Buscar

Trabalho Psicologia 1º Bim.

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – UNIDADE TAQUARAL
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
Atividade Avaliativa Complementar - 1º Bimestre
CAMPINAS 2018
Atividade do Primeiro Bimestre
Atividade:
Leia o Livro didático (pagina 48 a 52) sobre: A importância do estudo da psicologia para os futuros profissionais do direito.
Responda as seguintes questões:
1) Cite e explique 3 situações da vida profissional de um operador de direito na qual a psicologia se faz fundamental.
Vários são os ramos do direito que demandam da atuação de psicólogos em parceria com os operadores do direito nos casos concretos, tais como:
A atuação dos psicólogos nas varas de família, no auxilio a resolução dos litígios e das inúmeras demandas.
Nas varas da infância e juventude para avaliar as condições intelectuais, emocionais, relacionais e psíquicas de partes envolvidas em processos judiciais de habilitação para adoção, adoção, guarda, tutela e medidas de proteção;
Nas prisões os psicólogos se propõem a acompanhar os presos e familiares com auxilio psicológico, além de desempenhar importante papel no sistema processual, analisando a capacidade dos indivíduos se reintegrarem a vida em sociedade.
2) Explique com suas próprias palavras como se dá os níveis de análise psicológico, biológico e social.
Biológico: São os fatores determinados pela genética, pelo funcionamento orgânico do indivíduo e suas variáveis, como a ingestão de substâncias, as lesões cerebrais, as oscilações hormonais, etc.;
Psicológico: Fatores relacionados ao comportamento e as funções mentais;
Social: Fatores relacionados com a vida em sociedade, influência do meio social como determinante da personalidade.
3) Defina o que é um fenômeno e exemplifique alguns tipos de fenômenos psicológicos que possam demandar a atuação do operador do Direito.
Fenômeno é um fato, acontecimento ou processo que pode ser observado na natureza ou na sociedade. (AULETE, Caldas. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009).
Existem algumas situações em que observamos fenômenos psicológicos manifestados em diferentes contextos dentro do ambiente jurídico, identificados pelos níveis de análise, a exemplo:
- Nível de análise psicológico - Patrícia desenvolveu um quadro de síndrome do pânico e se encontra afastada de seu trabalho. Tal situação foi desencadeada em seu local de trabalho, um supermercado, quando foi vítima de violento assalto à mão armada. Patrícia pensa em processar seu empregador, solicitando indenização por danos morais em decorrência do dano psicológico laboral.
- Nível de análise biológico - Fábio responde criminalmente por homicídio por ter esfaqueado a própria mãe. Seu advogado alega doença mental, pois, segundo versão do réu, este disse ter ouvido vozes induzindo-o a cometer tal crime. Fábio já passa por tratamento psiquiátrico para tratar dos sintomas desse mal e possui dois tios com o mesmo problema.
- Nível de análise social - João foi preso por tentar furtar um pacote de biscoitos de um grande supermercado no centro de uma grande cidade. Em depoimento, alega que nunca havia cometido qualquer crime e que só o fez porque não tinha mais dinheiro para comprar comida e seu filho de sete anos estava chorando de fome. Movido pelo desespero, João agiu de forma precipitada e quando rendido pelos seguranças do supermercado não esboçou qualquer reação.
Referências:
FERRAZ, Carlos Renato Andrade. Psicologia aplicada ao direito. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 
http://noranadirsoares.site.med.br/index.asp?PageName=fenomeno-psicologico. Acesso em 19/04/2018;

Continue navegando