Buscar

hc trabalho guilherme

Prévia do material em texto

Experiência pessoal do hospital
Entrar no hospital no primeiro dia, foi algo diferente que não era esperado por mim, eu pensei que por ser um hospital público tudo n funcionaria direito que seria milhões de pacientes desamparados e milhões de leitos nos corredores. No entanto, foi bem diferente do que eu imaginava, na clinica médica e cirúrgica tem espaço para todos os pacientes que necessitam desse atendimento especializado e há competência de vários funcionários. Essa análise foi uma analise superficial do primeiro dia onde tudo parecia funcionar.
Em uma análise mais aprofundada que eu pude perceber nos meus outros dias no hospital eu pude perceber alguns abusos médicos que acontecem. O primeiro, e o pior de todos, é o absurdo que muitos médicos fazem de interferir na privacidade do outro sem ao menos dar um bom dia ou pegar uma autorização do próprio paciente. Eu vi exemplo de pacientes estarem quieto quase dormindo no HC e chegar o médico despindo e mostrando a doença para vários alunos de uma vez. Na minha opinião faltou alteridade. Imagina para a filha acompanhante , ver o pai sendo estudado como um objeto e não poder falar nada. Esse é o segundo grande problema que eu percebi, a maioria dos pacientes não reclamam de nada , tudo que perguntar está bom, está tudo ok, mas eles não respondem nada porque eles estão inseridos na síndrome do jaleco branco , ou seja tudo que eu perguntar eles vão responder com respostar positivas e eles vão aceitar porque eles pensam que se reclamarem ou não ´´comportarem´´ a vida deles será prejudicada , porque os funcionários da saúde irão se ´´vingar ´´. Portanto, pela minha experiencia pessoal no hospital o maior problema de todos, é o paciente saber dos seus direitos e de tudo aquilo que ele pode reivindicar no Hospital Escola 
Funcionamento da clinica medica 
É um setor hospitalar onde acontece o atendimento integral do indivíduo com idade superior a 12 anos que se encontra em estado crítico ou semi-crítico, que não são provenientes de tratamento cirúrgico e ainda àqueles que estão hemodinamicamente estáveis. É na clinica médica que acontece a corrida de leitos, feitas pelos médicos. Nos dois primeiros quartos do HC, estão os casos mais graves, que precisam de um atendimento especial, geralmente tem um técnico de enfermagem disponível para cada um desses dois quartos, nos restante da clinica médica ficam pessoas de casos mais estáveis. Há duas enfermeiras supervisoras, vários técnicos em enfermagem e um médico que passa em períodos para acompanhar como está cada paciente. Além disso há muitos médicos professores, e diversos alunos de diversos cursos da saúde que participam da corrida de leito.
Funcionamento da clinica cirúrgica 
Setor destinado ao atendimento pré e pós-operatório, ou seja, recebem os pacientes que irão fazer a cirurgia, realizando o preparo, e também aos pacientes que vêm da cirurgia.
.No HC a clinica cirúrgica é muito similar a Clínica médica, inclusive ficam na mesma região e são separadas exatamente no meio do corredor. O funcionamento é uma ou duas enfermeiras supervisoras, vários técnicos e um médico passando em período dos dias. Há muitos internos operando nesse setor, e vários residentes, provavelmente é a área com mais internos do Hospital

Continue navegando