Buscar

EDUCAÇÃO ESPECIAL aula 1 a 5

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL
AULA 1 – TESTE 1
	1a Questão
	
	
	
	Sobre os efeitos da exclusão, analise as proposições abaixo:
 I - O sujeito que vive à margem do convívio social, sofre danos em relação à sua autoestima.
II - A pessoa pode  estruturar sua autoimagem de forma negativa, desenvolvendo um tipo de comportamento desviante, apático, acomodado ou agressivo como forma de resistência ou de defesa.
III - Comportamento apático e danos em relação à autoestima podem ser resultantes dos  efeitos psicológicos provocado pela exclusão.
 Considerando as assertivas acima, podemos afirmar que:
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão erradas. 
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	Somente as  alternativas  I e III estão corretas. 
	
Explicação: Todas as questões estão corretas no sentido de que as 4 afirmativas confirmam o paradigma da inclusão da pessoa com deficiência.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Atualmente no processo educacional,  a   política de educação inclusiva  impõe  que as escolas brasileiras:
		
	
	somente recebam  alunos com deficiência, após realizarem as adaptações necessárias no espaço físico e  na proposta pedagógica.
	
	 integrem o  aluno  com deficiência  como ouvinte, sem  a  realização das adaptações curriculares necessárias.
	
	encaminhem o aluno com deficiência para uma avaliação pedagógica multidisciplinar, que irá verificar  a possiblidade do aluno frequentar, ou não,  a escola regular.
	
	 recebam  os alunos com deficiência, somente após  liberação da equipe de saúde.
	 
	realizem a matrícula  de todos os alunos, independente da deficiência que porta.
	Explicação: Segundo os princípios e garantias constitucionais, ninguém pode ser excluído. Assim,quando a Constituição Federal (2000, art. 205, p. 117,), garante a educação para todos,significa que é para todos mesmo, em um mesmo ambiente e deve ser o mais diversificadopossível, como forma de atingir ao pleno desenvolvimento humano e o preparo para a cidadania.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Educação Especial,  na perspectiva da educação inclusiva,  é uma modalidade do ensino  que:
		
	
	Tem uma proposta de integração,  visando  garantir a educação para os que possuem aptidões e habilidades   inatas, com coeficiente de inteligência acima de 110.
	
	Enfatiza a necessidade de matricular o aluno portador de deficiência em classes especiais, de acordo com sua deficiência.    
	
	Possui  como orientação um  modelo inclusivo, onde toda  criança com deficiência  deverá ser matriculada em escolas especiais.
	
	Exige a segregação do aluno com deficiência, que deve ser matriculado em Escolas Especiais, com salas de recursos multifuncionais.
	 
	Não substitui  a educação comum,  tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
	
Explicação: A educação especial assumida como uma modalidade de educação escolar cujo processo de escolarização do aluno com deficiência é coerente com os mesmos níveis, etapas e modalidades de educação e ensino dos alunos sem deficiência, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos, bem como na educação profissional e na superior. Assim, a educação especial não substitui a educação regular.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Ao longo da história, ao resgatarmos a luta da pessoa com deficiência em relação aos seus direitos como cidadã, podemos destacar alguns pressupostos que orientam o movimento de inclusão. Assinale a opção que corresponde a um pensamento que fundamenta o movimento de inclusão no contexto da escola.
		
	
	O conceito de deficiência é explicado a partir de causas orgânicas que dificilmente poderão ser modificadas.
	
	O aluno com deficiência é visto como alguém que precisa primeiro superar suas dificuldades para depois poder se adaptar à escola regular.
	
	O distúrbio é percebido como um problema inerente à criança.
	 
	O aluno com uma deficiência deve ser inserido diretamente na classe regular de ensino e a escola deve oferecer as adaptações necessárias no currículo e de acesso ao currículo..
	
	A criança com deficiência é compreendida como um aluno que precisa de escola especial.
	
Explicação: O movimento pela inclusão, consolida um novo modelo educacional de construção de uma escola aberta às diferenças e promove a necessária transformação da escola com o propósito de uma educação de qualidade para todos, no ensino regular.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No que se refere à Educação Inclusiva na legislação brasileira, qual das premissas abaixo é verdadeira?
		
	
	Inclusão é uma utopia, um sonho de professores idealistas que não têm conhecimento da prática cotidiana e por isso, sonham com uma realidade que é impossível: misturar crianças com diferentes níveis de inteligência e aproveitamento no mesmo contexto educativo
	
	A Inclusão é uma modalidade de ensino que busca uma integração do aluno no cotidiano da escola, sendo que ele precisa apresentar bom desempenho a fim de conseguir acompanhar sua turma e não ficar reprovado.
	 
	É uma educação que busca uma revisão dos paradigmas em relação à sociedade e, sobretudo, a possibilidade de a escola conviver com a diversidade de forma respeitosa e valorizando as potencialidades de todos os alunos.
	
	A inclusão trabalha apenas com a adaptação curricular e uma flexibilização avaliativa para que a criança deficiente possa acompanhar a escolaridade com os colegas da sua idade na rede regular.
	
	O aluno deve fazer a sua própria inclusão buscando os atendimentos complementares à sua escolaridade para que possa, efetivamente, ter um bom aprendizado.
	
Explicação: É uma educação que busca uma revisão dos paradigmas em relação à sociedade e, sobretudo, a possibilidade de a escola conviver com a diversidade de forma respeitosa e valorizando as potencialidades de todos os alunos.Este é o texto que atende à Legislação sobre o indivíduo om deficiência.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Fernanda Honorato  trabalha no Programa Especial da TV Brasil desde 2006.  É  dançarina de dança cigana e atleta da Sociedade de Síndrome de Down na modalidade natação. Já foi musa da Portela (Escola de Samba do RJ)  e recebeu das mãos do Príncipe Harry a medalha de Rainha da Bateria - Embaixadores da Alegria.
Podemos afirmar que Fernanda  Honorato, jovem com síndrome de down:
		
	
	faz parte da totalidade das pessoas com deficiência no Brasil que são percebidas como produtivas. 
	
	é um exemplo, pois em nosso país não temos um sistema legislativo que garanta a inclusão do aluno com deficiência na escola regular. 
	 
	é  um exemplo, pois a jovem com certeza superou os efeitos da exclusão sob o aspecto político.  
	
	é uma pessoa comum, pois em nosso país é fácil conseguir sair  da condição de dependência e  exclusão  social.
	
	não faz parte de um grupo de excluídos,  pois atualmente todas as escolas brasileiras apresentam um sistema educacional altamente inclusivo. 
	
Explicação: Os excluídos sociais geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros. Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos. Isso afeta diretamente aspectos da vida, e, em muitos casos, gera outro problema chamado de ¿isolamento social¿.
Fernanda, exemplo destes grupos, conseguiu superar o isolamento social , provando competência e destacando-se  na sociedade.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Um  sistema educacional orientado pelo modelo inclusivo deve matricular
		
	
	não deve matricular crianças com deficiência em suas escolas.todas as crianças  em escolas regulares, frequentando classes comuns.
	
	crianças  com deficiência  em programas  de  saúde.
	
	crianças com  deficiência  em escolas especiais.
	
	crianças com deficiência em classes  especiais.
	Explicação: Deve matricular Junto com as crianças da mesma idade.Uma escola inclusiva entende que conviver com as diferenças amplia o conhecimento de todos.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A professora de uma escola regular afirma que acredita na proposta da escola inclusiva porque "a criança com uma deficiência física, intelectual ou sensorial convivendo com outras crianças sem essas características, recebem estímulos constantes para seu desenvolvimento e melhora de sua condição. Mas quem se beneficia mais são as crianças sem deficiência". A partir dessa afirmativa, podemos concluir que:
		
	
	o convívio entre crianças com e sem deficiência deve ser evitado pois influencia negativamente o grupo.
	
	a segregação da pessoa com deficiência em espaços especiais contribui para a superação do preconceito.
	
	a convivência com a diversidade humana contribui para a manutenção do preconceito social sobre a deficiência.
	
	o preconceito e o estigma sobre a deficiência são agravados com a inclusão social.
	 
	a convivência com a diversidade humana contribui para a superação do estigma da deficiência.
	
