Buscar

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Prévia do material em texto

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO 
TRAJETO DO ESPERMATOZOIDE: Os espermatozoides são produzidos nos testículos, e armazenados no epidídimo. Do epidídimo parte o canal deferente que transporta os espermatozoides até à vesícula seminal, um armazém de espermatozoides maduros que produz um líquido viscoso que nutre e protege os espermatozoides. O percurso do canal deferente termina na porção da uretra que atravessa a próstata, uma glândula que também produz secreções. O trajeto final do sémen é feito ao longo da uretra.
PRODUÇÃO, ARMAZENAMENTO E MATURAÇÃO DO ESPERMATOZOIDE: Os espermatozóides que saem dos testículos (onde são produzidos) e entram no ducto epididimário possuem um movimento circular. Após um processo de maturação de 2 ideias para ganhar dinheiro semanas, quando percorrem todo o epidídimo e são armazenados em sua cauda, os espermatozóides adquirem motilidade para frente, necessária para a fertilização.
COMPOSIÇÃO DO SEMEN: O Sémen passa através dos canais ejaculatórios e mistura com os líquidos das vesículas seminais, das glândulas prostrados, e bulbouretral. As vesículas seminais produzem um líquido viscoso, frutose-rico. Isto forma ao redor 65-70% da base do sémen. A cor branca do sémen é devido à secreção das glândulas de próstata que contêm enzimas, o ácido cítrico, os lipídios, e a fosfatase ácida. Isto forma ao redor 25-30% da base do sémen. Em cada ejaculação em torno de 200-500 milhão espermatozóides são liberados pelos testículos. Isto forma aproximadamente 2-5% da composição do sémen.
DUCTO EJACULATÓRIO: Os ductos ejaculatórios fazem parte da anatomia masculina e causam a ação da emissão, em que os espermatozóides são depositados na uretra prostática. Cada indivíduo do sexo masculino tem 2 destes vasos. Eles começam na estrutura denominada ductos deferentes, penetram na próstata e abrem-se um em cada orifício, de cada lado do utrículo na uretra prostática. À emissão, em que se misturam os componentes do sêmen na uretra prostática, segue-se a ejaculação. Durante a ejaculação, o sémen é expulso da uretra prostática pela contração rítmica da musculatura perineal, que o impele pelo restante da uretra em direção à extremidade do pénis.
COMPOSIÇÃO DO PENIS: O pênis, órgão masculino de contato na união sexual, constitui-se de três estruturas fundamentais, de formato cilíndrico e de tecido altamente elástico. Duas delas são os chamados corpos cavernosos; a terceira é o corpo esponjoso, que envolve a uretra. E para desempenhar suas funções, apresenta uma característica muito especial: suas dimensões variam muito, oscilando desde aproximadamente 7 centímetros até o dobro desse comprimento, quando em ereção. E seu diâmetro, por sua vez, também se torna duas vezes maior. Esse aumento do órgão é determinado pelo ingresso de sangue, que preenche os corpos cavernosos e o corpo esponjoso. O corpo esponjoso, cilindro vascularizado que envolve a uretra peniana, forma a glande (porção dilatada que constitui a cabeça do pênis). A glande é envolvida por uma prega de pele, chamada prepúcio. Essa pele é retrátil, permitindo a exposição da extremidade do órgão, quando este estiver ereto.

Continue navegando