A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Questionario AV1 Redes01 Com Respostas[1]

Pré-visualização | Página 1 de 3

========================
Redes01-Aula01==========
========================
01) Cite as necessidade humanas, motivadoras dos avanços tecnológicos, que tiveram papel de propulsão para o desenvolvimento de tecnologias que suportaram as sociendades em suas diversas etapas evolutivas.
R: O ser humano sempre gerou e necessitou transferir conteúdo, de si para outros humanos, o que é intrínseco à natureza humana. Tudo o que temos de tecnologia decorre da nossa necessidade de atendimento desta demanda:
	Informativas;
	Comerciais / Econômicas;
	Troca de experiências entre iguais e por conveniências;
		
		
02) Quais são os 4 grandes desafios nos processo de comunicação ao longo de todas as etapas de desenvolvimento de	
R: 
Transpor distâncias 
Garantir a Integridade  
Garantia a Segurança da informação
Obter uma Processo de Confirmação da informação enviada
03) Como tudo no mundo tem sua curva de finitude: tudo tende a terminar, tudo tende a acabar, tudo tende a chegar a um esgotamento. Como ir além das tendências do finito?
R: Deve-se entender os recursos que se tem à disposição e como estão arranjados para:
Reinventar a tecnologia
Conseguir reutilizar o que chegou ao seu limite hipotético
Reconstruir o que já foi construído ou, abandonar os modelos para ousar novas opções: atos de fé num mundo exato.
04) Como podemos enxergar a infraestrutura de comunicação em termos de uso e capacidade aos olhos do Campo da Informação?
R: Uma infraestrutura de comunicação é algo concorrido e cobiçado, ao mesmo tempo que necessariamente deve ser distribuído: muito caro para ser concentrado nas mãos de poucos. Deve ser avaliado/acompanhado constantemente para que se saiba com está a sua utilização e por quem, levantando tendências de esgotamento e limitações e para quando isso acontecerá,.
========================
Redes01-Aula02==========
========================
01) Qual o agente motivador para criação das primeiras redes de computadores?
R: As redes de computadores foram criadas inicialmente para suprir uma necessidade militar. 
02) A primeira experiência de interligação de redes, de ordem civil, entre centros de pesquisa, se deu utilizando que tipo de suporte de comunicação na época?
R: R A experiência foi realizada por meio de uma linha telefônica discada de baixa velocidade (o que se tinha à época, como malha de comunicação).
03) Como era o tipo de conexão utilizada pela ARPANET, complexo d interconexão que Ligava,inicialmente, 4 universidades nos EUA, permitindo aos cientistas partilhar remotamente informação e recursos.
R:A Arpanet usava canais de comunicações de 50 kbps, criados a partir de linhas telefônicas dedicadas, adaptadas para o uso como link de dados.
04) Qual foi a topologia criada para conferir aumento de robustez e confiabilidade operacional à ARPANET 
R:Para garantir a operação da rede, cada nó era interligado a pelo menos dois outros (criação de redundância para ampliar a robustez operacional) de forma que a rede pudesse continuar funcionando mesmo com a interrupção de várias das conexões, o que denota a preocupação com a continuidade operacional da rede, e esse sentimento nos acompanha como parte dos processos de elaboração dos projetos de rede.
05) Quais eram os elementos fundamentais e constituintes, necessários existirem, para que pudesse haver um processo de comunicação entre elementos computacionais em uma infraestrutura de comnicação?
R? Dos elementos destacam-se: 
	Protocolos de comunicação e Rede, como o TCP/IP, 
	Tecnologia de comutação de pacotes de dados 
	Correio eletrônico
06) Quem foi o responsável peloinício do desenvolvimento do conjunto de protocolos denominado TCP/IP?
R: A DARPA (Defence Advanced Research Projects Agency) que deu lugar a ARPA começou a desenvolver os protocolos TCP/IP.
07)Qual o grande colaboração da DARPA para o mundo acadêmico em termos de padronização relativo aos processos de comunicação das redes?