Explicação: É a partir das relações com os outros que se constrói a noção de identidade. Isolado do grupo, da convivência social e do diálogo com os outros, a pessoa não desenvolve sua noção de ¿eu¿, sua identidade.Logo. todos se beneiciam desta relação;
AULA 1 – TESTE 2
	1a Questão
	
	
	
	Fernanda Honorato  trabalha no Programa Especial da TV Brasil desde 2006.  É  dançarina de dança cigana e atleta da Sociedade de Síndrome de Down na modalidade natação. Já foi musa da Portela (Escola de Samba do RJ)  e recebeu das mãos do Príncipe Harry a medalha de Rainha da Bateria - Embaixadores da Alegria.
Podemos afirmar que Fernanda  Honorato, jovem com síndrome de down: 
		
	
	faz parte da totalidade das pessoas com deficiência no Brasil que são percebidas como produtivas. 
	
	é uma pessoa comum, pois em nosso país é fácil conseguir sair  da condição de dependência e  exclusão  social.
	
	é um exemplo, pois em nosso país não temos um sistema legislativo que garanta a inclusão do aluno com deficiência na escola regular.
 
 
	 
	é  um exemplo, pois a jovem com certeza superou os efeitos da exclusão sob o aspecto político.  
	
	não faz parte de um grupo de excluídos,  pois atualmente todas as escolas brasileiras apresentam um sistema educacional altamente inclusivo. 
	Explicação: Os excluídos sociais geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros. Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos. Isso afeta diretamente aspectos da vida, e, em muitos casos, gera outro problema chamado de ¿isolamento social¿.
Fernanda, exemplo destes grupos, conseguiu superar o isolamento social , provando competência e destacando-se  na sociedade.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Atualmente no processo educacional,  a   política de educação inclusiva  impõe  que as escolas brasileiras:
		
	
	somente recebam  alunos com deficiência, após realizarem as adaptações necessárias no espaço físico e  na proposta pedagógica.
	
	encaminhem o aluno com deficiência para uma avaliação pedagógica multidisciplinar, que irá verificar  a possiblidade do aluno frequentar, ou não,  a escola regular.
	
	 integrem o  aluno  com deficiência  como ouvinte, sem  a  realização das adaptações curriculares necessárias.
	 
	realizem a matrícula  de todos os alunos, independente da deficiência que porta.
	
	 recebam  os alunos com deficiência, somente após  liberação da equipe de saúde.
	Explicação: Segundo os princípios e garantias constitucionais, ninguém pode ser excluído. Assim,quando a Constituição Federal (2000, art. 205, p. 117,), garante a educação para todos,significa que é para todos mesmo, em um mesmo ambiente e deve ser o mais diversificadopossível, como forma de atingir ao pleno desenvolvimento humano e o preparo para a cidadania.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Macedo escreveu: "A cultura da diferença supõe a cultura da fraternidade, em que diversidade, singularidade, diferenças e semelhanças podem conviver em uma inclusão, formando um todo, quaisquer que sejam as diferentes escalas que o compõem" (p. 15) Referência bibliográfica: Macedo, L. Ensaios pedagógicos. Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed. Das respostas abaixo, qual delas apresenta corretamente uma premissa do paradigma inclusivo?
		
	
	Saber que uma boa escola deve apresentar um sistema avaliativo eficiente para promover uma real avaliação de desempenho dos alunos.
	
	Dar acesso a todas as crianças ao bom ensino, sendo que a escola oferecerá uma estrutura e os alunos deverão se adaptar a ela.
	 
	Perceber que educação de qualidade é um direito de todos e dessa forma, a escola pode fazer flexibilizações necessárias para atender às necessidades dos alunos.
	
	Inclusão significa dar a todos os alunos as mesmas condições de entrada no sistema educativo, sem, no entanto, se comprometer como resultado da saída, pois a qualidade da aprendizagem depende do aluno.
	
	Garantir uma escola de qualidade através do mérito da competitividade e da aceitação das diferenças pessoais.
	
Explicação: Educação de qualidade é aquela que garante ao cidadão acesso, compreensão e uso das possibilidades a ele concedidas pelo conhecimento, de forma crítica, cidadã, ética e fraterna.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A base da educação inclusiva é considerar a deficiência de uma criança ou de um jovem como mais uma das muitas características diferentes que os alunos podem ter e, sendo assim, respeitar essa diferença e encontrar formas adequadas para transmitir o conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno. Portanto, a escola inclusiva:
		
	
	deve organizar-se pela pertinência de seus protagonistas aos critérios que a definem.
	
	considera o desenvolvimento do ato de ensinar tendo como base as semelhanças entre os alunos.
	
	promove a organização de seus alunos em turmas pelo seu desempenho escolar.
	 
	pressupõe que todas as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem ou não.
	
	determina que os alunos sejam selecionados segundo certas características, tanto em termos de aprendizagem escolar como de conduta.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A professora de uma escola regular afirma que acredita na proposta da escola inclusiva porque "a criança com uma deficiência física, intelectual ou sensorial convivendo com outras crianças sem essas características, recebem estímulos constantes para seu desenvolvimento e melhora de sua condição. Mas quem se beneficia mais são as crianças sem deficiência". A partir dessa afirmativa, podemos concluir que:
		
	 
	a convivência com a diversidade humana contribui para a superação do estigma da deficiência.
	
	o convívio entre crianças com e sem deficiência deve ser evitado pois influencia negativamente o grupo.
	
	a segregação da pessoa com deficiência em espaços especiais contribui para a superação do preconceito.
	
	a convivência com a diversidade humana contribui para a manutenção do preconceito social sobre a deficiência.
	
	o preconceito e o estigma sobre a deficiência são agravados com a inclusão social.
	
Explicação: É a partir das relações com os outros que se constrói a noção de identidade. Isolado do grupo, da convivênciasocial e do diálogo com os outros, a pessoa não desenvolve sua noção de ¿eu¿, sua identidade.Logo. todos se beneiciam desta relação;
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A história da Educação Especial revela diferentes concepções de educação em relação ao trabalho de escolarização do aluno com deficiência. Assinale a única opção que fundamenta o trabalho numa escola inclusiva:
		
	
	Assume o compromisso com o sucesso na aprendizagem com parte dos alunos que não apresentam deficiência.
	 
	Visa ao desenvolvimento de respostas educativas que atinjam a todos os alunos.
	
	Exige a adaptação do aluno às regras disciplinares e às suas formas de ensino.
	
	É concebida como uma instituição educacional à parte do sistema geral.
	
	Organiza o trabalho em classes especiais para alunos com deficiência.
	
Explicação: Numa perspectiva de escola inclusiva, o ambiente escolar deve representar, com a maior fidelidade possível, a diversidade dos indivíduos que compõem a sociedade. São as diferenças que possibilitam enriquecer as experiências curriculares e que ajudam a melhor assimilar o conhecimento que se materializa nas disciplinas do currículo. Somente numa escola em que a sociedade, sempre plural e heterogênea, esteja equitativamente representada, com alunos com deficiências ou não, é que o currículo escolar pode cumprir sua função: construir a cidadania e preparar os alunos para viverem em harmonia fora da escola, dotados de habilidades e competências que a experiência de escola e o conhecimento nela construído os ajudou a desenvolver.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na sociedade atual observamos uma luta maior contra todas as formas de exclusão social. Assinale a única opção que NÃOapresenta uma característica desse movimento:
		
	
	Discussão crítica sobre modelos ideais de ser humano e de aluno.
	
	Valorização das diferenças individuais.
	
	Respeito à diversidade humana
	 
	Normalização de perfis específicos de ser humano e de aluno.
	
	Organização social facilitadora da convivência em grupos heterogêneos
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A proposta inclusiva de educação pressupõe várias premissas que reorientam a atividade pedagógica, exceto:
		
	
	Uma revisão nos paradigmas da sociedade como um todo.
	 
	A avaliação como promoção automática dos alunos com deficiências
	
	O convívio com grupos heterogêneos.
	
	A valorização da diversidade humana.
	
	O respeito à diferença.
AULA 2 – TESTE 1
	1a Questão
	
	
	
	Relacione o tempo histórico com as características que eram atribuídas às pessoas com deficiências.
1. Antiguidade
2. Idade Média
3. Idade Contemporânea
( ) Aproximados aos que eram considerados normais por compreender que a sociedade é formada por pessoas diferentes.
( ) Considerados seres inferiores que exerciam, muitas vezes, a função de bobos da corte. 
( ) Considerados como um castigo divino, portanto, deveriam ser abandonados.
A sequência correta é?
		
