Buscar

PIM 3 UNIP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE UNIP
MARIA DA CONCEIÇÃO ARAÚJO SANTOS
RA 1738975
JOHNSON & JOHNSON 
DO BRASIL INDUSTRIAL E COMERCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA.
PIM III
 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2017
UNIVERSIDADE UNIP
MARIA DA CONCEIÇÃO ARAÚJO SANTOS
RA 1738975
JOHNSON & JOHNSON
DO BRASIL INDUSTRIAL E COMERCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA
PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentados à Universidade UNIP
Orientador: Prof. ° Rosana Basílio
 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2017
RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade analisar a influência do clima organizacional na empresa e nas pessoas, e como estes fatores afetam os trabalhadores, considerando que esse fenômeno interfere diretamente seu desenvolvimento, eficiência e produtividade. As pessoas estão na essência da empresa e diagnosticar com maior precisão seu bem-estar, permite a Johnson atributos para obterem diferencial competitivo, em um cenário alto com competitividade. A performance da empresa está diretamente ligado ao seu núcleo intelectual, e ao clima organizacional, exerce impacto emocional nesses profissionais, na medida em que os influenciam psicologicamente, alterando sua motivação e satisfação. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, como intuito de tornar clara a presente elucidação do tema analisado. São inúmeros benefícios obtidos através da aplicação deste conceitos de gestão de clima organizacional. Posso citar procedimentos técnicos, necessidade de treinamento, foco no cliente interno e externo traz segurança no ambiente de trabalho e identifica insatisfações pessoais.
Palavras-chave: Clima organizacional – Cultura – Satisfação – Motivação
ABSTRACT
 The present work has the purpose of analyzing the influence of the organizational climate on the company and on the people, and how these factors affect the workers, considering that this phenomenon directly interferes its development, efficiency and productivity. People are at the core of the company and more accurately diagnosing their well-being, allowing Johnson attributes to gain competitive advantage in a highly competitive landscape. The performance of the company is directly linked to its intellectual core, and to the organizational climate, has an emotional impact on these professionals, as they influence them psychologically, changing their motivation and satisfaction. In order to reach the proposed objectives, a bibliographical research was used, in order to clarify the present elucidation of the analyzed subject. There are numerous benefits obtained through the application of this concepts of organizational climate management. I can cite technical procedures, need training, focus on the internal and external client brings safety in the workplace and identifies personal dissatisfaction.
Keywords: Organizational climate – Culture – Satisfaction – Motivation
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 05 
1. JOHNSON & JOHNSON ………………………………………………………….. 06
Forma de Constituição…………………………………………………………………. 06
Dados e Fatos da Origem da Organização………………………………………….. 06
Natureza e Ramo de atuação…………………………………………………………. 07
Marcas…………………………………………………………………………………… 07
Insumos, Matérias Primas e Serviços por eles fornecidos………………………… 08
Cliente Alvo……………………………………………………………………………… 08
Organograma…………………………………………………………………………… 08
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS…..........................................................…. 09
Administração de Cargos………......................................................................…. 09
Relação funcionário e grupo empresarial……... ............................................…. 10
3. CONTABILIDADE ................................................................................……… 11 
Liquidez da Empresa………………...............................................................…... 12 
Liquidez Geral...................................................................................……………. 12
Grau de Endividamento………………………………………………………………. 12
Contabilidade Gerencial……………………………………………………………… 13
Exemplos de responsabilidades corporativas……………………………………… 13/14
4. ESTATÍSTICAS APLICADAS ..................................................................…… 15
GRÁFICO DE FATURAMENTO POR MÊS 2016 DE SETEMBRO A DEZEMBRO 15 
5.CONCLUSÃO ..............................................................................……………… 16 
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………………… 17 
4
INTRODUÇÃO
No passado e ainda em nossos dias teve várias denominações: Administração de pessoal, Relações Industriais e Relações Humanas. Podemos definir RH como conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa humano de qualquer organização, seja ela pequena, grande, pública ou privada. Uma das principais tarefas dos recursos humanos no seio de uma empresa é proporcionar um clima de trabalho harmonioso e desenvolver o potencial humano de cada trabalhador. A intenção é fazer com que o funcionário se sinta satisfeito com seu trabalho e que com que seja incentivado e devidamente recompensado com vista a alcançar as metas da empresa. Hoje modernamente não só a área de RH que deve reconhecer esta realidade, que o trabalhador é muito mais que visto, Todos tem que ter a correta percepção que o trabalhador é um ser que pensa, que tem sonhos, desejos, expectativas e que é dotado de inteligência e vontade.
