Buscar

Av1 de Metodologia de Ensino da Natação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Na fase de adaptação é importante que o professor proponha diferentes situações a fim de que a criança tenha de descobrir diferentes tipos de ajustamento, para cada tipo de situação. Nesta fase a criança vai descobrindo e elaborando sua dimensão social.
Sobre o processo de adaptação, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Dividir em seis grupos etários pode ajustar a adequação das atividades propostas ao interesse do grupo, ao nível de solicitação das atividades em seu volume e intensidade, ao nível de coordenação motora, à estrutura muscular, dentre outros fatores.
b)O segundo grupo consiste nos alunos de 10 a 12 anos, e é importante que apliquemos atividades lúdicas, mas podemos dar maior ênfase nas correções e detalhes da técnica dos nados, mas evitando grandes cobranças.
c)O terceiro grupo consiste nos alunos de 15 a 18 anos e é importante manter o caráter lúdico nas atividades, já que ainda se tratam de crianças em período de aprendizado e formação.
d)Alunos do quarto grupo que já estejam com um bom domínio técnico dos nados, saídas e viradas podem começar a participar das equipes de competição, e aumentar suas aulas para 60 a 90 minutos.
e)O primeiro grupo consiste nos alunos de 5 e 6 anos e devemos aplicar muito lúdico nas atividades, motivar os alunos nas práticas, criar aulas dinâmicas, ou seja, evitar das pausas grandes entre uma atividade e outro.
2)A quantidade ideal de alunos por aula de natação é um ponto difícil de ser definido. Alguns aspectos precisam ser levados em consideração para estabelecer este tipo de organização.
No que se refere aos alunos de natação, classifique as sentenças como verdadeiras ou falsase assinale a alternativa correta:
I - Para os alunos iniciantes, é mais adequado que tenham menos alunos em cada turma.
II - É preciso considerar o tamanho da parte rasa da piscina que está disponível para utilização nas aulas.
III - O número ideal de nadadores em uma turma de alunos iniciantes é de três a dez.
IV - Se os alunos são de diferentes níveis, e os equipamentos permitem uma divisão adequada da piscina, o professor pode controlar até 20 alunos em suas classes.
Alternativas:
a)Somente I, II e III estão corretas.
b)Somente II, III e IV estão corretas.
c)Somente I, III e IV estão corretas.
d)Somente I, II e IV estão corretas.
e)I, II, III e IV estão corretas.
3)O trabalho de preparação para o aprendizado dos quatro nados é também chamado de "adaptação". Portanto as atividades neste período devem não só preparar o aluno para ser um nadador, mas também para fazê-lo sentir-se bem no meio aquático.
São temas das aulas de natação durante o processo de adaptação:
Alternativas:
a)Sobrevivência no meio líquido, sociabilização e fundamentos.
b)Equilíbrio, deslocamentos e saltos.
c)Fundamentos, descontração facial e saltos.
d)Saltos, equilíbrio e técnica.
e)Técnica, sociabilização e respiração.
4)É sempre necessário para a classe poder ver o professor (se deslocando ou virando-se na água) e também é aconselhável para o professor ver todos os membros da classe. A posição que o professor assume na lateral da piscina, quando os alunos estão na água, depende do tamanho da classe.
Sobre a posição do professor durante as aulas de natação, classifique as sentenças como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
( ) Em uma turma pequena, de seis ou sete alunos, o professor pode permanecer próximo e acima deles.
( ) Se a classe é grande o bastante para ocupar todo o comprimento da piscina, é melhor que o professor permaneça ao lado dos alunos.
( ) A desvantagem de o professor ficar no final da piscina, é que quando os alunos estão do lado oposto da piscina, podem não escutar as instruções do professor.
( ) A posição do professor no final da piscina é ideal para uma turma grande que já consegue que deslocar ao longo do comprimento da piscina.
Alternativas:
a)V, F, V, F
b)V, F, F, V
c)V, V, F, F
d)F, V, F, V
e)F, F, V, F
5)No que se refere especificamente à piscina, a largura, o tamanho e a profundidade também são aspectos a serem levados em consideração no planejamento das aulas.
No que se refere a organização e planejamento das aulas relacionados à piscina analise as sentenças e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I - Os alunos iniciantes precisam que a piscina seja rasa, com um local para brincar e experimentar.
II - Para as crianças é ideal que a piscina tenha a profundidade de 45 a 95 cm.
III - Os nadadores que estão em aperfeiçoamento precisam de espaço e profundidade para saltar, nadar e realizar as viradas de cada nado.
IV - Fisicamente, a divisão da piscina em duas partes, com as raias e os flutuadores, é importante para separar as atividades e os alunos das turmas diferentes, e, além disso, demarca a área segura para as crianças e os iniciantes.
Alternativas:
a)Somente I e IV estão corretas.
b)Somente I, II e III estão corretas.
c)Somente I, III e IV estão corretas.
d)Somente II está correta.
e)Somente III e IV estão corretas.

Outros materiais