Buscar

Movimentos Sociais e Classes Sociais no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
Com relação às Encíclicas Papais, é correto afirmar:
	A
	A Encíclica Rerum Novarum, desde seu princípio, desconhece a questão operária, a exploração dos trabalhadores e a desigualdade social.
	B
	Ao lado dos elementos doutrinários da igreja, destaca-se que a Encíclica Quadragésimo Anno recuperou os aspectos técnicos para a eficiência do trabalho assistencial. 
	C
	Na Encíclica Rerum Novarum, a desigualdade é natural, mas deve ser combatida.
	D
	O Serviço Social europeu e latino-americano é, em parte, resultado da Igreja, mas não guarda relação com a gênese do novo pensamento social cristão.
 
Questão 2/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
A contribuição de Hobsbawn à história do movimento operário é de fundamental importância. Para além de toda sua obra e construção teórica acerca do tema, o autor aponta algumas conclusões importantes, como:
	A
	O autor reduz às classes operárias as suas lideranças e/ou sindicatos.
	B
	A história de classe analisada pelo autor, é permeada pela visão simplista e reducionista dos movimentos.
	C
	A história da classe operária é permeada por conceitos de expressão abstrata, distanciando-se de elementos concretos.
	D
	O autor contribui significativamente à elucidação da história de movimentos operários e classes operárias, trazendo à baila a experiência vivida por homens e mulheres reais.
Questão 3/5 - Movimentos Sociais e Serviço Social
A conceituação de Estado é de fundamental relevância, tendo em vista a disciplina e compreensão acerca dos movimentos sociais. Deste modo, alguns autores apresentam concepções diferenciadas sobre o que “seria o Estado”, sendo:
I Para Hobbes, um exemplo da relação entre os homens se dá pela força, tendo em vista que o estado de natureza do homem “pede” que um homem se imponha ao outro pela força. Um exemplo disto seria a solidariedade.
 
II Um dos grandes bens do homem, valorizado até hoje seria a propriedade. Um autor que a reconhece como direito legítimo do indivíduo, já que constitui benefício pelo trabalho é o pensador Locke.
III Dentro da mesma linha da propriedade privada, há Rosseau, que afirma categoricamente que a propriedade em si seria geradora de processos de desigualdades. Este pensamento apresenta coerência com o entendido pela profissão do Serviço Social.
IV Já para Lenin, o Estado representa o interesse de uma classe específica, portanto, o poder não é institucionalizado.
Está correto o que se afirma em:
	A
	Todas estão corretas.
	B
	Apenas a alternativa I está correta.
	C
	II, III e IV.
	D
	Estão corretas as alternativas II e III.
 
Questão 4/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Leia o enunciado e na sequência responda a questão.   
No Brasil, as mobilizações de massa dos trabalhadores e seu auto reconhecimento como classe no Brasil remonta a fins do século XIX, com o processo de urbanização e expansão das oficinas e fábricas pelos centros urbanos.  
Assinale a alternativa que corresponde corretamente com a história organização dos trabalhadores no Brasil.
	A
	A massiva imigração europeia trouxe, com os trabalhadores do velho continente, ideologias emancipadoras da classe operária e a cultura da organização e mobilização em associações e sindicatos.
	B
	No Brasil, a organização dos trabalhadores tem início com a criação do Movimento Nacional dos trabalhadores sem Terra (MTST).
	C
	A organização dos trabalhadores tem como principal resultado o entendimento entre patrões e empregados.
 
 
	D
	A vinda de imigrantes/trabalhadores europeus para o Brasil influenciou o movimento operário no sentido de fazer acordos com os empregadores para assim conquistar melhores condições de vida e de trabalho.
 
Questão 5/5 - Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
Na aula 2, trabalhamos  alguns conceitos na perspectiva de compreensão do alcance dos movimentos sociais e das classes sociais.
Uma das discussões  diz respeito ao antagonismo de classe presente na sociedade, antagonismo este, que gera distorções e legitima processos de desigualdade na realidade social. Diante disso, pode-se afirmar que:
	A
	O antagonismo de classes possui estreita relação com as necessidades mínimas da maioria da população, necessidades estas reconhecidas pela sociedade de modo geral.
	B
	Os interesses da classe trabalhadora, excluída dos processos de inclusão social e garantia de direitos, estimularam a luta por direitos fundamentais da população.
	C
	As políticas sociais demonstram, crescentemente, uma ampliação de seu acesso e investimento, nunca tendo sofrido redução por meio de cortes e/ou gastos sociais.
	D
	O trinômio privatização, focalização e descentralização, indicados pela autora Behring (2003), demonstram estreita relação com a estatização das políticas sociais, reduzindo seu alcance em âmbito privado.

Continue navegando