Buscar

Exercício AULA 2

Prévia do material em texto

Disciplina: SDE0133 - ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE 
	201512582654
	 
	Ref.: 201513213748
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A qualidade de vida está relacionada com a satisfação das necessidades mais elementares da vida do homem. E como exemplo temos:
		
	
	educação, esporte, doença, dança e eventos culturais.
	
	ginástica, eventos políticos, doença e armas.
	 
	educação, saúde, alimentação e  acesso a água potável.
	
	eventos sociais, doença, esporte e alimentos industrializados.
	
	roupas, doença, alimentos industrializados e acesso a água potável.
	
Explicação:
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. O conceito do termo pode ser muito abrangente e acaba envolvendo inúmeros fatores que estão na vida de cada pessoa, como a saúde física, a saúde mental e psicológica, o ambiente em que essa pessoa está inserida, saneamento, água potável, e até mesmo onde trabalha.
	
	 
	Ref.: 201513415693
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em 1923 a Lei Eloy Chaves cria as Caixas de Aposentadorias e Pensões( CAPS ), beneficiando primeiramente ferroviários e marítimos. Sobre as CAPS é CORRETO afirmar:
		
	 
	Tinham por finalidade benefícios previdenciários e assistência médica e seu financiamento era bipartite (empregado e empregador);
	 
	Eram vinculadas ao Ministério do trabalho, com financiamento tripartite (empregado, empregador e governo);
	
	São consideradas o embrião da saúde pública no Brasil;
	
	Sua prerrogativa era acúmulo de capital;
	
	Seu financiamento era tripartite ( empregado, empregador e governo);
	
	 
	Ref.: 201512789891
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmativas sobre os determinantes sociais da saúde: I - A situação de saúde de uma dada população está relacionada com as condições de vida e trabalho. II - Os determinantes sociais da saúde estão relacionados com os fatores culturais, sociais, étnico-raciais, econômicos, comportamentais e psicológicos. III - Os determinantes sociais da saúde são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. IV - Os fatores psicológicos, étnico-raciais, sociais, econômicos, comportamentais e culturais têm influencia a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. V - As iniqüidades em saúde demonstram serem justas e necessárias as desigualdades de saúde em certos grupos populacionais. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	I; II; III e V
	
	I, III, IV e V
	 
	I; II; IV e V
	
	II; III; IV e V
	 
	I, II, III e IV
	
Explicação:
Apenas a idade e o sexo não é suficiente para analisar o estado de saúde de uma população. Muitas variáveis devem ser consideradas:  Renda, status social e educação; - Ambiente físico: água potável, ar puro, ambiente de trabalho sadio, casa segura e comunidade bem planejada. - Rede de apoio social, incluindo família, amigos e comunidade - Genética, que influencia a expectativa de vida e o risco de desenvolvimento de determinadas doenças, etc.
As iniqüidades em saúde entre grupos e indivíduos, ou seja, aquelas desigualdades de saúde que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead, são um dos traços mais marcantes da situação de saúde do Brasil. A mortalidade infantil, cuja média nacional em 2004 foi de 23,1 por mil nascidos vivos, segundo dados do Ministério da Saúde, apresenta grandes disparidades regionais, observando-se taxas inferiores a 10 por mil nascidos vivos em alguns municípios do Sul e Sudeste e valores maiores do que 50 por mil nascidos vivos em áreas do Nordeste.
	
	 
	Ref.: 201512702242
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Logo após ficar cego, em conseqüência de uma retinopatia diabética, um homem de 55 anos parece estar deprimido. Quando você o questiona a respeito da sua qualidade de vida, ele, com ar desanimado, lhe diz que 10 anos "desse jeito" não valem 01 ano de boa saúde. A afirmativa do paciente indica que:
		
	 
	a cegueira está associada com depressão e esta incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde.
	
	quanto mais anos forem vividos com a incapacidade, mais feliz ficará o senhor de 55 anos.
	
	a expectativa de vida saudável é de 2 anos;
	
	a expectativa de vida é de menos de 10 anos;
	 
	cada ano de vida com incapacidade representa uma parcela da qualidade daquele ano de vida se não houvesse incapacidades, então a incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde;
	
Explicação:
Na análise da expectativa de vida saudável, em geral, são avaliados os dois componentes: anos vividos com saúde e vividos sem saúde, sendo que saúde pode ser analisada em diferentes dimensões. Assim como existem várias possibilidades para se definir saúde, há diferentes maneiras de se mensurar a expectativa de vida saudável. então cada ano de vida com incapacidade representa uma parcela da qualidade daquele ano de vida se não houvesse incapacidades, então a incapacidade resulta numa qualidade de vida que vale menos do que 10% daquela vida com saúde.
	