	
	1 2 3
	
	2 1 3
	
	3 1 2
	
	1 3 2
	 
	3 2 1
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A deficiência era vista como doença contagiosa ou castigo divino, como uma maldição dos deuses que puniam esse tipo de indivíduo e sua família por alguma razão oculta e desconhecida, e as crianças deficientes até eram sacrificadas, porque eram percebidas como estorvos ou como manifestações demoníacas, que precisam ser segregadas, excluídas ou eliminadas. A afirmação nos remete a que momento histórico?
		
	
	Idade média
	
	Anos 60
	 
	Antiguidade
	
	Século XIX
	
	Nos anos 80
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O conjunto de ideias que terminaram por definir o paradigma médico-assistencialista no campo da Educação Especial tinha como objetivo principal:
		
	
	a inclusão de todos os alunos na rede regular de ensino.
	 
	pesquisar as melhores estratégias para educar crianças portadoras de deficiências sensoriais
	
	a integração do aluno com deficiência na rede de ensino, o mais próximo possível da escola regular.
	
	o trabalho pedagógico em escola regular.
	 
	o cuidar e proteger a pessoa com deficiência, sem ênfase na sua escolarização.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que houve mudanças subjetivas em relação às crenças sobre a potencialidade das pessoas portadoras de deficiência. Um exemplo foi o século XX, quando ocorre uma mudança de conceito da pessoa deficiente que deixou de ser vista como uma pessoa estática e passou a ser vista como:
		
	 
	pessoa dinâmica e com possibilidades
	
	sujeito dependente
	
	ser demoníaco
	
	bobo da corte
	
	pessoa incapaz
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Fábio Fernandes da Silva, é jornalista, formado pela Universidade Estácio de Sá (2003), já trabalhou   na Prefeitura do Rio de Janeiro, no CERVIM - Centro de Equoterapia e Reabilitação da Vila Militar, atualmente trabalha na Bocha Paralímpica Santa Catarina. Fabio possui paralisia cerebral, não anda, não fala, escreve com os pés. Mesmo com tantos entraves sociais ainda existentes, consegue superá-los na   construção de uma vida social  autônoma.
Fabio é um exemplo de superação e  os efeitos da exclusão não  causaram danos  a sua formação profissional, pois o jovem  realizou  o ensino fundamental na década de 90 e vivenciou a proposta educacional:
		
	
	 de segregação, a escola especial representa excelente oportunidade para uma participação social plena.
	 
	de inclusão, que procura garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.
	
	 de integração, onde o aluno com deficiência possui somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos.
	
	médico-assistencialista que visa cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
	
	de terapia, que  aos poucos está  se transformando em um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na década de 80, alunos com deficiência intelectual  eram matriculados na  Escola Municipal Ramiz Galvão - RJ.  Somente esses alunos participavam da turma 109,  pois não conseguiam aprovação  e permaneciam muitos anos  na mesma classe da escola, designada de Turma dos AEs (alunos excepcionais).
A escola, nessa época, não tinha a preocupação de realizar adaptações curriculares necessárias ao processo educacional do aluno com deficiência, era o  aluno que precisava se adequar as exigências  da escola.
A Educação Especial na década de 80 no Brasil, seguia o  paradigma:
		
	
	da inclusão, a escola especial representou excelentes oportunidades para uma participação social plena.
	 
	da integração, onde o aluno com deficiência teve somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos.
	
	 da terapia, que foi aos poucos  substituído por um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.
	 
	da inclusão, que procurava garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.
	
	 médico-assistencialista que visava cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São três os paradigmas educacionais que orientam o campo da Educação Especial. Dentre as principais características do paradigma de suporte, marque a opção que NÃO esta de acordo com este paradigma.
		
	
	Realização de adaptações curriculares necessárias
	
	Atendimento educacional especializado
	 
	Pouca ênfase o trabalho pedagógico
	
	Suporte e apoio necessário para a escolarização
	 
	Inclusão direita do aluno na escola regular
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marque a resposta correta. Em que período histórico os deficienteseram abandonados, perseguidos e eliminados devido às suas condições atípicas?
		
	
	Pós Modernidade
	
	Apenas nos anos iniciais da Idade Moderna
	
	Idade Contemporânea
	
	Idade Moderna
	 
	Antiguidade
AULA 2 – TESTE 2
	1a Questão
	
	
	
	Das alternativas abaixo, marque a única que representa a concepção que a Antiguidade tinha sobre pessoas portadoras de deficiência.
		
	
	Eram filhos de Deus e mereciam toda a atenção e cuidado de seus pais e comunidade.
	
	Eram provações enviadas pelos Deuses para purificar todos os que convivessem e cuidassem de suas deficiências.
	
	Eram entidades com poderes sobrenaturais e por isso, deveriam ser exorcizados pelos sacerdotes cristãos.
	 
	Nem sequer eram considerados humanos, pois o ideal de homem era previsto como perfeito pela influência da cultura clássica.
	
	Eram pessoas dotadas de uma inteligência sobrenatural, capaz de compreender o mundo das ideias.
	
Explicação: Nem sequer eram considerados humanos, pois o ideal de homem era previsto como perfeito pela influência da cultura clássica.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Nesse século XXI, as escolas devem receber todos os alunos,  realizando uma inclusão do aluno em classe comum da escola regular, garantindo um  atendimento educacional especializado, no turno oposto da escola e oferecendo apoio e suporte necessário para  o processo educacional de todos os alunos (escola inclusiva). Qual paradigma educacional define esse modelo  educacional ?
		
	 
	Paradigma de suportes.
	
	Paradigma regular.
	 
	Paradigma integrador.
	
	Paradigma de serviços.
	
	Paradigma médico-assistencialista.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação Especial (1994), o princípio fundamental da escola inclusiva veio reafirmar o direito da criança à educação e, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismos de participação e controle social na formulação e na implementação de políticas para a inclusão. Esta conferencia ficou conhecida como:
		
	 
	Declaração de Salamanca.
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
	
	Estatuto Da Criança e do Adolescente
	
	Referencial Curricular Nacional para a Educação
	
	Declaração de Educação para Todos.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Ao discutirem sobre a viabilidade dos processos inclusivos nas escolas da rede regular de ensino, Márcia defende que a concepção de deficiência vem se transformando ao longo dos tempos e nas diferentes sociedades. Entretanto, Pietra, a outra professora- defende que ao nascer deficiente, independente do tempo histórico ou da sociedade, a pessoa está fadada à exclusão. Marque o único argumento que fundamenta as ideias de Márcia.
		
	
	Nasceu deficiente, deve receber uma atenção especial do Estado em função das incapacidades físicas e cognitivas que a pessoa apresentará o resto da vida.
	 
	Dependendo de onde e quando a pessoa deficiente viva ela pode ser inserida em diferentes espaços e projetos que garantam acessibilidade e independência nas atividades da vida diária e educação.
	
	Ao nascer com alguma deficiência e ter a aceitação da família, a criança deficiente pode crescer descobrindo espontaneamente suas habilidades.
	
	A superação das dificuldades cognitivas causadas pelas deficiências físicas apenas poderá ser enfrentada mediante a ação planejada e sistemática da pessoa que deve procurar encontrar em sua família exemplos de pessoas bem sucedidas que a apóiem.
	
	A superação das barreiras que impedem a acessibilidade depende exclusivamente da ação médica que pode mudar prognósticos de incapacidade através da administração de remédios cada vez mais potentes.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Creche Mundo Encantado  oferece três vezes por semana, com uma equipe multidisciplinar especializada,   o atendimento de estimulação precoce para alunos com deficiência matriculados na instituição. As professoras e cuidadoras participam desse atendimento, assim aprendem alguns exercícios importantes.Podemos afirmar que a Creche Mundo Encantado segue o modelo atual proposto pela Educação Especial,  representado pelo paradigma:
		
	 
	de suportes 
	
	assistencialista
	
	de serviços 
	
	de competências 
	
	de condicionamentos
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	São três os paradigmas educacionais que orientam o campo da Educação Especial. Dentre as principais características do paradigma de suporte, marque a opção que NÃO esta de acordo com este paradigma.
		