Portanto a JOHNSON&JOHNSON, que é especializada na produção de farmacêuticos, utensílios e produtos pessoais de higienes. Está cada dia mais atenta ao desenvolvimento social e das cidades e região de atuação, sempre agindo com pessoal qualificado para prestar satisfatório atendimento a sua clientela e colaboradores. 
	
5
JOHNSON & JOHNSON
Forma de Constituição:
Para se constituir uma empresa é preciso que haja pessoas interessadas pelo mesmo objetivo, que tenha as mesmas metas e observem atentamente para a missão pela qual a empresa está se inserindo do ramo de produção.
E, não fugindo a regra a JOHNSON & JOHNSON, está cadastrada no Cadastro nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ sob o número 59. 748. 988/0001-14 e Inscrição Estadual: 645.006.226.114 – localizada na Rodovia Presidente Dutra, 21500 km 154 São José dos Campos SP, CEP: 12247004.
Dados e Fatos da Origem da Organização.
JOHNSON & JOHNSON é uma empresa americana fundada em 1886, especializada na produção de farmacêuticos, utensílios médicos e produtos pessoais de higiene. Suas ações fazem parte da lista industrial Dow Jones. A sede da empresa localiza-se em Nova Brunswick, Nova Jersey, Estados Unidos. A empresa tem aproximadamente 200 subsidiárias operando em mais de 90 países, e seus produtos são vendidos em mais de 175 países. 
JOHNSON & JOHNSON Brasil iniciou suas atividades em 1933, no bairro da Moóca, em São Paulo, na época, a companhia tinha como principal objetivo suprir o mercado brasileiro, com produtos de uso hospitalar e doméstico, como algodão, gaze, esparadrapo, compressas cirúrgicas entre outros. Com passar dos anos fomos ganhando um DNA especialmente Brasileiro que refletiu em descobrir as necessidades deste mercado, trazendo inovação, investindo em infraestrutura e apostando nas particularidades do país. Como consequência dessa trajetória em parceria, ampliamos nossas instalações concentramos esforços para oferecer as melhores soluções para o público brasileiro. Por isso hoje somos uma empresa de 5 mil colaboradores, 4 escritórios regionais de vendas, 3 centros de distribuição, 910 mil m² de parque industrial. E 11 fábricas localizadas em São José dos Campos SP, o maior complexo industrial da JOHNSON no mundo.
6
 Natureza e Ramo de atuação:
Escolher o ramo de atuação de uma empresa precisa de muito estudo, e para isso o proprietário
e agora empresário já estava preparado para trabalhar com a produção de vários tipos de produtos farmacêuticos e de higiene pessoal.
Marcas
Aveeno (Active Naturals) 
Johnson’'s Baby
Acuvue (Lentes de Contato)
Benalet (Pastilhas)
Carefree
Clean & Clear
Contonetes
Johnson’'s a vida bem de perto
Neo Strata
Listerine
Mylanta Plus
Neutrogena
Nicorette (Nicotina)
O.B.
Reach 
Resprin (Paracetamol 400 mg)
Roc Laboratório de Dermo-Esthetique
Sempre Livre
Sundown
Tylenol (Paracetamol)
Band-Aid
Hipoglos
Neo Strata
Desitin
7
Insumos, Matérias Primas e Serviços por eles fornecidos:
Talco, Shampoo, Óleo Baby, Sabonete Líquido, Loção Hidratante, Condicionador, Creme de Pentear, Cotonete, Escova Dental, Fio Dental, Lenços Umedecidos, Spray Finalizador de Cabelo e etc..
Cliente Alvo:
O cliente-alvo, tem dois tipos, aqueles que adquiri o produto para posterior comercialização, ou seja, revenda e aqueles que são os denominados consumidores.
ORGANOGRAMA
Toda empresa bem constituída apresenta seu organograma de quem faz parte 
da alta direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional.
PRESIDENTE
 DIRETOR
FINANCEIRO
DIRETOR DE
PRODUÇÃO
DIRETOR DE 
MARKETING
DIRETOR DE RH
GERENTE FINANCEIRO
GERENTE FABRICAÇÃO
GERENTE DE VENDAS
GERENTE PESSOAL
DEPARTAMENTO DE
ORÇAMENTO
DEPARTAMENTO DE
MANUTENÇÃO
DEPARTAMENTO DE
PROPAGANDA
DEPARTAMENTO DE
SELEÇÃO
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
DEPARTAMENTO DE QUALIDADE
DEPARTAMENTO DE PESQUISA
DEPARTAMENTO DE SALÁRIOS
DEPARTAMENTO TESOURARIA
DEPARTAMENTO DE COMPRAS
DEPARTAMENTO DE VENDAS
DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO
8
2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Quando vários pensadores, especializados em diferentes áreas de gestão, começam citar uma mesma empresa como exemplo, e o fazem com frequência, podemos ter segurança, ela anda fazendo algo muito de muito certo. É oque têm acontecido nos últimos três ou quatro anos com a Johnson & Johnson. Que passou a ser vista como uma empresa inovadora tanto em produtos como em gestão.
