Buscar

redação 23.05.18

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (417893) - Noções de Direito (CTB09)
 Prova: 6739553
QUESTÃO:
1. Paulo Nader ensina que "ao dispor sobre fatos e consagrar valores, as normas jurídicas são o ponto culminante do processo de elaboração do Direito e o ponto de partida operacional da dogmática jurídica, cuja função é a de sistematizar e descrever a ordem jurídica vigente. Afirma sabiamente que conhecer o direito é conhecer as normas jurídicas em seu encadeamento lógico e sistemático. Diz, ainda, que as normas jurídicas estão para o Direito de um povo como as células para um organismo vivo". Dentro do contexto, escreva uma redação com o tema: AS CARACTERÍSTICAS DA NORMA JURÍDICA.
FONTE: ESCOLA, Brasil. Norma jurídica. Disponível em: <http://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/norma-juridica.htm>. Acesso em: 23 nov. 2016
RESPOSTA ESPERADA:
As normas, como bem afirma o autor, são de cumprimento obrigatório e são amplamente divulgadas nos meios oficiais, motivo pelo qual ninguém pode alegar seu desconhecimento.
Elas possuem algumas características, como a abstratividade, a bilateralidade, a imperatividade e a coercibilidade.
A norma é criada para atender ao maior número de casos, e nunca um em específico, por isso sua abstratividade. Outra característica é a bilateralidade, pois a norma sempre vincula duas partes, uma que exige e outra que presta a conduta nela prevista. A imperatividade impõe o cumprimento do comando da norma. E, por fim, a coercibilidade prevê a possibilidade de uso da imposição para o cumprimento, até mesmo com o uso da força.

Outros materiais