	
	Suporte e apoio necessário para a escolarização
	
	Atendimento educacional especializado
	
	Inclusão direita do aluno na escola regular
	 
	Pouca ênfase o trabalho pedagógico
	
	Escolarização no turno oposto da escola da escola
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Ao longo da história, vários paradigmas influenciaram as concepções, crenças e atitudes relacionadas às pessoas com necessidades especiais. Em relação ao paradigma da Exclusão qual o modelo de atendimento pode ser esperado? Marque a resposta correta.
		
	
	O atendimento clínico era sistemático e em parceria com as escolas e entidades governamentais.
	
	Havia tratamento psicoterápico e os deficientes eram enviados por suas famílias.
	 
	O atendimento era feito com especialistas que utilizavam a ciência para excluir os diagnósticos incorretos e buscar uma identificação da necessidade especial para tratá-la.
	 
	Não havia atendimento, pois a sociedade se isentou de cuidar e tratar de pessoas com necessidades especiais.
	
	Havia um tratamento alternativo que relacionava a cura à religiosidade cristã, desta forma, para se curar era necessário professar o cristianismo.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A filosofia da integração  já norteou o trabalho no campo da Educação Especial, defendendo a ideia de que a pessoa com deficiência tem o direito de usufruir as condições de vida e escolarização comuns aos demais alunos. O momento histórico do paradigma da integração era:
		
	 
	Os anos 80
	
	A antiguidade
	
	O século XIX
	
	Os anos 60
	
	A Idade média
AULA 3 – TESTE 1
	1a Questão
	
	
	
	Em depoimento à Revista Sentidos (Ano 2 ¿ nº 11, p.24), a assistente social Mina Regen comenta que, "as crianças com deficiência física, intelectual, sensorial ou com transtornos globais de desenvolvimento convivendo com outras crianças, sem deficiência, recebem estímulos constantes para seu desenvolvimento e melhora de sua condição. Mas, as crianças sem deficiência também se beneficiam dessa convivência". Podemos concluir que essa afirmativa está de acordo com:
		
	
	a proposta de educação segregada.
	 
	o movimento de inclusão social.
	
	a proposta médico-assistencialista que acredita ser a escola o espaço para a medicalização da educação.
	
	a idéia de que a escola deve ser formada por turmas homogêneas com alunos separados por tipo de deficiência.
	
	os ideais que orientam instituições escolares segregadoras e competitivas.
	
Explicação: Inclusão, portanto, não significa simplesmente matricular os educandos com necessidades especiais na classe comum, ignorando suas necessidades especificas, mas significa dar ao professor e a escola o suporte necessário à sua ação pedagógica.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Ao longo da história da Educação Especial no Brasil, observamos que algumas instituições foram pioneiras em relação ao trabalho voltado para pessoas com deficiência. Nesse contexto, podemos afirmar que a fundação do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro foi:
		
	
	 um fato que provocou reação negativa da sociedade porque excluía os alunos com deficiência da escola regular.
	 
	um fato importante porquefundou a primeira instituição especializada no Brasil, na área de educação da pessoa surda.
	
	um fato que provocou reação negativa do governo porque a instituição foi fundada por iniciativa privada.
	
	 um fato que provocou reação negativa porque não atendia às necessidades da pessoa surda na época.
	
	 um fato importante porque fundou a primeira instituição de educação inclusiva no Brasil, na área de educação da pessoa surda.
	
Explicação: 1857 Foi fundada a primeira escola para surdos no Rio de Janeiro ¿ Brasil, o ¿Imperial Instituto dos Surdos- Mudos¿,hoje, ¿Instituto Nacional de Educação de Surdos¿¿ INES, criada pela Lei nº 939 (ou 839?) no dia 26 de setembro. Foi nesta escola que surgiu, da mistura da língua de sinais francesa com os sistemas já usados pelos surdos de várias regiões do Brasil, a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Dezembro do mesmo ano, o Eduardo Huet apresentou ao grupo de pessoas na presença do imperador D.Pedro II os resultados de seu trabalho causando boa impressão 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No contexto educacional brasileiro, a partir da década de 90, aumenta o movimento de inclusão de estudantes com deficiência física, intelectual ou sensorial. Isso representa um avanço histórico em relação ao trabalho pedagógico que era oferecido anteriormente. A partir dos pressupostos da educação inclusiva, o aluno com necessidades educacionais especiais deverá ser matriculado:
		
	
	em classe especial de escola especial.
	
	em escola especial.
	
	em classe especial de escola regular.
	
	em classe hospitalar.
	 
	em classe comum de escola regular.
	
Explicação: Em uma sala junto com os outros alunos, integrados como manda a inclusão
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em relação à educação Especial no sistema de ensino brasileiro, complete as lacunas: A Educação Especial é ________________ e _______________________ , deve ser oferecida em todas as etapas, níveis e modalidades educacionais. As palavras que podem completar a frase corretamente são:
		
	 
	complementar/transversal
	
	disciplinar/democrática
	
	para deficientes/incapazes
	
	para deficientes/ seus familiares
	
	para maioria/privada
	
Explicação: A Educação Especial é complementar(  que serve como complemento; que completa)  e transversal (Transversal é aquilo que cruza, que atravessa determinado ponto.​); deve ser oferecida em todas as etapas, níveis e modalidades educacionais. 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O caráter transversal da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva define que os suportes e apoios necessários ao processo de escolarização do educando devem ser oferecidos:
		
	
	no ensino fundamental e médio e na modalidade de ensino especializado.
	
	da creche ao ensino médio e na modalidade de ensino especializado.
	
	apenas nos níveis de escolaridade mais elementares.
	
	na educação infantil, ensino fundamental e médio.
	 
	em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino.
	
Explicação: Normalmente em todas as etapas, e níveis de modalidades de ensino.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Várias leis foram criadas com o objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais nos sistemas de ensino brasileiro. Dentre essas leis, temos a LDB 9.394/96 que preconiza:
		
	 
	Educação Especial como uma modalidade de educação escolar, integrante do sistema educacional brasileiro.
	
	Um crime punível com reclusão de 1(um) a 4(quatro) anos, e multa: recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de alunos em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que porta.
	
	O encaminhamento dos alunos com deficiências para as classes/escolas especiais particulares financiadas pelo Estado.
	
	Matrícula gratuita em escolas religiosas particulares.
	
	Passe livre para pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte interestadual.
	
Explicação: A Educação Especial dentro da nossa atual LDB/9394/96,  como modalide de educação, integrante do sistema educacional brasileiro. 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Educação Inclusiva requer um novo modelo de escola em que é possível o acesso e permanência de todos os alunos. Assinale a afirmativa que apresenta a orientação que deve ser adotada pela escola para tornar-se inclusiva:
		
	
	Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos que favoreçam a segregação social e aprendizagem.
	 
	Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos de identificação e remoção de barreiras para aprendizagem
	
	Substituir mecanismos de segregação social por processos discriminatórios.
	
	Substituir mecanismos de discriminação por procedimentos que favoreçam a seleção dos grupos.
	
	Substituir mecanismos de inclusão por processos de trabalho individuais.
	
Explicação: Sim, como também, considerando que a educação constitui-se em direito humano fundamental, incondicional e indisponível, assegurado no ordenamento jurídico brasileiro e sua efetivação deve ser cumprida sem distinção, em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, cumpre destacar que a Lei nº 13.416/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, sistematizou dispositivos relativos ao direito das pessoas com deficiência à educação, constantes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência ¿ CDPD, do Estatuto da Criança e do Adolescente ¿ ECA e da Lei n° 13005/2014, que institui o Plano Nacional de Educação.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
		
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	 
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
	
Explicação: Essa é uma inverdade,A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
AULA 3 – TESTE 2
	1a Questão
	
	
	
	De acordo com o documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação Especial (1994), o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que:
		
	
	escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, somente quando for possível para o professor de sala de aula fazer isso.
	 
	todas as crianças devem aprenderjuntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.
	
	escolas inclusivas devem assegurar uma educação de qualidade a todos através de um currículo único e com conhecimentos básicos.
	
	todas as crianças devem frequentar escolas comuns de ensino, sendo a classe especial o lugar apropriado para o aluno com deficiência intelectual.
	
	todas as crianças que tiverem diagnóstico de mais de uma deficiência deverão ser atendidas em escolas especiais.
	