A integração organizacional da empresa Johnson está bem relacionado com o papel e atividade que cada indivíduo em espécie da empresa presta com qualidade, por isso se integrar com o ambiente organizacional da nossa empresa não é um grande desafio segundo o Presidente da empresa Willian Weldon, segundo ele seus métodos de recrutamento são bem específicas e por isso o candidato se familiarizar com o ambiente organizacional da empresa o mais depressa possível.
O candidato envia seu currículo por e-mail. E a nossa equipe de aquisição de talentos trabalha com a contratação de gerentes para avaliar candidatos para todos os cargos vagos.
Administração de Cargos:
 Para administrar cargos precisa ter um pensamento muito enfático ao redor da empresa, precisa ter uma consciência muito determinante ao analisar os cargos, habilidades e conhecimentos que a pessoa precisa ter para ocupar tal cargo, na empresa Johnson administrar cargos é uma tarefa complicada, avaliar uma pessoal ideal para uma empresa que cuida do bem-estar das pessoas com produtos farmacêuticos e higiene pessoal que requer muito cuidado, por isso contratar a pessoa certa para o cargo certo é um grande desafio para nós, segundo Willian Weldon.
9
Relação Funcionário e Grupo Empresarial
A nossa estratégia d e relacionamento com os funcionários é de perfeita 
harmonia e compreensão de nossos funcionários ate p orque eles são gente como a gente, nos não pode maltratar aqueles que estão abaixo de nos tem os que ajuda e incentivar para que ele faça seu papel dentro da s nossas expectativas. 
Por isso a motivação para os nossos funcionários é essencial, o nosso 
critério é;
 – MOTIVAÇÃO;
 – AUMENTO DE SALÁRIOS, PARA OS QUE ESTÃO SE DESTACANDO;
 – COMPREENSÃO E AMIZADE;
– BOM RELACIONAMENTO ENTRE SUPERIORES E FUNCIONÁRIOS.
Por isso que a empresa Johnson & Johnson é diferente das outras e se destaca no meio de todas, um ambiente familiar com todos. 
10
3. CONTABILIDADE
	A empresa JOHNSON&JOHNSON é bem parcial quanto aos preços e promoções que a n ossa empresa faz, mas sempre fazemos os preços pensando no bem-estar do consumido, por isso veja a tabela abaixo. 
Situação de liquidez da empresa, considerando o Balanço
	MATERIAIS
	PREÇOS
	Loção Hidratante
	R$10,33
	Colônia
	R$18,90
	Haste Flexíveis
	R$3,29
	Shampoo Baby
	R$8,95
	Sabonete Líquido
	R$11,99
	Escova de Dente
	R$9,65
	Loção antimosquito
	R$30,53
	Óleo de amêndoas
	R$23,90
	Lentes de Contato
	R$117,41
	Fio Dental
	R$6,38
	Esteira Ergométrica
	R$1.400,00
	Condicionador Baby
	R$13,92
	Creme de Pentear
	R$19,99
	Talco
	R$13,21
Patrimonial e Demonstração de Resultados do Exercício ao último 
Exercício social. 
11
Liquidez da empresa:
Patrimônio Líquido pode ser caracterizado pela divisão dos seguintes itens:
Capital social
Reservas de capital
Reservas de avaliação
Reservas de Lucro
L/P Acumulados
Liquidez Geral
Liquidez é a facilidade de movimentar uma conta do ativo. Sendo assim visto que as contas do ativo circulantes são as mais movimentadas, terão a maior liquidez. Por outro lado, as contas do ativo permanentes são menos movimentadas, tendo, portanto a menor liquidez de uma organização.
Grau de endividamento
Deste relatório da empresa Johnson & Johnson, extrai-se um dos valores que mais decisivamente influenciam no resultado líquido do exercício, lucro ou prejuízo. O lucro ou prejuízo do exercício demonstra nitidamente uma das variações do Patrimônio da empresa entre dois períodos. A demonstração dos resultados do exercício deve ser estruturada de forma dedutiva, incluindo todas as receitas (ganhos) e as despesas e custos (gastos) ocorridos no exercício e que formaram o resultado desse exercício. 
