Buscar

Contabilidade Introdutoria - Texto Uma analise economica da informacao contabil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais
Curso de Graduação em Ciências Contábeis
Disciplina:	CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
Texto:		UMA ANÁLISE ECONÔMICA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
A Contabilidade tem por propósito refletir as transações e as atividades econômicas realizadas pelas entidades, portanto, se desenvolve no mesmo ambiente em que as transações e as atividades econômicas ocorrem. Tal ambiente tem características que afetam a qualidade da informação contábil, vejamos algumas.
As atividades econômicas são desenvolvidas por pessoas (em conta própria ou em nome das empresas nas quais trabalham). Tais pessoas têm capacidade restrita de analisar e compreender o ambiente, as transações e suas variáveis (informação e racionalidade limitadas). Portanto, não conseguem antecipar todas as características e os atributos atuais e futuros das variáveis relevantes a cada atividade.
As transações pressupõem a interação de pessoas (no mínimo duas). Como as pessoas têm conhecimentos distintos quanto ao estado das variáveis relevantes à transação (assimetria informacional), as partes envolvidas na transação buscarão obter informações sobre a situação das variáveis, mesmo que isso lhes custe tempo e dinheiro (custo da informação).
Em adição, e potencializado pela assimetria informacional, as partes não necessariamente tem seus interesses alinhados. A rigor, os interesses podem ser conflitantes entre si (por exemplo, mesmo que o comprador e o vendedor queiram chegar a um acordo, o comprador quer obter o melhor produto e pagar o menor preço, enquanto o vendedor quer receber o maior preço). Portanto, é razoável que as partes queiram priorizar seu autointeresse em detrimento do interesse da contraparte. Uma das formas pelas quais as pessoas fazem isso é pelo uso da assimetria informacional a seu favor, o que aumenta a demanda por informações e o custo a ser incorrido pela contraparte.
Os dois principais tipos de assimetria de informação são a seleção adversa e o risco moral. A seleção adversa, como o nome sugere, decorre do fato de o principal escolher o agente "errado", em função de este se apresentar como titular de habilidades que efetivamente não tem. Já o risco moral decorre do fato de o agente, após a contratação, se comportar de forma contrária ao que dele se esperava antes da contratação. O risco moral acontece frequentemente no contexto em que a relação entre as partes é do tipo principal-agente, isto é, quando um é o dono do recurso (principal) e o outro o gestor do recurso (agente). Neste caso, o não alinhamento de incentivos potencializa o desvio de conduta por parte do agente, o que aumenta os custos por parte do principal (custo de agência).
Observe que o cenário apresentado, – apesar de soar como pessimista –, é realista. Afinal, a racionalidade limitada é uma característica dos seres humanos – obter informação é custoso, e a assimetria informacional é inerente às transações econômicas. Portanto, os custos de informação são incorridos pelas partes no intuito de reduzir os aspectos desfavoráveis da assimetria informacional. Da mesma forma, os custos de agência são incorridos pelo principal com o intuito de evitar perdas maiores decorrentes do comportamento oportunista que o agente pode adotar. Todos estes custos são chamados custos de transação, sejam incorridos antes ou após a contratação, e até mesmo aqueles relacionados com o estabelecimento de mecanismos de incentivo e monitoração do comportamento dos agentes.
Além dessas características do ambiente econômico, os contratos são incompletos, isto é, eles não determinam o resultado da transação em todas as contingências que possam ocorrer. Muitas das vezes é impraticável listar todas as possíveis contingências, e há custos em fazer contratos muito elaborados. Afinal, as partes têm racionalidade e informação limitada, a assimetria de informação é natural às transações e os custos de transação são positivos – até mesmo quando se estão elaborando os contratos. Consequentemente, os contratos contêm brechas, as quais também potencializam o risco moral e aumentam os custos de transação.
Compreendidas as características do ambiente econômico e considerando que a Contabilidade representa (em termos monetários e em demonstrações estruturadas) as transações econômicas, podemos dizer que estas também são características do ambiente de atuação da Contabilidade.
É em função dessas características ambientais que se fazem necessários os mecanismos de Governança Corporativa, dentre eles a exigência de que as demonstrações contábeis sejam auditadas por auditores extemos à entidade (auditores, por premissa, independentes).
Considerando-se que a contabilidade tem por objetivo representar as atividades econômicas (atos e fatos; transações e eventos) realizadas pela entidade e seus impactos no respectivo patrimônio e desempenho, podemos dizer que a Contabilidade tem por objetivo sistematizar os dados relativos a tais atividades e reduzir a assimetria informacional, bem como contribuir no processo de estabelecimento de mecanismos de incentivos e monitoramento do desempenho das partes envolvidas nas relações econômicas.
Entendendo-se a Contabilidade dessa forma, é possível compreender o objetivo das demonstrações contábeis: “oferecer informação sobre a posição financeira (balanço patrimonial), o desempenho (resultado e resultado abrangente) e fluxos de caixa de uma entidade, que é útil para a tomada de decisão por uma vasta gama de usuários que não está em posição de exigir relatórios feitos sob medida para atender suas necessidades particulares de informação" (CPC-PME paragrafo 2.2; IFRS for SMEs, parágrafo 2.2).
Consequentemente, sem a informação contábil seria muito mais difícil tomar decisões acertadas e monitorar e avaliar o desempenho de pessoas e de entidades. Daí o porquê de se estudar a Contabilidade.[1: Fonte: SZUSTER, N. et al. Contabilidade geral: introdução à contabilidade societária. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2013. Cap. 3 – Apêndice, pág. 75-76.]

Outros materiais