Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARI15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL
GST0274_A7_201803288493_V2 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: CÁTIA ELAINE LAGES SIGALES
	Matrícula: 201803288493
	Disciplina: GST0274 - FUND DIR EMP 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		São consumidores todos aqueles que adquirem produtos ou utilizam serviços como destinatários finais. Aquele que comprova nos autos processuais que é um consumidor, terá para si a inversão do ônus da prova, ou seja, o consumidor não precisa provar o alegado. Cabe ao fornecedor produzir as provas que entenda necessárias para se desobrigar em relação ao consumidor. Ocorrendo o vício de um produto, abrem-se três opções para o consumidor. O que ele pode fazer?
	
	
	
	 
	Requerer a troca do produto; o abatimento no preço pago; ou a devolução do dinheiro.
	
	
	Requerer a substituição do produto, o parcelamento no preço ou a devolução do dinheiro.
	
	
	Exigir a entrega de outro produto mais caro; a devolução dos valores pagos acrescidos de juros; ou a quitação do financiamento (se for o caso).
	
	
	Requerer a devolução do produto; o parcelamento do preço; ou a troca da forma de pagamento.
	
	
	Exigir o conserto do produto; a quitação do pagamento; ou a troca da mercadoria.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		A relação de consumo intermediada pela compra e venda de mercadorias é constituída por uma relação jurídica composta por dois agentes atuantes:
	
	
	
	 
	de um lado, o consumidor final e do outro o fornecedor
	
	
	de um lado o fornecedor e do outro somente o consumidor por equiparação
	
	
	de um lado a empresa e do outro o fornecedor de bens ou serviços
	
	
	de um lado a empresa na condição de fornecedora e do outro o Estado
	
	
	de um lado, o consumidor final e do outro o empresário
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Comentando e exemplificando doutrinariamente o assunto na esfera do Código da Defesa do Consumo que a responsabilidade pelo fato do produto acarreta um dano ao consumidor ou a terceiros como, por exemplo, o refrigerante que explode nas mãos de consumidor, ocasionando uma lesão nas mãos. Indaga-se: Com base no Código da Defesa do Consumidor a responsabilidade pela reparação dos danos causados ao consumidor será:
	
	
	
	 
	Será apenas do Fornecedor, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados ao consumidor por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
	
	
	Será apenas do independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados ao consumidor por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
	
	
	Será da terceira pessoa que está com o consumidor , independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados ao consumidor por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
	
	
	Será do consumidor, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados ao consumidor por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
	
	
	Será do Fornecedor e Consumidor independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados ao consumidor por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
	
	
	
		
	
		4.
		Em conformidade com o CDC (Lei 8.078/90), podemos considerar fornecedor:
	
	
	
	
	Somente o fabricante;
	
	 
	O fabricante originário, o intermediário ou o comerciante vendedor;
	
	
	Quem vende o produto ou serviço;
	
	
	O fabricante e o vendedor.
	
	
	O fabricante e o intermediário;
	
	
	
		
	
		5.
		Em que hipóteses o fabricante, o construtor, o produtor ou importador, no entanto, não será responsabilizado quando provar?
	
	
	
	 
	que não colocou o produto no mercado; que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito inexiste; inculpabilidade exclusiva do consumidor ou de terceiro.
	
	 
	que não colocou o produto no mercado; que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito inexiste; a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.
	
	
	que não colocou o produto no mercado; que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito existe pela por falta de informação; a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.
	
	
	que colocou o produto no mercado apenas para experiência ; que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito inexiste; a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.
	
	
	que não colocou o produto no mercado; que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito existe pela por falta de transparência; a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.
	
	
	
		
	
		6.
		Em relação à responsabilidade pela obrigação de reparar, podemos observar que:
	
	
	
	
	somente o fabricante e o construtor, respondem independentemente da existência de culpa pelos prejuízos advindos da relação de consumo
	
	
	somente o Estado responde independentemente da existência de culpa pelos prejuízos advindos da relação de consumo pelos prejuízos decorrentes da relação de consumo
	
	
	apenas o construtor responde independentemente da existência de culpa pelos prejuízos advindos da relação de consumo pelos prejuízos advindos da relação de consumo
	
	
	apenas o prestador de serviços responde independentemente da existência de culpa pelos prejuízos advindos da relação de consumo
	
	 
	tanto os prestadores de serviço como os fornecedores respondem independentemente da existência de culpa pelos prejuízos advindos da relação de consumo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		(CONESUL - 2008 - Correios - Agente de Correios - Atendente Comercial) É qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista, segundo o § 2º, art. 1º da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990:
	
	
	
	
	Cliente.
	
	
	Fornecedor.
	
	
	Atividade.
	
	
	Faturamento.
	
	 
	Serviço.
	
	
	
		
	
		8.
		Identifique e marque a afirmativa correta do conceito de Fornecedor, com base no CDC:
	
	
	
	
	É qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
	
	
	É toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.A lei o equipara ao conceito de consumidor, podendo com isso o agente se valer das proteções das regras consumeristas.
	
	 
	É toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira e os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
	
	
	É qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária.
	
	Gabarito Coment.

Outros materiais