Explicação: Documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em Salamanca, na Espanha, em 1994, com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a... Segundo o documento, ¿o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender juntas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possa ter. 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No ano de 2009, o Brasil elaborou as Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial com o objetivo de distribuir os recursos FUNDEB com base nos dados obtidos pelo INEP, dentre outros. Qual é a concepção de Educação Especial referida? Marque a resposta correta.
		
	
	A Educação especial será oferecida na mesma escola e no mesmo turno que a criança faz a sua escolaridade básica. Sendo que a criança deficiente é retirada da sala de aula em determinadas atividades que não consegue realizar dadas as suas dificuldades e é levada para um centro de apoio específico para deficiência.
	
	Separar os alunos com deficiências mentais moderadas e graves em classes especiais afim de que possam melhor se apropriar dos ensinamentos escolares. Essa separação acontecerá na própria escola através de um atendimento em turma especializada com menor número de alunos e com professores capacitados.
	
	Integrar crianças deficientes, portadoras de deficiências mentais e doenças psiquiátricas à rede privada, pois somente ela terá a estrutura necessária para acolher e trabalhar com esses prognósticos tão complexos.
	 
	Superar a visão do caráter substitutivo da Educação Especial ao ensino comum, bem como a organização de espaços educacionais separados para alunos com deficiência. Será realizada em turno inverso ao da escolarização, contribuindo para garantir o acesso dos alunos à educação comum e disponibilizando os serviços e apoios que complementam a formação desses alunos nas classes comuns da rede regular de ensino.
	 
	É uma modalidade complementar que somente poderá ser destinada à criança com superdotação e talentos específicos, pois estes teriam condição de serem retirados da sua sala de aula, em algumas atividades diárias para serem levados aos centros especiais de formação para talentosos e superdotados.
	
Explicação: A concepção da Educação Especial nesta perspectiva da educação inclusiva busca superar a visão do caráter substitutivo da Educação Especial ao ensino comum.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em depoimento à Revista Sentidos (Ano 2 ¿ nº 11, p.24), a assistente social Mina Regen comenta que, "as crianças com deficiência física, intelectual, sensorial ou com transtornos globais de desenvolvimento convivendo com outras crianças, sem deficiência, recebem estímulos constantes para seu desenvolvimento e melhora de sua condição. Mas, as crianças sem deficiência também se beneficiam dessa convivência". Podemos concluir que essa afirmativa está de acordo com:
		
	
	a proposta de educação segregada.
	
	a idéia de que a escola deve ser formada por turmas homogêneas com alunos separados por tipo de deficiência.
	 
	o movimento de inclusão social.
	
	a proposta médico-assistencialista que acredita ser a escola o espaço para a medicalização da educação.
	
	os ideais que orientam instituições escolares segregadoras e competitivas.
	
Explicação: Inclusão, portanto, não significa simplesmente matricular os educandos com necessidades especiais na classe comum, ignorando suas necessidades especificas, mas significa dar ao professor e a escola o suporte necessário à sua ação pedagógica.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Redigida em 1994, por cerca de cem países reunidos em conferência internacional apoiada pela UNESCO, realizada na Espanha, como um importante marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas e pela participação social efetiva da pessoa com deficiência como cidadão. Este relato refere-se a:
		
	
	Lei de Diretrizes e Bases LDB nº 5.692/71
	
	O Conselho Nacional de Educação Especial ¿ CENESP
	
	Constituição Federal de 1988
	
	Lei de Diretrizes e Bases LDB (Lei nº 4.024/61)
	 
	Declaração de Salamanca
	
Explicação: A Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais foi promovida pelo governo espanhol em colaboração com a Unesco. A Declaração de Salamanca repercutiu de forma significativa, sendo incorporadas as políticas educacionais brasileiras.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	 (VUNESP/2013) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e em outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial 
		
	
	exige a atuação pedagógica voltada para a situação de exclusão e enfatiza a importância de ambientes homogêneos que promovam a aprendizagem de todos os alunos.
	 
	atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos.
	
	organiza-se de forma paralela à educação comum por ser mais apropriada à aprendizagem dos alunos que apresentam deficiência e problemas de aprendizagem.
	
	resulta em práticas exclusivas que enfatizam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à dimensão pedagógica.
	
	é realizada em centros especiais de educação, implantados com o intuito de proporcionar uma educação paralela de qualidade para todos.
	
Explicação: Vai atuar  articulada com o ensino comum,  sendo que vai ser orientado para o momento do atendimento as necessidades educacionais desses alunos.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em 1854, por decreto imperial de D.Pedro II, foi fundada a primeira instituição educacional de cegos no Brasil: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Em 1891, a instituição foi renomeada como Instituto Benjamin Constant (IBC). Inicialmente, o enfoque assistencialista orientava a proposta desta instituição. Isso quer dizer que, no século XIX, o objetivo central do trabalho desenvolvido era:
		
	 
	o abrigo, o cuidado e a proteção do aluno.
	
	a preparação para o mercado de trabalho.
	
	a profissionalização do aluno.
	
	a formação para a cidadania.
	 
	a inclusão social.
	
Explicação: Realmente, era assistencialismo abrigo, cuidado e atenção aos alunos.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No contexto educacional brasileiro, a partir da década de 90, aumenta o movimento de inclusão de estudantes com deficiência física, intelectual ou sensorial. Isso representa um avanço histórico em relação ao trabalho pedagógico que era oferecido anteriormente. A partir dos pressupostos da educação inclusiva, o aluno com necessidades educacionais especiais deverá ser matriculado:
		
	
	em classe especial de escola especial.
	
	em classe hospitalar.
	
	em classe especial de escola regular.
	
	em escola especial.
	 
	em classe comum de escola regular.
	Explicação: Em uma sala junto com os outros alunos, integrados como manda a inclusão
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A conferência internacional apoiada pela UNESCO realizada na Espanha, em 1994, que foi marco na luta pelos direitoshumanos, pela igualdade e participação efetiva da pessoa com deficiência, ficou conhecida como:
		
	
	Diretrizes Curriculares Nacionais
	
	Plano de ação governamental
	 
	Declaração de Salamanca
	
	Declaração dos Direitos Humanos
	
	Constituição Federal
	
Explicação: Declaração de Salamanca é também considerada inovadora porque, conforme diz seu próprio texto, ela ¿¿proporcionou uma oportunidade única de colocação da educação especial dentro da estrutura de ¿educação para todos¿ firmada em 1990 (¿) promoveu uma plataforma que afirma o princípio e a discussão da prática de garantia da inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais nestas iniciativas e a tomada de seus lugares de direito numa sociedade de aprendizagem¿.
AULA 4 – TESTE 1
	1a Questão
	
	
	
	De acordo com a localização das lesões, a paralisia cerebral apresenta três tipos diferentes de envolvimento neuromuscular e de comprometimento motor. O tipo espástica tem como característica
		
	
	Capacidade para  resolver problemas de matemática com muita facilidade
	
	Instrução em Braille para participar das aulas
	
	Apresentar dificuldade de audição
	
	A elevada inteligência para resolver os exercícios
	 
	A perda do controle voluntário dos músculos, espasmos e tendência ao estrabismo
	
Explicação: Paralisia Cerebral Espástica se caracteriza pelo aumento do tônus causado pela lesão do primeiro neurônio motor superior, que pode ser observada com o aumento da velocidade do movimento passivo. A espasticidade faz com que os movimentos da criança diminuam, tornando mais fácil de identifica-la.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	São vários os serviços e recursos de apoio pedagógico especializado que podem ser oferecidos ao educando com necessidades educacionais especiais, com o objetivo de facilitar seu desempenho no processo de escolarização. Assinale a opção que poderá beneficiar o aluno com deficiência física:
		
	
	acesso à LIBRAS.
	
	tradutor/intérprete de sinais
	
	reglete e punção.
	 
	rampas e elevadores de acesso
	
	acesso ao Sistema Braille.
	
Explicação: A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. 
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O que é Paralisia cerebral qual a sua principal causa? Marque a resposta correta.
		
	
	A paralisia cerebral é causada por problemas emocionais nos cinco primeiros anos de vida.
	
	A paralisia cerebral é uma patologia causada pela falta de oxigênio no cérebro que é resultante de uma parada cardíaca ou acidente na adolescência.
	 
	Pode-se falar em paralisia cerebral quando alguma região cerebral foi lesionada por falta de oxigênio.
	 
	A paralisia cerebral é causada pela falta de oxigenação no cérebro e é um estado de paralisia, pois o cérebro pára de funcionar.
	
