liquido do interior da cóclea se movimentar. Dentro da cóclea, as células ciliadas captam esses movimentos e os transmitem, por meio de impulsos nervosos que percorrem um nervo até o (X), onde a informação será (Y). As incógnitas X e Y podem ser substituídas, respectivamente, por:
córtex cerebral, interpretada.
Como se chamam os ossículos que recebem as vibrações do tímpano?
Martelo , bigorna, estribo.
A orelha média tem início no tímpano, e quando o som chega a essa estrutura ela imediatamente transfere esse estímulo aos ossículos que fazem parte dela: o martelo, a bigorna e o estribo. Também na orelha média há um canal flexível chamado de tuba auditiva, que permite a comunicação com a garganta. É nesse canal que ocorre a regulação da pressão em nosso ouvido. Se subirmos ou descermos uma serra, podemos perceber uma pressão dentro de nosso ouvido em razão da diferença da pressão atmosférica dentro do ouvido e fora dele. Se bocejarmos ou engolirmos saliva, ocorre a (X) das tubas (Y) a pressão, e melhorando essa sensação de (Z) no nosso ouvido. Em relação ao contexto do parágrafo, as incógnitas X, Y e Z, podem ser substituídas, respectivamente, por:
abertura, igualando, pressão.
	
	A vibração, por sua vez, será transmitida para três ossículos, o martelo, a bigorna e o estribo. Através desses ossos, o som passa a se propagar em um meio sólido, sendo assim transmitido mais rapidamente. Assim, a vibração chega à janela oval, cerca de vinte vezes menor que o tímpano, concentrando-se nessa região e:
	amplificando o som
Marque a resposta certa:
A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo líquido e como os ouve conduzidos pelo nervos.
O pavilhão auricular é a parte visível do ouvido e a sua função é auxiliar a captação e a canalização dos sons para:
	o meato acústico externo.
A orelha:é o órgão do corpo humano encarregado de transformar as diferenças de pressão das ondas sonoras (som) em pulsos elétricos, que são enviados ao cérebro para reconhecimento e interpretação.
Na orelha interna encontra-se o órgão responsável pela audição chamado cóclea.Dentro da ------------------ existem líquidos e células ciliadas. A ação mecânica da cadeia ossicular cria um movimento no fluido que estimula as ----------------------. Essas enviam impulsos elétricos para o nervo auditivo e para o cérebro, que interpreta esses impulsos como som. Preencha corretamente as lacunas.
cóclea e fibras nervosas
A ___________ é composta __________ e pela tuba auditiva
	Orelha média, pelos ossículos
________________ a pressão das moléculas de ar formada pelas ondas sonoras exerce e força sobre ______________, onde se transformam em movimento vibratório.
	Na membrana timpânica, O tímpano
A orelha é mais conhecida como o órgão do sentido da audição, mas ela também ajuda a manter o equilíbrio, a orientação postural e o senso de direção. Dentro da orelha interna, há um equipamento de percepção de equilíbrio: os canais semicirculares, também chamados de labirinto que são preenchidos por líquido. Essas estruturas não participam do processo de audição. Quando movimentamos a cabeça, o líquido se desloca dentro dos canais. O deslocamento desse líquido estimula nervos específicos, que enviam ao cérebro informação sobre a posição do nosso corpo em relação ao ambiente. O nosso cérebro interpreta a mensagem e comanda os músculos que atuam na manutenção:
	do equilíbrio do corpo.
A percepção de equilíbrio: "Quando movimentamos a cabeça, o líquido se desloca dentro dos canais. O deslocamento desse líquido estimula nervos específicos, que enviam ao cérebro informação sobre a posição do nosso corpo em relação ao ambiente. O nosso cérebro interpreta a mensagem e coman da os músculos que atuam na manutenção do equilíbrio do corpo." O texto está relacionado a qual estrutura? LABIRINTO
Nossos ouvidos também nos ajudam a perceber o que está ocorrendo a nossa volta. Além de perceberem os sons, eles também nos dão informações sobre a posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. X concentra e capta o som para podermos ouvir os sons da natureza, diferenciar os sons vindos do mar do som vindo de um automóvel, os sons fortes e fracos, graves e agudos. A incógnita A pode ser substituída por:
	A orelha externa.
Nos seres humanos, o órgão responsável pela audição é a orelha, que é dividida respectivamente:
	orelha externa, orelha média e orelha interna.
	Marque a resposta certa:
	
