Buscar

RESPOSTAS ED DE EPIDEMIOLOGIA - UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Através do modelo de tríade epidemiológica compreende-se que a doença é o resultado da interação entre o agente específico, um meio ambiente propício à transmissão e o hospedeiro susceptível. Neste modelo epidemiológico, afirma-se que os agentes podem ser infecciosos ou não infecciosos e são necessários, mas nem sempre suficientes para causar a doença. Necessita-se ainda de dois fatores: Os fatores ambientais, que englobam o ambiente social, físico e biológico, e os fatores do hospedeiro, que são os que determinam a exposição de um indivíduo, sua suscetibilidade e capacidade de resposta e suas características de idade, grupo étnico, constituição genética, gênero, situação socioeconômica e estilo de vida. Assim, é necessária a presença desses três fatores para que se ocorram as infecções.
	
As DNT são em sua maioria doenças de fatores multicausais, de história natural prolongada conforme já citado. Em sua maioria, são tratadas na atenção secundária e terciária, que visam o tratamento para evitar a progressão da doença e evitar futuras complicações e sequelas, além de ter como finalidade diminuir o sofrimento provocado pela doença, como também promover a adaptação às doenças incuráveis e a reabilitação.
O aumento das doenças cardiovasculares nos brasileiros nas últimas décadas é resultado da ansiedade presente nas populações confinadas em pequenos espaços nas cidades, aliadas à pressão social que obriga os indivíduos a serem bem sucedidos, enquanto seus corpos adoecem por não alcançarem os resultados que sequer foram almejados por eles próprios.
	
Considera-se surto um aumento repentino de casos de uma doença em um ambiente ou região específica. No caso da Escola Superior, considera-se que a incidência de gastroenterite foi de 35 casos, já que no inquérito realizado com o restante da escola mostrou que o restante dos alunos não manifestaram a doença, apenas os 35 estudantes que solicitaram atendimento médico.
A resposta correta é incidência e prevalência já que 17 é o número de casos novos de gestantes anêmicas, e 45 é o total das gestantes que apresentaram a doença nesse período.
 Menor na cidade B, já que a prevalência de casos na cidade A é maior em relação à população.
Considera-se o hábito de fumar o fator de confusão, pois as variáveis misturam-se, fazendo com que haja uma aparente associação de que a menor prática seja a causa do infarto do miocárdio.
Trata-se de um caso-controle, pois a seta da direção do estudo indica que o mesmo é realizado retrospectivamente, onde a história pregressa dos casos e controles é analisada com o objetivo de identificar a presença ou ausência de exposição a determinado fator que pode ser importante para o desenvolvimento da doença em estudo.
As doenças infecciosas agudas tem início geralmente abrupto e são caracterizadas como emergências médicas, já que estas em sua maioria podem levar à morte num curto período de tempo. Já as doenças infecciosas crônicas possuem um curso mais demorado, o que não significa que não há necessidade de atendimento médico, mas sim que não colocam a vida do paciente em risco em curto prazo, porém podem ser incapacitantes e levar à morte caso não haja tratamento adequado.
O estudo de coorte é delineado de forma longitudinal, com uma população definida formada por indivíduos sadios (coorte). Nos estudos ecológicos os dados referem-se a grupos de pessoas e não a indivíduos. A unidade de estudo é uma área geográfica, e os dados dessa área são comparados a outras, ou no tempo (séries temporais) ou ambos. Esse estudo realiza a correlação entre as variáveis ambientais ou socioeconômicas.

Outros materiais