Buscar

Pesquisa,

Prévia do material em texto

Alcaçuz
É uma planta medicinal, também conhecida como Glicirriza, Salsa, Regaliz, Pau-doce ou Raiz-doce, muito utilizada no tratamento de problemas respiratórios.
O alcaçuz serve para ajudar no tratamento de abcessos, bronquite, catarro, conjuntivite, espasmos, feridas, furúnculos, gota, prisão de ventre, resfriado e úlceras gástricas
O nome científico do alcaçuz é Glycyrrhiza glabra e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.
 Ação Farmacológica 
Alcaçuz é uma saponina com baixo índice hemolítico e apresenta um importante poder
edulcorante (50 vezes mais doce que o açúcar), utilizado na indústria farmacêutica como
agente corretivo de sabor, mascarando o sabor amargo de drogas como o Aloe, Cloreto de Amônio e Quinina. Empregado como veículo para uso oral, tem demonstrado inibir o
desenvolvimento de bactérias e a formação de placas nos dentes. Também demonstrou
possuir atividade anti-inflamatória, antitussígena e expectorante.
Diminui as contrações intestinais, por isso é associado com purgativos drásticos. Suas
indicações mais recentes compreende o tratamento das úlceras gastrointestinais e da doença de Addison. A administração em ratos dos extratos de alcaçuz tem demonstrado uma elevação de enzimas hepáticas sugerindo um papel desintoxicante. Por via externa é usado em abcessos, estomatites e flebites.
A atividade antitussígena foi demonstrada através da supressão da tosse induzida por
estímulos elétricos e químicos sobre o nervo laríngeo superior do gato, logo após a
administração de glicirrizina. Além disso, a glicirrizina demonstrou desde muito tempo
potenciar a ação anti-inflamatória da hidrocortisona em ratos. Outros flavonoides como o
liquiritosídeo também demonstraram, in vitro, atividade anti-inflamatória. 
O Alcaçuz também age sobre o sistema nervoso central, sendo benéfico no mecanismo da ansiedade assim como a psicomotricidade e os estados convulsivos infantis. Tanto o liquiritosídeo como o isoliquiritosídeo têm demonstrado in vitro inibir a enzima monoaminooxidase.
Castanha da índia 
Conhecida como castanheiro-da-índia, é uma oleaginosa muito utilizada no tratamento de insuficiência venosa e varizes, mas ela também pode ser usada para facilitar o tratamento de hemorroidas. Pode ser comprada em qualquer farmácia em forma de cápsulas, pó, folhas, cremes ou sabonetes. Além disso, em alguns supermercados e feiras livres também é possível comprar as suas folhas para preparar chás e infusões.
Ação Farmacológica:
Possui atividade anti-inflamatória sobre a circulação periférica, ante edematosa e flebotômica. 
indicada na fragilidade capilar, varizes, hemorroidas e edemas por má circulação, flebites,
insuficiência crônica venal, reduzindo o processo de retenção capilar, pele (dermatite,
eczema, inflamações gerais), peso e dor nas pernas.
Nas hemorroidas acalma a dor, e sendo vasoconstritor periférico, é empregado também em forma de pomadas.
Adstringente, antiedêmica, anti-hemorroida, anti-inflamatória, estimulante, hemostática,
redutora da permeabilidade capilar, tônica, vasoconstritora e vaso protetor óleo tem sido recomendado contra dores gotosas e reumáticas.
GINSENG
O Ginseng e uma raiz medicinal muito utilizada na medicina chinesa devido às suas incríveis propriedades que ajudam, entre outros benefícios, a diminuir o estresse e o cansaço, a melhorar a qualidade de vida e proporcionar a longevidade. 
 Ginseng serve para tratar fadiga, debilidade, falta de concentração, estresse, cansaço físico e mental, bradicardia, impotência sexual, arteriosclerose e depressão.
 Ginseng coreano ou chinês: chamado cientificamente de Panex Ginseng, é estimulante e serve para tratar problemas circulatórios. 
Já o Ginseng americano, chamado cientificamente de Panex quinquefólios, tem efeito contrário e é calmante sendo útil para controlar o estresse, auxiliar o sono e tratar a depressão.
 Ginseng indiano: melhora a circulação sanguínea sendo útil para melhorar o contato íntimo além disso pode ser usado para prevenir ou ajudar no tratamento contra o câncer.
 
Ação Farmacológica 
a adrenalina, estimula o vigor muscular; tônico cardíaco, baixa os níveis
de glicose no sangue, ajuda o corpo a suportar a pressão do dia-a-dia.
É indicado para estados de debilidade como, particularmente depois de uma doença ou na velhice. Também é considerado útil para aumentar o vigor por curtos período,
bem como para melhorar a resposta do corpo ao stress. 
Os Chineses usam o Ginseng para a falta de apetite, esquecimento, inquietação, palpitações, insônia transpiração e debilidade geral 
Tem ação tanto estimulante como relaxante do sistema nervoso central; semelhante
a adrenalina, tem ação tanto estimulante como relaxante do sistema nervoso central; semelhante
estimula o vigor muscular; tônico cardíaco, baixa os níveis
de glicose no sangue, ajuda o corpo a suportar a pressão do dia-a-dia
Quilaia 
Planta da família das Rosaceae. Também conhecida como panamá-quilaia, timboúva. Pequeno arbusto, que cresce em lugares altos, possui flores verdes ou brancas. Tem como seus princípios Ativos, ácido ascórbico (vitamina C), ácido quiláico, amido, oxalato de cálcio, quilaína, sacarose, tanino. 
 Ação Farmacológica 
adstringente, anti-seborréica, anti-inflamatória, antimicrobiana, cicatrizante, emulsificante, expectorante, tensoativa, tônica capilar. 
Indicações: Afecções da pele, asma, bronquite, estimulante da mucosa gástrica, expectorante, feridas, infecção vaginal, licoreira, psoríase, reumatismo crônico.
Pesquisa
(Alcaçuz, Castanha da Índia, Ginseng, Quilaia)
Karina soares de oliveira 
TFM18
Prof: Rita 
SÃO PAULO

Continue navegando