O aparelho vestibular é o receptor da gravidade e da aceleração percebidas pelo nosso corpo, através do qual o sistema nervoso central se mantém a par da posição da cabeça no espaço e de seus movimentos através de órgãos sensitivos.
Marque a resposta certa:
	O labirinto é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo; a visão mostra a posição do corpo no espaço; a pele indica a região do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações são responsáveis pela posição e pelos movimentos corporais.
Marque a resposta certa
	O vestíbulo é uma pequena cavidade localizada entre os canais semicirculares e a cóclea. Compreende o sáculo e o utrículo. No interior do utrículo, encontra-se um órgão sensorial chamado mácula acústica, formado pelas células ciliadas do aparelho vestibular, contendo receptores chamados otólitos.
	Marque a resposta certa:
	
A parte anterior do labirinto, chamada de cóclea, está relacionada com a audição.
Marque a resposta certa:
	O equilíbrio do corpo humano é resultado da interação do aparelho vestibular, da visão e da propriocepção.
O ouvido médio é composto pela membrana timpânica, ou tímpano, como já foi chamado. A membrana auditiva é um conjunto de três ossículos (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. Do ouvido médio, as ondas sonoras são transmitidas ao:
	ao nervo vestíbulococlear.
As lesões do sistema vestibular causam:
Vertigem, nistagmo, ataxia e náusea.
A tontura é o termo que, genericamente, representa todas as manifestações de desequilíbrio. As pessoas que se queixam de tontura costumam descrever experiências diferentes que devem ser muito bem distinguidas pelo médico uma vez que cada uma possui um tratamento próprio. Identifique a alternativa em que o sintoma da tontura tenha uma etiologia vestibular.
Vertigem
Os canais semicirculares têm formato de anéis e em uma das extremidades há uma estrutura denominada cúpula. Há ainda dentro dos canais semicirculares, um líquido, denominado?
	endolinfa.
O utrículo apresenta maiores dimensões quando comparado ao sáculo, localizando-se na região superior:
	do vestíbulo.
	A estrutura responsável pela detecção de acelerações lineares, produzidas pela gravidade ou pelos movimentos do corpo e pelo equilibro estático do corpo no espaço é o(a):
	
VESTIBULO
A membrana timpânica transmite, então, as vibrações para aos três ossículos da orelha média (primeiro o martelo, depois a bigorna e por último, o estribo), que por sua vez, transmitem as mesmas para a orelha interna, onde:
as vibrações fazem o liquido do interior da cóclea se movimentar.
Durante uma tarefa de giros corporais, o sistema vestibular é estimulado no sentido de informar a posição da cabeça na forma de movimentos angulares da mesma. Sabendo que esta tarefa cabe à determinada parte do sistema e suas estruturas. Podemos destacar que: I - O movimento dos esteriocilios sobre os cinocilios leva a despolarização da célula ciliada; II - A movimentação dos cinocilios sobre os esteriocilios leva a hiperpolariação da célula; III - Utrículo e mácula, contem os esteriocilios e cinocílios controlando os movimentos;
Somente as opções I e II estão corretas
	A função primária do sistema vestibular é estabilizar a cabeça no espaço e associado a outras vias estabiliza a cabeça em relação ao tronco mantendo a postura ereta. Estímulos labirínticos levam a diferentes padrões de ativação na musculatura cervical e dos membros, com o objetivo de prevenir quedas. Sobre as vias descendentes mediais do controle postural marque a alternativa INCORRETA
		
	
	Trato retículo-espinhal
	 
	Trato espinho-espinhal
	
	Trato tecto-espinhal
	
	Trato vestíbulo-espinhal
	
	Trato rubro-espinhal
De acordo com o equilíbrio, podemos afirmar:
	Quando há informações opostas entre a visão, labirinto, músculos e ligamentos, o resultado é a tontura, há impressão de desequilíbrio (a cabeça parece oca, zonza, há um escurecimento da visão etc.).
O reflexo vestíbuloocular (VOR) desencadeia movimentos oculares (X) aos movimentos da cabeça, e por se tratar de um arco reflexo de 3 neurônios, gânglio vestibular, núcleo vestibular e núcleos motores oculares, apresenta características que tornam sua atuação possível com movimentos bastante rápidos, como por exemplo ao caminharmos. A alternativa que completa adequadamente a sentença substituindo corretamente a incógnita (X) é:
na mesma velocidade e na direção oposta
Geralmente ocorre quando há uma diferença entre as curvaturas corneanas, levando à dificuldade de enxergar uma reta em determinada posição e não em outra. A sentença destaca um caso de:
ASTIGMATISMO
A visão é um dos sentidos especiais do corpo humano, faz parte do sistema nervoso (X) e, através das vias (Y), carrega toda informação dos órgãos, do sentido até o sistema nervoso. De acordo com a sentença, as incógnitas entre parênteses, podem ser substituídas, respectivamente, pela alternativa:
SENSORIAL, AFERENTES
	
	A cóclea, o meato e os ossículos fazem parte, respectivamente, do ouvido:
INTERNO, EXTERNO E MÉDIO

Continue navegando

Outros materiais