Buscar

Importância da Doação de Sangue

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A captação de doadores de sangue é de extrema importância para a manutenção de um estoque de sangue estável, seguro e adequado. O sangue armazenado é utilizado principalmente nas grandes emergências como por exemplo: pacientes com diagnósticos oncológicos e hematológicos, acidente de transito, acidente por armas, hemorragias agudas e pessoas que sofreram queimaduras.
Mesmo com toda importância e necessidade apenas 1% da população brasileira, em media, é doador de sangue, a cultura brasileira tem se mostrado adversa à doação voluntária, habitual e espontânea em decorrência de mitos, preconceitos e tabus socialmente arraigados, contexto sociocultural resultante de inúmeros fatores interligados, fatores que permeiam a evolução da politica de sangue e sua implementação no país. Esta reduzida porcentagem de doadores tem sido a preocupação constante às autoridades sanitárias, pois o numero de acidentes, de violência e doenças é crescente, fazendo com que potencialize as demandas por transfusão sanguínea.
O único banco de sangue que é responsável pelo atendimento de toda a rede de hospitais públicos e particulares  de 15 municípios da região norte e noroeste fluminense, realizou pesquisas em outubro e setembro de 2012 com intuito de descobrir os motivos principais das doações de sangue. Os resultados foram que 56% foram doar por solidariedade, 46% devido à necessidades familiares e 1% por reciprocidade. Entre as mulheres notam-se que 54% foram doar por solidariedade e o restante por necessidades familiares, observa-se que nenhum individuo do sexo feminino doou por reciprocidade.
O conhecimento dos reais motivos da doação de sangue poderá ser usado em campanhas regionais de esclarecimento para a população, podendo assim contribuir para um aumento no número de doadores. É muito importante a manutenção de uma relação entre o doador e a equipe do hemocentro, isso influência na fidelização dos doadores.
É muito importante a manutenção de uma boa relação entre o doador e a equipe do hemocentro, isso influencia na fidelização do doador. O doadores foram questionados se pretendiam ou não doarem sangue novamente, sendo detectada uma grande vontade (98%) de retornar para uma nova doação no futuro.
Além de uma boa relação entre o doador e a equipe de hemocentro outros aspectos que são responsáveis por captar doadores foram as propagandas, conscientizando as pessoas sobre a importância da doação de sangue. No total dos entrevistados 43% foram influenciados a realizar a doação devido a propagandas sendo elas em TV, rádio, jornal, cartaz, entre outros.
Buscando a construção de um relacionamento fiel com o doador, oferecendo um conjunto de benefícios que os doados considerem valiosos a ponto de retornar voluntariamente em outras ocasiões.
Diferente de que grande parte da população pensa a respeito da doação de sangue, o doador não corre nenhum risco de contaminação. Todo material utilizado esta dentro de um rigoroso padrão de qualidade elaborado pelo Ministério da Saúde e Órgãos internacionais, levando sempre em conta a saúde do receptor e do doador. A doação de sangue é um processo seguro, rápido ( dura cerca de 15 minutos) e não obriga outras doações
Requisitos para doação:
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, e menores de 18 tem uma documentação especifica para autorização de doação.
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Lembrando da importância dos intervalos para doação:
» Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
» Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).
De acordo com os resultados obtidos através das pesquisas conclui-se que a qualificação do atendimento ao doador como forma de transformar a atitude da doação em um habito e aumento de campanhas televisivas informando sobre a segurança do procedimento e a necessidade da fidelização dos doadores pode ser uma estratégia necessária para ampliar as doações .

Continue navegando