Buscar

Diferenças Individuais conteudo e conclusao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diferenças Individuais: Francis Galton.
Francis Galton (1822 – 1911). Antropólogo, meteorologista, matemático e estatístico inglês, primo de Charles Darwin , teve uma produção literária muito significativa com mais de 340 artigos e livros publicados. Foi o primeiro a utilizar métodos estatísticos, fundador da eugenia, publicou suas ideias nos livros, "Hereditary talent and characters", ("Talento e caráter hereditários") e Hereditary genius (O gênio hereditário) “ é defendida a possibilidade de melhoramento da espécie humana, acredita que as habilidades mentais é algo hereditário, assim como características físicas. Exemplo, , homem e mulher bonitos e inteligentes gerariam filhos mais inteligentes e bonitos, assim as próximas gerações seriam ainda mais bem dotadas do que as primeiras, o QI aumentaria mais em cada geração. Para justificar sua teoria, abriu seu Laboratório Antropométrico, em Londres, no ano de 1864, investindo seu próprio dinheiro para provar a sua tese através de testes, chegando até a oferecer dinheiro para a história familiar mais abrangente, através disso coletou 9000 registros familiares. 
Em um Panfleto promocional descreveu seus objetivos com as pesquisas da seguinte forma:
 (1) Para uso daqueles que desejam ser medidos de diversas maneiras com exatidão, e também para conhecer a tempo defeitos remediáveis do desenvolvimento, e para conhecer os próprios poderes.
(2) Para guardar um registro metódico das principais medidas de cada pessoa, do qual poderá, com algumas restrições razoáveis, obter no futuro uma cópia. Colocando suas iniciais e data de nascimento, mas não o seu nome. Os mesmos serão registrados em livro à parte.
(3) Para obter informações sobre os métodos, práticas e usos das medidas humanas.
(4) Para experimentação e investigação antropométricas, e para obter dados para discussão estatística (Galton, 1988, p. 19-20).
Tinha como objetivo que no futuro houvesse maior controle dos indivíduos e da reprodução, sabendo quem ele é e o que faz através de seu histórico familiar. Quem é apto, possuindo um bom histórico estaria permitido a reproduzir, quem não era considerado apto, não, pois isso aumentaria o número de pessoas inferiores. Há muito em comum com a teoria de seu primo Darwin, pois Galton acreditava que a mesma poderia ser aplicada com os seres humanos. Contrariava tudo que indicasse que os indivíduos também sofressem influencias geográficas, econômicas, ou seja qualquer outro tipo de influencias externas, tudo era resumido na hereditariedade, assim aconteceu quando foi publicado o livro, Histoire des sciences et des savants depuis deux siècles, (História das ciências e dos sábios nos dois últimos séculos), obra que ao contrario de Galton defendia influencias externas. 
Galton então continuou suas pesquisas a procura por novas justificativas que pudessem sustentar seu argumento. Seguiu então a teoria da Pangênese de Charles Darwin. Galton gostou da ideia de realizar cálculos matemáticos em sua analise para sustentar o argumento de que as influências eram apenas hereditárias e o porquê de algumas características se manifestarem mais cedo e outras mais tarde, algumas sendo da mãe, outras do pai e outras de antepassados, se empolgou com a tese, resolvendo então testa-la. O teste foi feito com coelhos, onde primeiramente ocorria uma transfusão de sangue, depois uma série de cruzamentos entre eles para verificação da presença das gêmulas na prole. Para a decepção de Galton, através deste teste foi provado que a teoria da Pangênese não poderia ser aplicada, afinal, não houve presença dos elementos distribuídos no sangue. 
