Buscar

Fichamento piaget

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fichamento
Parágrafo 7 “Para adquirir conhecimento sobre o sistema de escrita, as crianças agem da mesma maneira do que em outras áreas do saber: tentam assimilar a informação proporcionada pelo meio. “
A criança que procura ativamente compreender a natureza da linguagem que se fala a sua volta e que, na tentativa de compreender, formula hipóteses, busca regularidades, coloca à prova suas antecipações e cria sua própria gramática. 
Parágrafo 10 “Após uma série de explorações ativas, as crianças chegam á seguinte conclusão: não é o tipo de linha que nos permite distinguir entre um desenho e uma coisa escrita. Na verdade, produzimos os dois, através de linhas retas, curvas ou de pontos. Com o mesmo tipo de linhas podemos desenhar ou escrever.”
Os primeiros sinais gráficos representados pelas crianças são as garatujas, ou rabiscos. A compreensão sobre esses rabiscos significa um grande avanço para a alfabetização segundo Emília Ferreiro que afirma que "já não se consideram as produções das crianças de 4 ou 5 anos como rabiscos, e sim como uma espécie de escrita." 
Parágrafo 19: “As crianças defrontar-se-ão com problemas organizados em duas direções básicas- quantitativas e qualitativas. Do lado quantitativo, o primeiro problema a surgir é o seguinte: quantas letras um escrito deve ter para ser “legível”? Isso leva a elaboração de um princípio interno, que chamamos de princípio da quantidade mínima.”
A quantidade de letras utilizada pela criança agora, passará a ser associada aos sons da fala produzida por ela, ou seja, cada emissão sonora será representada por uma única letra, o que tornará a escrita silábica.

Continue navegando