	 
	Ref.: 201512875107
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Carta de Ottawa definiu o conceito de promoção à saúde, e apontou os múltiplos determinantes da saúde, em consonância com definição da Organização Mundial de Saúde que define saúde como:
		
	
	uma dimensão psíquica, social e comportamental da atual, não está relacionada ao ambiente em que se vive
	 
	um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade
	
	um bem-estar físico, que não transcende a ideia de formas sadias de vida na direção de um bem-estar coletivo
	
	um estado de completo bem estar físico, mental, ambiental e a ausência de doenças crônicas
	
	um estado de completo bem estar físico, espiritual e social e também a ausência de doença ou enfermidade
	
Explicação:
A Carta de Ottawa definiu o conceito de promoção à saúde, e apontou os múltiplos determinantes da saúde, em consonância com definição da Organização Mundial de Saúde que define saúde como: um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente.
	
	 
	Ref.: 201513209385
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde => Declaração de Alma-Ata, trouxe a discussão da importância da ação internacional e nacional sobre a necessidade urgente para que os cuidados primários de saúde sejam desenvolvidos e aplicados tanto nos países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Essa Conferência enfatiza 5 aspectos fundamentais. Assinale o aspecto que é FALSO em relação à essa Conferência:
		
	
	As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo de preocupação comum entre todos os países.
	
	Que os cuidados primários de saúde representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde. Sendo estes essenciais e devendo ser colocados ao alcance de toda a população.
	
	A saúde como um direito humano fundamental.Reforço da ação comunitária - serão efetivas se for garantida a participação popular na direção dos assuntos da saúde, acesso à informação e aprendizagem nesta área. Empowerment comunitário é a aquisição de poder técnico e consciência política para atuar em prol de sua saúde.
	
	A responsabilidade dos governos com a saúde da população através de adoção de medidas sanitárias e sociais.
	
Explicação:
O REFORÇO DA AÇÃO COMUNITÁRIA: A promoção da saúde começa na participação efetiva e concreta da comunidade na eleição de prioridades, na tomada de decisões e na elaboração e desenvolvimento de estratégias para alcançar melhor nível de saúde. A força motriz desse processo provém do real poder das comunidades, da posse e controle que tenham sobre seus próprios esforços e destinos.
	
	 
	Ref.: 201512789890
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Conferência de Adelaide identificou (04) quatro áreas prioritárias para promover ações imediatas em políticas públicas saudáveis. São elas:
		
	
	Alimentação e nutrição; tabaco e álcool; promoção da solidariedade em ação e transparência da responsabilidade pública de prestação de contas.
	
	Apoio à saúde da mulher; criação de ambientes favoráveis; facilitação do aprendizado compartilhado e acumulação de conhecimentos sobre as melhores práticas.
	
	Transparência da responsabilidade pública de prestação de contas; mobilização de recursos para a promoção da saúde; facilitação do aprendizado compartilhado e apoio à criação de atividades sanitárias.
	 
	Apoio à saúde da mulher; alimentação e nutrição; tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
	
	Apoio à criação de atividades sanitárias; mobilização de recursos para a promoção da saúde; promoção da solidariedade em ação e acumulação de conhecimentos sobre as melhores práticas.
	
Explicação:
Segunda Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde Adelaide, Austrália, 5 a 9 de Abril de 1998, enfatizou as seguintes áreas de ação: Apoio à saúde da mulher; alimentação e nutrição; tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
	
	 
	Ref.: 201512702260
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários aconteceu no final da década de 70, em Alma-Ata e tem como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde e enfatiza que:
		
	
	A saúde é um direito de alguns grupos sociais.
	
	A responsabilidade dos governos com a saúde da população se dá através de adoção de medidas locais e em grupos menos favorecidos economicamente.
	
	As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo dos países em desenvolvimento.
	 
	O desenvolvimento econômico e social deve ser baseado numa ordem econômica internacional, que a população deve participar no planejamento e execução dos cuidados de saúde, não como uma exceção, mas como um direito e dever.
	
	A atenção primária é o segundo nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde.

Continue navegando