Buscar

auditoria contabil

Prévia do material em texto

1.
		O trabalho da auditoria interna:
	
	
	
	
	deve estar subordinado ao da Controladoria da empresa.
	
	
	tem maior independência que o de auditoria externa.
	
	 
	deve efetuar a revisão e o aperfeiçoamento dos controles internos.
	
	 
	deve emitir parecer, que será publicado com as demonstrações contábeis.
	
	
	é responsável pela implantação e pelo cumprimento dos controles internos.
	
	
	
		
	
		2.
		O tipo de auditoria governamental que consiste no exame dos registros, e documentos, e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto,  é auditoria:
	
	
	
	
	Operacional.
	
	 
	Contábil.
	
	 
	de Avaliação da Gestão.
	
	
	de Acompanhamento da Gestão.
	
	
	Especial.
	
	
	
		
	
		3.
		Nos registros contábeis há a possibilidade de erro nos saldos de contas do balanço patrimonial ou da demonstração do resultado exercício, para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Quando o auditor parte do valor registrado na razão geral para o documento-suporte da transação, é um teste para os casos de:
	
	
	
	
	Testes de Suporte de Transação
	
	 
	Testes de Superavaliação.
	
	
	Testes de Avaliação de Riscos.
	
	 
	Testes de Subavaliação.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	
		
	
		4.
		O auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A., constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Os Funcionários demitidos, continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor:
	
	
	
	 
	Informar os responsáveis pela área para avaliação e verificação do processo, de forma a identificar os responsáveis pelo desvio, que deverão constar dos papéis de trabalho, sendo providenciado os procedimentos legais.
	
	
	Encerrar os trabalhos, emitindo parecer com abstenção de opinião fundamentada no desvio, incluindo parágrafo no parecer identificando os desvios e o montante estimado.
	
	
	Relatar em seus papéis de trabalho, informando a administração no encerramento do processo de auditoria e dependendo da relevância do desvio emitir parecer com ressalva ou adverso.
	
	 
	Comunicar a administração da entidade,  e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.
	
	
	Suspender os trabalhos por tratar-se de ponto de auditoria que limita a conclusão dos trabalhos, impedindo que o auditor externo possa emitir parecer ou opinião.
	
	
	
		
	
		5.
		O principal objetivo da Auditoria Externa é:
	
	
	
	
	Verificar o objetivo de novas normas.
	
	
	Verificar os controles internos dos setores operacionais.
	
	 
	Examinar as demonstrações contábeis e emitir seu parecer.
	
	 
	Examinar o Balanço Patrimonial
	
	
	Verificar se as normas internas estão sendo seguidas pelos empregados em geral.
	
	
	
		
	
		6.
		Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA , conforme a NBC TA 701.
	
	
	
	 
	O auditor deve comunicar um assunto na seção ¿Principais assuntos de auditoria¿ do relatório quando, em conformidade com a NBC TA 705, ele deveria emitir opinião modificada em decorrência desse assunto
	
	
	13. A descrição de cada um dos principais assuntos de auditoria na seção ¿Principais assuntos de auditoria¿ do relatório do auditor deve fazer referência às correspondentes divulgações, se houver, nas demonstrações contábeis e abordar o seguinte (ver A34 a A41): (a) o motivo pelo qual o assunto foi considerado como um dos mais significativos na auditoria e, portanto, determinado com principal assunto de auditoria
	
	 
	14. O auditor deve descrever cada um dos principais assuntos de auditoria em seu relatório, a menos que (ver A53 a A56): (a) lei ou regulamento proíba a divulgação pública do assunto (ver A52); ou (b) nos casos extremamente raros, em que o auditor conclua que o assunto não deva ser comunicado no seu relatório porque as consequências negativas de tal divulgação poderiam, dentro de uma perspectiva razoável, superar os benefícios da comunicação para o interesse público. Essa conclusão não se aplica se a entidade tiver prestado informações públicas sobre o assunto.
	
	
	O auditor deve descrever cada um dos principais assuntos de auditoria, utilizando um subtítulo adequado para cada um deles, em seção separada do relatório, sob o título ¿Principais assuntos de auditoria¿
	
	
	os principais assuntos de auditoria são aqueles que, segundo o julgamento profissional do auditor, foram os mais significativos na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente
	
	
	
		
	
		7.
		A principal semelhança entre a Auditoria Interna e a Externa é relacionada aos métodos de trabalho, que, via de regra, são bastante parecidos, tanto quanto às características desejáveis à pessoa do auditor quanto aos aspectos de planejamento, execução e emissão de relatórios. Com relação às funções de auditor interno e auditor externo, analise as alternativas abaixo e marque a opção incorreta:
	
	
	
	
	Apenas o auditor interno é subordinado à alta administração da empresa auditada.
	
	
	A responsabilidade primária na detecção de fraudes e erros é da administração da entidade.
	
	 
	Tanto o auditor interno quanto o auditor externo devem avaliar os controles internos, sendo os responsáveis primários pela prevenção e identificação de fraudes e erros que afetem as demonstrações contábeis.
	
	 
	O auditor externo emite relatório para a alta administração e para terceiros interessados, enquanto o auditor interno emite relatório para a alta administração da empresa auditada.
	
	
	O auditor externo não deve ser funcionário da empresa auditada, e sim de uma firma de auditoria contratada.
	
	
	
		
	
		8.
		De acordo com a Instrução CVM no 308/99, a rotatividade na prestação de serviços de auditoria de demonstrações contábeis para a mesma entidade realizada por auditor independente deve ocorrer, no máximo, a cada
	
	
	
	
	três anos consecutivos, com intervalo mínimo de cinco anos para a sua recontratação
	
	
	cinco anos consecutivos, com intervalo mínimo de dois anos para a sua recontratação
	
	
	três anos consecutivos, com intervalo mínimo de três anos para a sua recontratação
	
	 
	cinco anos consecutivos, com intervalo mínimo de três anos para a sua recontratação
	
	
	quatro anos consecutivos, com intervalo mínimo de dois anos para a sua recontratação

Continue navegando