Buscar

A educação tem jeito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha sobre o livro “A Educação tem jeito?”
Segundo a autora do livro, melhorar a qualidade da educação básica, tem sido hoje o mais importante e até mesmo o maior desafio do país. É uma tarefa bastante difícil, porém são destacados quatro eixos estratégicos para viabilizar a melhoria gradual da qualidade da educação, são eles:
Financiamento e prioridades do investimento em educação;
Revisão das carreiras, formação e incentivos aos professores;
Reorganização dos sistemas de ensino com forte ênfase na gestão da escola e da aprendizagem;
Currículo, metas de aprendizagem, avaliação e alfabetização.
A sociedade brasileira valoriza cada vez mais a importância da educação, pois ela é indispensável para formar cidadãos competentes, promover equidade e aumentar a produtividade econômica do país. E o país passou por um avanço muito lento em relação aos outros países ou de “um atraso secular” o Brasil conseguiu ampliar significativamente a cobertura em todos os níveis de ensino. E com a implantação de um abrangente sistema de informação e avaliação educacional, no Brasil, em meados dos anos 90, contribuiu bastante para orientar a formulação de políticas que promovessem acesso à educação e permitiu aprofundar o conhecimento a respeito dos fatores que explicam a falta de qualidade da educação brasileira. 
E para que a educação avance, é preciso também que as escolas incentivem seus alunos. Assim como os professores, os pais e a sociedade precisam entender melhor os instrumentos e os resultados das avaliações externas para que possam fiscalizar e cobrar mais das escolas de seus filhos. Na era da informação, a disseminação dos resultados é a chave do processo de melhoria da qualidade. Apesar de todas as reformas durante essas duas últimas décadas, a real transformação só ocorre quando a escola usa os resultados para melhorar seu desempenho e a sociedade fiscaliza a qualidade da educação. Mas para isso, é preciso ter metas e padrões ambiciosos, informação de qualidade e intensa comunicação com a sociedade.

Outros materiais