12
Contabilidade Gerencial: Responsabilidade Social Corporativa
A Johnson & Johnson é responsável por produzir resultados financeiros que satisfaçam os acionistas. Entretanto, ela têm responsabilidade social corporativa para atender outras partes envolvidas – como clientes, funcionários, fornecedores, comunidades e defensores do meio ambiente e de direitos humanos –, cujo interesses estão vinculados ao desempenho da empresa. A responsabilidade social corporativa (RSC) é um conceito segundo o qual a organização, ao tomar decisões, consideram as necessidades de todas as partes envolvidas. A RSC vai além do cumprimento jurídico, incluindo ações voluntárias que satisfaçam as expectativas das partes envolvidas. 
Exemplos de responsabilidades corporativas
	 A empresa devem oferecer
aos clientes: 
Produtos seguros e de alta qualidade com preços justos.
Entrega e competente, cortês e rápida de produtos e serviços.
Total divulgação de riscos relacionados a produtos.
Sistema de informação de fácil utilização para realizar compras e acompanhar pedidos.
	A empresa e fornecedores devem oferecer aos funcionários:
Condições de trabalhos seguras e humanas.
Tratamento não descriminatório e o direto de organizar e apresentar queixas.
Remuneração justa.
Oportunidades de treinamento, promoção e desenvolvimento social.
Quadro 1
13
	A empresa deve oferecer aos fornecedores:
Termos de contrato justos e pagamentos pontuais.
Tempo razoável para prepararem os pedidos.
Aceitação sem problemas de entregas pontuais e completas.
Ações cooperativas em vez de unilaterais.
A empresa deve oferecer aos acionistas:
Gerenciamento competente.
Fácil acesso a informações financeiras completas e precisas.
Divulgação integral de riscos empresariais.
Respostas honestas a questões feitas.
	A empresa deve oferecer as comunidades:
Pagamentos de impostos justos.
Informações honestas sobre planos como fechamento de fábricas.
Recursos que apoiem instituições de caridade, escolas e atividades cívicas.
Acesso razoável a fontes de mídias.
A empresa deve oferecer aos defensores do meio
ambiente e dos direitos humanos:
Dados da emissão de dados do efeito estufa.
Dados sobre reciclagem e conservação de recursos.
Transparência quanto a mão de obra infantil.
Total divulgação de fornecedores localizados em países em desenvolvimento. 
Quadro 1 continuação
14
4. ESTATÍSTICAS APLICADAS
GRÁFICO DE FATURAMENTO POR MÊS 2016 DE SETEMBRO A DEZEMBRO
Este gráfico é para mostrar o faturamento da empresa de mês em mês. Pode-se ver que a um grande número de vendas principalmente em dezembro. Outubro e novembro, isso se deve por contas de festas de final de ano.
15
5. CONCLUSÃO
O presente trabalho permitiu visualizar os conceitos e metodologias aplicadas pela empresa na área de Gerenciamento de Pessoas, Contabilidade, Estatística Aplicada. Na empresa Johnson & Johnson. Ao longo do desenvolvimento ficou evidenciado o clima organizacional da empresa que por sua vez é agradável já que os lideres mantém bom relacionamento com seus subordinados e há métodos de motivação dentro da empresa. Ela tem como papel fundamental sua equipe que ajuda na divulgação dos seus produtos no mercado, com desenvolvimento nos negócios olhando a companhia como um todo. E atende seus clientes com competência, descrição, cortesia, responsabilidade para a satisfação dos mesmos, assim fazendo a diferença em seu mercado. A mesma é composta por pessoas com ótimas habilidades técnicas, todas interessadas em um objetivo único e motivadas para alcançá-los. Apesar de nenhuma empresa ser totalmente perfeita na sua forma de liderar seus colaboradores, a Johnson ostenta ótimos índices de rotatividades de funcionários e é uma das melhores empresas da região para se trabalhar. 
16
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Material Didático da UNIP, 2° Semestre. 2017
Livros: 
STEPHEN P. ROBBINS, DAVID A. DECENZO, ROBERT WOLTER. Fundamentos de gestão. 2° edição. Guarulhos SP, 2012.
CHIAVENATO, IDALBERTO. O Capital humano das organizações, recursos humanos.
RAY H, GARRISON, ERIC W. NOREEN, PETER C. BREWER. Contabilidade gerencial. AMGH editora, 2013.
IDALBERTO CHIAVENATO. Fundamentos de Administração: Planejamento, Organização, direção e controle. Rio de Janeiro: Elsevies, 2016.
Sites:
http://pt.wiipedia.org/wiki/johnson_%26_johnson
http://www.cnpj.info/johnson-johnson-industrial-LTDA
http://www.evef.com.br/artigos-e-noticias/management/k3-autonomia-asministrativa-johnson-johnson
http://exame.abril.com.br/negocios/johnson-johnson-eleve-estimativa-de-lucro-em-2017/
http://www.google.com/seade?=johnson+precos&client
17

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais