Buscar

ESTUDO PROVA EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO PROVA EJA
A EJA é um direito social garantido na Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988.
A campanha nacional de educação rural é uma campanha da EJA desenvolvida ao longo do século XX.
Independência institucional e financeira face dos sistemas regulares de ensino; centralização das orientações do processo educativo e a existência de uma gerencia pedagógica central são características básicas do Mobral.
Em 1958, foi realizado o II Congresso Nacional de Educação de Adultos, cujo objetivo era a busca de novas diretrizes e perspectivas teóricas para a educação de adultos que caracteriza a difusão do pensamento de Paulo Freire sobre a educação.
Ao final dos anos 50, período politico autoritário, a educação de adultos foi relegada a projetos com características instrumentais para evitar processos de conscientização politica.
Ser maior de 18 e maior que 14 anos, é a idade exigida para realização dos exames de EJA, em nível médio e fundamental.
O documento especifico que norteia a educação de jovens e adultos nos dias atuais é a Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA.
O ENEJA é um evento publico decorrente do debate internacional sobre a EJA. Foram realizados 11 encontros no Brasil e eles demonstram que a sociedade civil organizada está participação, debatendo, propondo politicas publicas de educação.
As realizações dos ENEJAS, a presença da EJA na legislação educacional e a existência de diversos programas de EJA. A ampliação do numero de alunos que buscam programas de EJA indicam sinais do fortalecimento da EJA no Brasil.
A DNC para EJA propõe uma organização pedagógica que se caracteriza pela valorização da equidade e do respeito à diferença.
A 1ª Campanha de educação de Adolescentes (CEA) ou (CEAA), tinha o objetivo de expandir entre as massas os postulados do novo regime politico- a democracia liberal. Acenava como uma possibilidade de preparar mão de obra alfabetizada nas cidades, de adentrar o campo e integrar os imigrantes e seus descendentes nos estados do SUL do Brasil. Foi constituída como instrumento para a melhoria dos índices de analfabetismo no país. 
 Sobre a alfabetização no contexto da EJA do século XX, o analfabeto era visto como um ser ignorante. O analfabetismo foi tratado como um mal que assolava a sociedade, sendo necessária a sua erradicação e a alfabetização era necessária para diminuir a ignorância e formar um coletivo eleitoral que respondesse aos interesses políticos.
Sobre as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais referente a estrutura e duração dos cursos voltados para EJA, os sistemas de ensino devem respeitar o que está prescrito nas DCN ser devem atentar para a identidade da EJA e o seu regimento de cunho federativo.
Sobre a regra de prioridade para o atendimento da escolaridade universal obrigatória, um jovem precisa ter no mínimo 15 anos de idade completos para poder fazer a sua inscrição e realização de exames supletivos em fase de conclusão do Ensino Fundamental.
Na concepção instrumental da educação, a equipe técnica era quem organizava as cartilhas utilizadas pelos alunos da EJA, e os alfabetizadores deviam reproduzir as intenções ideológicas para o sistema educacional, portanto, não tinham acesso à seleção dos conteúdos da EJA.
4 equívocos da EJA em relação à formação do educador e às suas praticas apontadas por Barreto e Barreto: formação antecede a ação, formação pode tudo; separação entre teoria e pratica, trabalhar o discurso e não a pratica. 
 O plano nacional de educação (PNE) apresenta duração plurianual e, entre suas metas está de erradicar o analfabetismo no país.
A educação de adultos tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central à superação do analfabetismo.
As atitudes, tomando como referencia uma concepção critica, dialógica de educação são: investigar algumas características do grupo, relacionar conteúdos que permitam estabelecer relação entre os saberes deles e os conteúdos escolares e enfatizar a interação em sala de aula.
Na concepção dialógica e investigativa da educação, o caminho metodológico para educação de jovens e adultos é a investigação do universo vocabular; palavras geradoras e temas geradores. 
O trabalho com o universo vocabular e posteriormente com temas geradores exige que o professor tenha 3 atitudes essenciais: atitude investigativa; respeito aos saberes dos educandos e disposição para motivar o dialogo durante a aula.
O estimulo ao trabalho de integração entre a pratica e a teoria no processo de alfabetização de jovens e adultos é uma característica que não faz parte da perspectiva de alfabetização e letramento.
Falar da formação e da pratica do professor de EJA implica pensar os equívocos apontados por Barreto e Barreto: A formação pode tudo; a formação antecede a ação; superação entre a teoria e a pratica e trabalhar o discurso e não a pratica.
Fator que justifica o crescimento do numero de programas EJA no Brasil é a persistência dos índices de analfabetismo e a baixa escolaridade da população brasileira, media 7 anos de estudo, ou seja, a educação fundamental completa.
É uma das características essenciais do programa de alfabetização solidaria(97) desenvolver-se a partir de parcerias entre poder publico e sociedade civil.
O programa Brasil Alfabetizado é uma iniciativa do governo federal e objetiva a ampliação da escolaridade no país.
No Brasil existem diversos programas de educação de jovens e adultos. Eles são caracterizados por serem parcerias entre governos e sociedade civil organizada.
Programas que dão atenção especifica à jovens e adultos da área rural é o Pronera e Projovem Campo. 
A concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento, visa a escolha de conteúdos mediante uma investigação de palavras e temas geradores, os quais são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida pelo educando.
A quarta característica da concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento refere-se à alfabetização no sentido de conscientização politica. 
Para o autor Álvaro Vieira pinto, o método crítico visa constituir no educando uma consciência critica de si e de sua validade. Para ele o método crítico, permite que o analfabeto seja visto como sujeito da alfabetização, pois transforma a si mesmo, sendo que a contribuição do educador consiste em possuir técnica adequada para proporcionar os elementos da linguagem escrita. 
Os objetivos principais dos Enejas no Brasil são proporcionar discussões sobre o cenario da Educaçao de jovens e adultos no país, suas demandas e desafios.
A concepção de educação de adultos diz que a educação de adultos tem trajetória veicular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo.

Continue navegando