Buscar

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO 004

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - CCJ0144 
Título AULA 4
 Descrição 
Luciana, jovem de 17 anos, estudante, voltava da escola para casa e foi estuprada por três homens, repetidas vezes, enquanto todos passavam as mãos em seu corpo, mantendo-a imobilizada e emudecida pela própria calcinha, violentamente arrancada e enfiada em sua boca, quase até asfixiá-la. Após breve confabulação, os três decidiram não matá-la e fugiram do local, de posse dos escassos bens da vítima: alguns trocados, passes escolares e o relógio barato adquirido na feira livre do bairro. Luciana permaneceu um tempo, que lhe pareceu infinito, deitada sobre o chão imundo, onde os três urinaram antes de se evadir, sentindo mais nojo do que dor. Deve ter perdido os sentidos, pois, de repente, viu-se só. Arrastou-se, com dificuldade, entre a vegetação, até conseguir se orientar. Levantou-se e, tremendo 1e chorando, buscou o caminho de casa. Com muita vergonha, relatou o ocorrido para mãe e o padrasto. Enquanto a mãe consolava-a, o padrasto, não deixou de recriminá-la por seus “modos”. “Sempre achei que ainda ia acontecer alguma desgraça”, afirmou. A mãe, entretanto, fez questão de levá-la à delegacia do bairro para prestar queixa. A ocorrência foi comunicada à polícia civil, seguindo-se o suplício de se submeter a exame de corpo de delito. Nos próximos meses, Luciana permaneceu em casa, recuperando-se pouco a pouco da provação. Perdeu o emprego e não conseguiu retomar as aulas naquele ano... Tinha vergonha de encarar os colegas de trabalho e de escola. Passou a evitar conhecidos e parentes. Algum tempo depois, a polícia logrou êxito na prisão dos suspeitos, os quais foram identificados, submetidos a julgamento, sentenciados e condenados. Durante o julgamento, a advogada de defesa dos criminosos colocou em dúvida o depoimento de Luciana, questionando a gravidade dos fatos, alegando que a vítima não soube precisar quantas vezes foi estuprada por cada um dos elementos. ( In: FIORELLI, O. J. & MANGINI, R.C.R. Psicologia Jurídica 3ªEd.p.10. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2011.) A partir da leitura acima responda:
 A - Sintetizando definições de personalidade como condição estável e duradoura dos comportamentos da pessoa, embora não permanente, apresente as características mais evidentes da personalidade dos atores do caso concreto apresentado
Luciana passou a se sentir reprimida e ameaçada pela sociedade de maneira que cortou seus vínculos sociais por vergonha e medo, quanto a personalidade de Luciana foi reprimida pelo fato
Quanto aos indivíduos que cometeram o crime continuaram o decorrer de suas vidas normalmente devera esses tem uma personalidade criminosa 
B - Relacione, na medida do possível, as características evidenciadas pelos personagens do caso com as teorias de personalidade estudadas. 
Podemos destacar que os indivíduos tenham traços de personalidade psicopata 
Enquanto a Luciana tenha traços de personalidade normais 
C - Se o atendimento de Luciana fosse encaminhado para um Psicólogo, qual seria sua conduta para um estudo mais completo da personalidade?
Com certeza ela sofreu danos psicológicos com o ocorrido 
O psicólogo em questão trataria primeiramente da sua exclusão social e da causa do problema o que afetou o psicológico de Luciana 
 A conceituação de personalidade retrata a complexidade do campo do saber psicológico. A personalidade pode ser definida como o conjunto das características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, de pensamentos e de comportamentos. As teorias de personalidade são estudadas em uma perspectiva pluralista. Sobre as teorias de personalidade, as seguintes afirmativas são feitas:
As teorias cognitivas reforçam a visão da personalidade como um sistema ativo de processamento de informações sobre si e sobre o mundo, uma vez que não é possível abordar cognitivamente as emoções. 
 As teorias psicodinâmicas descrevem a personalidade como um sistema energético marcado por forças conscientes e inconscientes, que, em conflito não resolvido, podem levar aos sintomas psicopatológicos.
As teorias humanistas colocam em relevo as características emergentes e irredutíveis do homem, propondo o foco na experiência psicossocial e na cultural, como fontes determinantes da constituição da pessoa.
A psicologia evolutiva descreve a personalidade como uma função biopsicológica, com traços geneticamente herdados, cujas características foram selecionadas pela interação com o ambiente evolutivo de adaptação. 
Estão CORRETAS somente as afirmativas 
A) I e II. 
B) I e IV. 
C) II e III. 
D) II e IV. 
E) III e IV. 
3- Marque a resposta correta: A entrevista estruturada se caracteriza fundamentalmente por
 a ) Ser realizada numa situação estruturada. 
b ) Ser utilizada como procedimento preferencial na área de recursos humanos. 
c ) Obedecer a um controle severo do tempo de início e término da entrevista. 
d) Supor o estabelecimento prévio de um roteiro com perguntas. 
e ) Possibilitar que o entrevistado responda às perguntas por escrito. Desenvolvimento

Continue navegando