	Paralisia cerebral ocorre quando a pessoa tem morte encefálica causada por estágios agudos de infecções não curadas.
	Explicação: A paralisia Cerebral é uma desordem neurológica com prejuízos severos do motor e da coordenação. Os sinais ou os sintomas da paralisia cerebral podem aparecer logo após o nascimento.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Eduardo tem seis anos e é deficiente físico, foi matriculado em uma escola inclusiva no município de Maricá. Para que Eduardo explore todo o ambiente e desenvolva a sua aprendizagem, é indicado que o professor (a) 
		
	
	respeite as barreiras e não estimule a sua motivação em aprender
	
	coloque Eduardo  em um canto da sala, prestando atenção na aula
	
	acredite que  Eduardo  não possui  possibilidade de aprendizagem
	
	estimule apenas a coordenação motora
	 
	estimule a construção do conhecimento
	
Explicação: O maior desafio das crianças com deficiência física não está na capacidade de aprender, mas na coordenação motora.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Na reunião de pais de uma escola de ensino fundamental, a mãe de um aluno com deficiência física, incluído na classe regular, argumenta que seu filho não apresenta dificuldade para aprender, mas sim, dificuldade para aprender da forma como é ensinado. Podemos dizer que essa mãe:
		
	 
	Está correta, e a escola precisa adequar o ensino ao aluno de acordo com suas necessidades decorrentes da deficiência física.
	
	Está incorreta porque o aluno precisa se adaptar ao modelo de ensino da escola.
	
	Está incorreta porque a escola precisa se adaptar ao aluno.
	 
	Está correta, mas a escola precisa adequar o ensino para atender também a deficiência intelectual que esse aluno apresentará devido a sua deficiência física.
	
	Está incorreta porque seu filho por ter deficiência física apresentará dificuldade de aprendizado.
	
Explicação: A escola inclusiva busca atender efetivamente a diversidade em sua amplitude. A incapacidade do aluno com deficiencia física provavelmente não se manifestaria se houvesse adequação do contexto ambiental e de recurso humano para estimulá-lo.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Todos nós sabemos que a exploração do ambiente com os nossos vários sentidos é uma forma bastante eficiente de aprendizagem. Uma situação especial de desenvolvimento ocorre com crianças que apresentam deficiência física. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere ao desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras de deficiência física.
( )Deficiência física implica necessariamente em deficiência intelectual, pois o ser humano deve ser visto numa integralidade.
( ) A deficiência física pode alterar a relação da pessoa portadora com o ambiente físico e cultural e diminuir a sua motivação em aprender devido às barreiras existentes.
( ) Nos quadros de deficiência física há um comprometimento do desenvolvimento sensório-motor, por ter as experiências com o ambiente limitas em função do quadro motor.
( ) O professor e o mediador da aprendizagem devem estimular as criança portadora de deficiência física para que ela construa os esquemas de conhecimento comuns em cada faixa etária e possa chegar até ao estágio lógico-formal.
A sequência correta é?
		
	
	V F F V
	
	V V F F
	 
	F V V V
	
	F V F V
	
	V F V V
	
Explicação: O desenvolvimento da criança deficiente física ocorre como da criança sem deficiência, a diferença esta nas fases do desenvolvimento e no tempo cronológico, sendo que a criança com deficiência física inicia seu desenvolvimento mais tarde devido ao seu ritmo na execução de suas ações
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que o Atendimento Educacional Especializado é um direito, toda escola deverá oferecer esse trabalho para atender às necessidades do aluno com deficiência. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta um objetivo que devemos trabalhar junto ao aluno com deficiência física:
		
	 
	Facilitar o trabalho com LIBRAS.
	
	Construir parcerias com toda comunidade escolar para a definição de estratégias pedagógicas.
	
	Construir acessibilidade ao espaço físico da escola.
	
	Promover a participação em todos os projetos e atividades escolares.
	
	Disponibilizar os recursos que favoreçam o acesso do aluno ao currículo comum.
	
Explicação: Para incluir o aluno com deficiência na escola regular os primeiros passos para que eles possam adquirir conhecimentos e vivencia, o professor precisa ter o conhecimento da deficiência que será trabalhada.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Patrícia é mãe de Fernanda, uma menina de 5 anos de idade que sofreu de Paralisia Cerebral e apresenta um comprometimento motor acompanhado de deficiências sensoriais na audição e na visão. Na última reunião de colégio ela foi convidada a retirar sua filha, pois a escola alegava não ter profissionais adequados para o trabalho comcrianças portadoras de necessidades especiais. Qual das providenciais abaixo deveria ter sido tomada pela escola para assegurar uma boa inclusão de Fernanda.
		
	
	Fernanda deve continuar na escola e ter adaptações em sua mesa onde escreve, pois é cadeirante. Além disso, qualquer investimento na aprendizagem se torna desnecessária, pois a escolarização para ele é simplesmente para a socialização.
	
	Fernanda deveria ter sido colocada numa turma especial, dadas as suas dificuldades sensoriais e nesta turma, deveria ser alfabetizada, pois essa será a principal conquista da menina.
	
	As atividades educativas de Fernanda precisam ser apenas atendimentos na sala de recursos pois as suas deficiências são tão grande que ela pouco pode se apropriar do que está sendo estudado em sala de aula com os demais colegas.
	 
	Matricular Fernanda na turma de educação infantil da rede regular e oferecer um atendimento em turno oposto para ela aprender a ter independência nas atividades da vida diária, como a se comunicar e estabelecer um vínculo de confiança com os professores.
	
	Ao matricular Fernanda, a escola inicialmente deve exigir da família que faça uma escolarização complementar da menina em escola para crianças com deficiências visuais e auditivas, pois ela precisa aprender a se comunicar e se orientar no espaço com profissionais especializados.
	
Explicação: Para que o princípio da educação inclusiva se confirme , é necessário que a escola , juntamente com pais, responsáveis e comunidade, construam um projeto pedagógico com vistas ao atendimento complementar levando em consideração as necessidades especiais destes educando e realizando as adaptações curriculares necessárias.
AULA 4 – TESTE 2
	1a Questão
	
	
	
	O que é Paralisia cerebral qual a sua principal causa? Marque a resposta correta.
		
	 
	Pode-se falar em paralisia cerebral quando alguma região cerebral foi lesionada por falta de oxigênio.
	
	A paralisia cerebral é causada pela falta de oxigenação no cérebro e é um estado de paralisia, pois o cérebro pára de funcionar.
	
	Paralisia cerebral ocorre quando a pessoa tem morte encefálica causada por estágios agudos de infecções não curadas.
	
	A paralisia cerebral é uma patologia causada pela falta de oxigênio no cérebro que é resultante de uma parada cardíaca ou acidente na adolescência.
	
	A paralisia cerebral é causada por problemas emocionais nos cinco primeiros anos de vida.
	
Explicação: A paralisia Cerebral é uma desordem neurológica com prejuízos severos do motor e da coordenação. Os sinais ou os sintomas da paralisia cerebral podem aparecer logo após o nascimento.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Ana tem paralisia cerebral, é aluna do quinto ano de uma escola municipal, em sua sala de aula utiliza uma prancha de alfabeto para auxiliar a ampliar a habilidade funcional deficitária, que é uma adaptação de acessibilidade, conhecida como:
		
	
	Sistema Baille
	 
	Paradigma de suporte
	
	Estímulo motor
	 
	Tecnologia assistiva
	
	Informação acessível
	
Explicação: A tecnologia assistiva é um recurso ou uma estratégia utilizada para ampliar ou possibilitar a execução de uma atividade necessária e pretendida por uma pessoa com deficiência. Na perspectiva da educação inclusiva, a tecnologia assistiva é voltada a favorecer a participação do aluno com deficiência nas diversas atividades do cotidiano escolar, vinculadas aos objetivos educacionais comuns. 
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As causas da paralisia cerebral, quadro patológico que ocasiona alterações de ordem motora no corpo humano, podem ser somente decorrentes:
		
	
	da idade materna avançada da mãe.
	 
	de lesão no encéfalo da criança devido a fatores pré-natais, peri-natais ou pós-natais
	
	de questões hereditárias.
	
	da falta de saneamento básico na cidade. 
	
	da incompatibilidade sanguínea entre os genitores.
	
Explicação: A paralisia cerebral é uma lesão neurológica geralmente causada pela falta de oxigênio no cérebro ou isquemia cerebral que pode acontecer durante a gravidez, trabalho de parto ou até a criança completar 2 anos
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações. Peter Mittler.
 Ao investigamos as características e as necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência física, concluímos que:
		
	
	deve ser atendido em classe especial para alunos que apresentam deficiência física.
	 
	há uma grande diversidade de tipos e graus de deficiência física, que requer a pesquisa sobre as necessidades individuais de cada aluno, para que se possa oferecer serviços adequados.
	
	a inclusão de aluno com deficiência física em classe comum, não pode acontecer, pois irá impossibilitar a aprendizagem de todos os alunos.
	
	deve ser atendido somente em clínicas, pois, depende totalmente de serviços necessários para sua total sobrevivência, necessitando de um acompanhamento de 24 horas.
	
	deve frequentar escola especial, pois apresenta retardo identificado nos primeiros anos de vida.
	
Explicação: Os principais tipos de deficiência física, segundo o Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999, são: paraplegia, perda total das funções motoras dos membros inferiores; tetraplegias, perda total da função motora dos quatro membros e hemiplegia, perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo. Ainda são consideradas as amputações, os casos de paralisia cerebral e as ostomias (aberturas abdominais para uso de sondas).
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Mariana sofreu um acidente e o quadro clínico que se estabeleceu após a lesão foi permanente,  localiza-se em estruturas do encéfalo responsáveis pela motricidade. De acordo com o exposto acima, Mariana possui
		
	
	Condutas típicas
	
	Autismo
	 
	Paralisia cerebral
	
	Déficit de atenção
	
	Deficiência auditiva
	
Explicação:  Paralisia Cerebral é a lesão encefálica, de caráter irreversível e progressivo, decorrente no período de maturação do sistema nervoso central, promovendo alterações qualitativas de movimento e de tônus.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que o Atendimento Educacional Especializado é um direito, toda escola deverá oferecer esse trabalho para atender às necessidades do aluno com deficiência. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta um objetivo que devemos trabalhar junto ao aluno com deficiência física:
		
	
	Disponibilizar os recursos que favoreçam o acesso do aluno ao currículo comum.
	 
	Facilitar o trabalho com LIBRAS.
	
	Construir parcerias com toda comunidade escolar para a definição de estratégias pedagógicas.
	
	Promover a participação em todos os projetos e atividades escolares.
	
	Construir acessibilidade ao espaço físico da escola.
	
Explicação: Para incluir o aluno com deficiência na escola regular os primeiros passos para que eles possam adquirir conhecimentos e vivencia, o professor precisa ter o conhecimento da deficiência que será trabalhada.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A escola deve investir em adaptações curriculares e acessibilidade, removendo os obstáculos que impedem a inclusão do aluno com deficiência física. O professor precisa conhecer as especificações destes alunos para uma intervenção objetiva e acompanhamento do seu desenvolvimento. Dentre as opções abaixo, marque a opção que NÃO esta de acordo com estas especificações.
		
	
	Desenvolvimento cognitivo
	 
	Alimentação
	
	Linguagem
	
	Motricidade
	
	Desenvolvimento emocional
	
Explicação: Acessibilidade: condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentosurbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou mobilidade reduzida.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Eduardo tem seis anos e é deficiente físico, foi matriculado em uma escola inclusiva no município de Maricá. Para que Eduardo explore todo o ambiente e desenvolva a sua aprendizagem, é indicado que o professor (a) 
		
	
	acredite que  Eduardo  não possui  possibilidade de aprendizagem
	
	estimule apenas a coordenação motora
	 
	estimule a construção do conhecimento
	
	coloque Eduardo  em um canto da sala, prestando atenção na aula
	
	respeite as barreiras e não estimule a sua motivação em aprender
	
Explicação: O maior desafio das crianças com deficiência física não está na capacidade de aprender, mas na coordenação motora.
AULA 5 – TESTE 1
	1a Questão
	
	
	
	Em relação ao processo de aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão, muitas fantasias e conhecimentos fazem parte da representação dos professores. Marque (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as ideias falsas.
( ) Os alunos com baixa visão ou cegos têm as mesmas potencialidades que os demais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado, pois essa deficiência não afeta a cognição.
( ) A deficiência visual limita a capacidade de aprender do aluno cego, pois ele perde um importante sentido de orientação que é a visão. Sem ela, se torna efetivamente difícil se orientar no espaço e isso dificulta o raciocínio.
( ) Geralmente, os alunos cegos e com baixa visão têm necessidade de um ambiente estimulador, de mediadores, de materiais e propostas que explorem sua forma particular de percepção e contribuam para seu aprendizado, comunicação e socialização.
A ordem correta é:
		
	
	V F F
	
	F F F
	
	V V V
	
	F F V
	 
	V F V
	
Explicação: A segunda afirmativa é falsa porque a deficiência visual não limita ou impede a capacidade de aprender do aluno. Com a oferta de uma rede de apoio e suporte adaptada ele poderá se desenvovler e aprender como os demais alunos sem uma deficiência visual. 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Há vários tipos de cegueira. Quando dizemos que ela é congênita, isso significa que ela foi adquirida:
		
	
	por inadequação de iluminação e condições de uso da visão
	
	por perda gradativa
	 
	desde o nascimento
	
	nos primeiros dias de vida
	
	por glaucoma na infância
	
Explicação: A cegueira congênita é apresentada pela criança desde o nascimento. Não é adquirida ao longo de seu crescimento devido a outros fatores.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a definição de deficiência visual, assinale a alternativa correta.
		
	
	Deficiente visual é aquele que necessita de óculos para leitura e escrita, independente da acuidade visual.
	 
	Deficiente visual é aquele que apresenta redução ou perda total da capacidade de ver com o melhor olho e após correção óptica.
	
	Baixa visão é quando a pessoa tem a visão perfeita em apenas um dos olhos.
	 
	Cegueira e baixa visão são classificações da deficiência visual.
	
	A deficiência visual classifica-se em cegueira em um olho só e cegueira nos dois olhos.
	
Explicação: Essa é a unica opção correta já que cegueira e baixa visual são as terminologias adotadas para o campo da deficiência visual. A pessoa cega perdeu a capacidade total de visão e a pessoa com baixa visão apresenta ainda algum resíduo e capacidade e percepção visual. 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a proposta inclusiva de educação, podemos afirmar que o aluno cego ou com baixa visão:
		
	
	não necessita de adaptações de acesso ao currículo.
	
	apresenta dificuldades de aprendizado e deficiência intelectual.
	
	necessita de professor particular em sua residência.
	 
	apresenta potencialidades para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado como os demais alunos.
	
	deve ser incluído na escola regular e não necessita da oferta de atendimento educacional especializado complementar.
	
Explicação: O aluno com deficiência visual apresenta potencialidades como qualquer outro aluno e tem direito a uma rede de apoio e atendimento especializado para superar suas dificuldades e aprender braile.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que conceitua corretamente a pessoa cega.
		
	
	Pessoa com glaucoma ou perda parcial da visão por tempo indeterminado.
	
	Pessoa que possui resíduos visuais em grau pequeno, mas que permite ler textos impressos à tinta, desde que com letras grandes.
	 
	Pessoa que possui perda total ou um resíduo mínimo de visão.
	
	Pessoa que tem limitação visual e comprometimentos neurológico e intelectual.
	
	Pessoa que pode ter a visão corrigida por métodos cirúrgicos ou não.
	
Explicação: A definição desse campo engloba pessoas que perderam totalmente a capacidade de visão, como também, pessoas que apresentam um resíduo mínimo de visão.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao processo educativo das crianças cegas e com baixa visão, é correto afirmar que:
		
	 
	O aprendizado ocorre pelas experiências concretas e partir delas, a criança cega aprende os conceitos.
	
	O Braille apenas é utilizado para crianças que são alfabetizadas em LIBRAS.
	
	As crianças precisam se orientar apenas através dos vultos de imagens e do Braille para aprenderem conceitualmente e não apenas concretamente.
	
	Ela só poderá realizar uma atividade da vida diária sozinha se mostrar-se capaz de fazê-la sem risco e após a autorização de um supervisor que avaliará detalhadamente o que ela é capaz de fazer.
	
	A criança deverá ser dependente, precisando de um adulto para fazer todas as tarefas por ela.
	
Explicação: A proposta pedagógica deve explorar experiências concretas e recursos materiais adequados para que a a criança cega comprenda os conceitos e construa conhecimentos. Esse trabalho contribuirá para sua autonomia e independência.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"Uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente".  A descrição acima se trata da:
		
	
	Surdez
	
	Paralisia cerebral
	
	Autismo
	
	Síndrome de down
	 
	Cegueira
	
Explicação: Essa é a definição para cegueira que é uma deficiência visual.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. A respeito da deficiência visual podemos afirmar que:
		
	 
	Cegueira - há perda total da visão, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
	
	Cegueira, ocorre somente de forma adquirida e leva obrigatoriamente a pessoa ter  que utilizar Libras como forma de comunicação.
	
	Baixa visão ou visão subnormal,ocorre somente de forma congênita e leva obrigatoriamente a pessoa ter que utilizar o Sistema Braille como meio de leitura.
	 
	Cegueira, caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com cegueira podem ler textos impressos ampliados  ou com uso de recursos óticos especiais.
	
	Baixa visão ou visão subnormal, há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
	
Explicação: A pessoa cega necessita do Braille como sistema de comunicação para leitura e escrita. A pessoa com baixa visão poderá ler textos escritos com letras ampliadas e recursos opticos, logo não precisa necessariamente utilizar Sistema Braille como meio de leitura. A deficiênciavisual, cegueira ou baixa visão, pode ser congênita ou adquirida.
AULA 5 – TESTE 2
	1a Questão
	
	
	
	A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. A respeito da deficiência visual podemos afirmar que:
		
	
	Baixa visão ou visão subnormal,ocorre somente de forma congênita e leva obrigatoriamente a pessoa ter que utilizar o Sistema Braille como meio de leitura.
	
	Cegueira, caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com cegueira podem ler textos impressos ampliados  ou com uso de recursos óticos especiais.
	 
	Cegueira - há perda total da visão, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
	 
	Baixa visão ou visão subnormal, há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
	
	Cegueira, ocorre somente de forma adquirida e leva obrigatoriamente a pessoa ter  que utilizar Libras como forma de comunicação.
	
Explicação: A pessoa cega necessita do Braille como sistema de comunicação para leitura e escrita. A pessoa com baixa visão poderá ler textos escritos com letras ampliadas e recursos opticos, logo não precisa necessariamente utilizar Sistema Braille como meio de leitura. A deficiência visual, cegueira ou baixa visão, pode ser congênita ou adquirida.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O Sistema Braille inventado por Louis Braille, na França, em 1825. é um código universal de leitura e escrita que é usado pela pessoa:
		
	
	surda
	
	autista
	
	superdotada
	
	com síndrome de down
	 
	cega
	
Explicação: O sistema Braille é um código de comunicação utilizado pelas pessoas com cegueira para leitura e escrita. 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em depoimento à Revista Inclusão n° 4 (MEC, 2007, p.46-47), uma aluna cega resgata sua história de vida escolar contando que: "a descoberta da minha deficiência iniciou-se com o aparecimento de minhas dificuldades, a partir da exigência de se copiar a matéria do quadro. Lembro-me de ter sido colocada em uma carteira perto do quadro para enxergar as letras. Mesmo assim, sentia dificuldades e acabava por ficar isolada das outras crianças e não queria ir mais às aulas. Devido a essas circunstâncias, passei o restante do ano com aulas particulares, para não ficar sem orientação escolar". Podemos concluir, a partir desse depoimento que:
		
	
	a aluna esteve integrada na escola regular e recebeu apoio especializado.
	 
	a aluna não foi incluída porque a escola não ofereceu o atendimento educacional especializado adequado.
	
	a aluna recebeu as adaptações que a escola poderia oferecer e se beneficiou da inserção na escola regular.
	
	o trabalho de acompanhamento extra-escolar garantiu a inclusão da aluna na escola regular.
	
	O isolamento da aula é um comportamento esperado pela escola em decorrência de sua deficiência sensorial
	
Explicação: A aluna não teve acesso a rede de apoio e suporte que tem direito e necessita. Isso dificultou sua inclusão na escola regular. Ela tem direito ao atendimento educacional especializado na rede pública e privada.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao processo educativo do aluno com baixa visão ou cego muitos conhecimentos fazem parte da representação dos professores. Marque (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as ideias falsas.
( ) A educação exigirá uma revisão das práticas convencionais que, muitas vezes, enfatizam os estímulos visuais e as imagens como meios e mediações do processo de ensinar e aprender.
( ) O aluno cego e com baixa visão não têm as mesmas potencialidades que os demais alunos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado, já que a deficiência visual limita sua capacidade de aprender por não ter acesso aos estímulos visuais.
( ) O aluno necessita de um ambiente estimulador, de mediadores, de materiais e propostas que explorem sua forma particular de percepção e contribuam para seu aprendizado, comunicação e socialização.
A ordem correta é
		
	
	F V V
	
	F F V
	 
	V F V
	
	V F F
	
	V V V
	
Explicação: A segunda afirmativa apresenta uma ideia falsa já que o aluno cego e com baixa visão têm as mesmas potencialidades que os demais alunos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado. Quando esse aluno recebe o apoio da rede de apoio e suporte poderá acompanhar o processo de ensino e aprendizado sem maiores dificuldades, já que não tem uma incapacidade intelectual.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao processo educativo das crianças cegas e com baixa visão, é correto afirmar que:
		
	
	As crianças precisam se orientar apenas através dos vultos de imagens e do Braille para aprenderem conceitualmente e não apenas concretamente.
	 
	O aprendizado ocorre pelas experiências concretas e partir delas, a criança cega aprende os conceitos.
	
	O Braille apenas é utilizado para crianças que são alfabetizadas em LIBRAS.
	
	Ela só poderá realizar uma atividade da vida diária sozinha se mostrar-se capaz de fazê-la sem risco e após a autorização de um supervisor que avaliará detalhadamente o que ela é capaz de fazer.
	
	A criança deverá ser dependente, precisando de um adulto para fazer todas as tarefas por ela.
	
Explicação: A proposta pedagógica deve explorar experiências concretas e recursos materiais adequados para que a a criança cega comprenda os conceitos e construa conhecimentos. Esse trabalho contribuirá para sua autonomia e independência.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa que conceitua corretamente a pessoa cega.
		
	
	Pessoa que pode ter a visão corrigida por métodos cirúrgicos ou não.
	
	Pessoa que possui resíduos visuais em grau pequeno, mas que permite ler textos impressos à tinta, desde que com letras grandes.
	 
	Pessoa que possui perda total ou um resíduo mínimo de visão.
	
	Pessoa que tem limitação visual e comprometimentos neurológico e intelectual.
	
	Pessoa com glaucoma ou perda parcial da visão por tempo indeterminado.
	
Explicação: A definição desse campo engloba pessoas que perderam totalmente a capacidade de visão, como também, pessoas que apresentam um resíduo mínimo de visão.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Marque (V) para informações verdadeiras e (F) para informações falsas sobre a cegueira.
( ) Crianças cegas devem ser inseridas em escolas especiais para cegos ou deficientes mentais e podem apresentam um atraso no desenvolvimento global.
( ) Crianças cegas precisam de estímulos permanentes dentro de sua faixa etária para não apresentarem atraso no desenvolvimento global.
( ) Não devemos deixar a criança cega se orientar pelos outros sentidos para aprender,pois ela precisa saber utilizar apenas o Braille para ter a aprendizagem conceitual.
( ) É necessário desenvolver as atividades da vida diária apenas em relação à higiene e alimentação, pois as demais são complexas demais para a infância.
A sequência correta é:
		
	
	V V V F
	 
	F V F F
	
	V F F V
	
	V V F F
	
	F V V F
	Explicação: A criança cega tem direito de frequentar escola regular e receber o atendimento educacional especializado. Ela poderá se desenvolver como todos os alunos e a deficiência visual não implica uma deficiência intelectual. O trabalho pedagógico deve explorar os diferentes sentidos para além da visão.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A escrita braille pode ser realizada através do uso de _____________,  EXCETO :
		
	
	máquina de escrever braille
	
	reglete
	
	meios informáticos
	 
	Linguagem de sinais
	
	punção
	Explicação: A língua de sinais é utilizada pela pessoa surda e não é um recurso para a escrita dos códigos de

Continue navegando