R: A DARPA concedeu os direitos do código dos protocolos TCP/IP à Universidade da Califórnia para que fosse distribuído em sua versão UNIX e pediu a todos os computadores que estavam conectados a ARPANET para que usassem os protocolos TCP/IP. 
08) Qual a justificativa para que os protocolos da suite TCP/IP se difundissem rapidamente?
R? Esses protocolos se difundiram rapidamente, em razão de não ser um aplicativo comercial, mas de ambito acadêmico.
========================
Redes01-Aula03==========
========================
01)Qual a atividade principal contido nos processos de comunicação de dados?
R:A comunicação de dados trata da transmissão de sinais através de um meio físico, de uma forma confiável e eficiente. 
02)Qual o principal objetivo de todo e qualquer sistema de comunicação?
R:O principal objetivo de um sistema de comunicação é possibilitar a trocar informação (dados) entre dois sistemas remotos, seja o volume desses dados aquele que o cliente necessitar ter o sistema deve suportar com margem para atender demandas futuras.
03) O que define um método de comunicação conhecido como comutação por circuito?
R:Esse é método de comunicação onde recursos de uma rede são alocados, dedicadadmente, ao processo de comunicação, solicitado pelo usuário, e a ele fica desdicado até o final do evento de comunicação, mesmo que durante todo o período que dure a conexão haja ou não tráfego útil ( os circuitos estabelecidos entre as máquinas ficavam ociosos, ou seja, não trafegava nenhuma informação porque não havia tráfego constante).
04) Quais os componentes previstos em um Modelo Básico que representa um processo de comunicação entre os dispositivos computacionais.
R: Transmissor (DTE), Elementos de Comununicação (DCE), Meio de Comunicação, Rereceptor (DTE)
05) O que Preconizava o modelo original da Rede de arquitetura em Barramento denominada Ethernet?
R:O termo "ether" era usado para descrever o meio de transmissão dos sinais em um sistema. No Ethernet original, o "ether" era representado por um cabo coaxial. O termo que foi escolhido para enfatizar que o padrão Ethernet nos traduzia que não haveria dependência do meio e por consequência, podia ser adaptado para trabalhar em conjunto com outras mídias como por exemplo|cabo de fibra óptica, ou mesmo o ar, no caso das redes wireless.
========================
Redes01-Aula04==========
========================
01) Qual o signifiacado de Bit? 
R:O termo é proveniente das palavras dígito binário, ou "BInary digit", que representa a menor unidade de medida de transmissão de dados usada na computação e informática. 
02) O que pode representar um valor binário, ous seja, um BIT?
R: Assumindo dois únicos valores possíveis "0" ou "1", pode representar um série de condições de estados. A representação de um bit pode ser:
	Simples como 0 volts para o valor binário "0" e +5 volts para o valor binário "1'. 
	Presenças ou auxência de sinal.
	Alteração de estado de acordo com a correlação traçada para o evento.
03) As informações cursadas pelos meios podem ser sujeitas a interferências, alterando as características físicas dos sinais que transportam um dado valor de informação. Uma vez alterado, o sinal, por consequëncia, influenciará alteração nas interpretações dos valores quando transformados em códigos binários. Quais são os fenômenos passieveis de ocorrer de modo que possam alterar os sinais transportados em meios metálicos (sinais elétricos)?
R: Atenuação; Reflexão; Ruído; Colisões
04) O que vem a ser "Largura de Banda" de uma enlace ou link?
R: Representa a capacidade física que um circuito de dados. Indica quantos bits podem ser transferidos de um ponto "A" até um ponto "B" em um determinado período de tempo.
05) Há dependência da informação a ser transferida em um dado meio para que este possa apresentar mais ou menas LArgura de Banda?
R: A largura de banda existe ainda que não haja qualquer informação sendo transferida. Sua unidade de medida é bps (bits