Em 1872, surgiu a ideia do ovo fertilizado, que era dividida em dois estágios: os patentes e os latentes, “ um estágio logo após a fecundação que dividiria os elementos patentes e latentes; e, enquanto os elementos patentes iriam constituir o organismo, em um segundo estágio, os elementos latentes dividir-se-iam novamente em dois, uma parte sendo transmitida para a geração seguinte e outra acompanhando o indivíduo até sua morte. O desenvolvimento dos dois elementos dar-se-ia no indivíduo de modo diferenciado, possibilitando assim que os elementos latentes não sofressem interferência do meio, mas podendo expressar-se no organismo adulto, quando necessário. “ 
Em 1875 a ideia do ovo fertilizado recebeu o nome de Stirpe, que significa “Raiz”, veio também a ideia de que somente os elementos latentes que poderiam ser transmitidos para as próximas gerações. Deu continuidade a toda sua análise matemática, porem ainda continuava com argumentos insuficientes para sustentar sua tese, mas ainda assim muitas pessoas a defendia, fazendo com que outras pessoas através de meios científicos fossem em busca de argumentos e provas de que a tese era de fato verdadeira e funcional, surgiu então o famoso teste das ervilhas, que até hoje é muito estudada. A teoria de Francis Galton não foi aceita por muito tempo, mas ainda assim seu trabalho teve grande contribuição em diversos contextos, dentre eles, a psicologia, onde se deu origem aos testes mentais, testando capacidades motoras e habilidades dos indivíduos, estudou também a diversidade do tempo de assimilação de ideias. 
Revolucionou a Biometria, que é o estudo dos fenômenos biológicos feitos através de estatísticas. 
Conclusão
É perceptível a discriminação na teoria de Galton, o grande equívoco esta em querer apontar quem é inferior, quem é superior, quem é apto e quem não é. Sua teoria causou muita angustia, alguns países que adotaram a esta teoria adotaram a proposta "higiene ou profilaxia social”, a qual proibiam pessoas com doenças hereditárias de reproduzirem, Brasil foi um dos países que adotou a esta teoria, ocorreu então o 1° Congresso de Eugenismo em 1918, onde foi proposto a exclusão das imigrações de pessoas não-brancas.
Acreditavam que todos os problemas do mundo acontecia por causa das “Raças inferiores”, e que era necessário uma “higienização” desses inferiores para que o mundo se tornasse um lugar melhor, tanto no contexto social, como no politico e econômico. Esta teoria causou a grande tragédia, o tão conhecido Holocausto (1939-1945), onde de principio era proibido o contato sexual entre alemães (Raça superior), com os Judeus (Raça inferior), e terminou no extermínio de milhares de Judeus juntamente com ciganos. 
Na tese, o ser humano é visto apenas como produtos passando por testes de qualidade, onde os considerados bons eram usados, e os de “má qualidade”, descartados. 
Galton, acreditava que pessoas inteligentes eram aptas, e que o cruzamento entre elas geraria filhos ainda mais inteligentes e talentosos, consequentemente um futuro com pessoas mais aptas ainda. Ou seja, considerava a inteligência característica genética, descartando quaisquer influencias externas, desconsiderando oportunidades ambientas e educacionais.
Sua teoria foi bem polemica, sendo considerada moderna e futurista no século XIX, mas com o decorrer do tempo foi sendo contrariada, por outras ideias que provavam que a inteligência, e o que o ser humano é sofre inúmeras influencias externas, que somos o que somos devido a educação que nos foi dada e a nossas experiências e vivencias.
Mesmo que a ideia de Francis Galton, seja hoje associada ao racismo e discriminação, não podemos deixar de reconhecer a influência de seus estudos para os diversos contextos, dentre eles a psicologia funcional, um de seus grandes marcos foi nas diferenças individuais, objeto de estudo que ate então ninguém havia dado importância, Galton foi o primeiro a estuda-la mais a fundo e a incluir na Psicologia . 
http://www.infoescola.com/genetica/eugenia/
https://www.infopedia.pt/$eugenia
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662008000200004
http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2012/04/17/eugenia-um-passado-tao-presente/
http://brasilescola.uol.com.br/biografia/francis-galton.htm

Outros materiais