Buscar

PTI - FUNDAMENTOS ADMINISTAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS ADMINISTAÇÃO
Administração científica, clássica e humanística
 
 A administração possui três escolas bases, a administração científica, clássica e humanística. As três escolas são distintas e complementares e a essência dessas escolas estão presentes até os dias atuais, independente de qual seja o tipo de organização ou empresa. 
 Relacionando com os dias de hoje, podemos ver os princípios da teoria da administração científica de Taylor, ele propôs a otimização e a simplificação dos empregos para elevar a produtividade das empresas. A divisão era feita em planejamento, preparo, execução, controle e exceção. Um exemplo disso é uma empresa de entregas, que precisam embalar, etiquetar, transportar e entregar o produto de maneira mais rápida e eficiente.
 Outra teoria base da administração é a teoria clássica de Fayol, que tem o foco na parte administrativa da empresa, ou seja, nos gestores. Para Fayol, a empresa se dividia em funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativa, e a última sendo responsável por coordenar e sincronizar as todas as funções da empresa. Uma rede de fast food é um exemplo, pois tem restaurantes em vários países, mas sua sede principal é responsável pela parte financeira e administrativa.
 A perspectiva humanista da administração tem como foco principal o fator humano dentro da empresa, a sua origem foi em um experimento numa empresa em Hawthorne, foi possível observar que a produtividade está ligada a integração social, com o comportamento e recompensas e sanções. Hoje em dia, as empresas são mais democráticas, os líderes levam em conta a participação dos funcionários nas decisões e o convívio entre funcionários é considerado importante.
 Mesmo as escolas bases da administração ainda serem marcantes na modernidade, alguns dos seus princípios se afastam das organizações atuais, como exemplo, a robotização do trabalhador, propósito mais materialista e simplista e com uma abordagem de sistema fechado, a empresa tinham poucas variáveis conhecidas e não levavam em conta o contexto em que estavam inseridas.
REFERÊNCIAS
Oliveira, Marcos Alberto de. Fundamentos da administração. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019. 
4d1a735c-b8a0-4d80-911e-22bfe7b4987b

Outros materiais