Buscar

SLIDE DIREITO AMBIENTAL COMPRAS PÚBICAS SUSTENTÁVEIS

Prévia do material em texto

O Trabalho Das Nações Unidas Para o Meio Ambiente Na Promoção Das Compras Públicas Sustentáveis.
PROF: LUCIANA LARA
CURSO: DIREITO
Compras Públicas Sustentáveis
no contexto da Agenda 2030 e dos ODS
Conceito CPS.ODS
Um dos conceitos de compras sustentáveis mais adotados pelos países que desenvolvem ações nesse sentido corresponde ao elaborado pela Força-tarefa em CPS do Reino Unido (U.K. Sustainable Procurement Task Force), em 2006, segundo o qual: 
“Compra sustentável é um processo por meio do qual as organizações, em suas licitações e contratações de bens, serviços e obras, deverão valorar os custos efetivos com base nas condições de longo prazo, buscando gerar benefícios à sociedade e à economia e reduzir os danos ao ambiente natural.”
3
 Compras Públicas Sustentáveis CPS.ODS
As compras públicas representam uma das atividades governamentais mais significativas na composição do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, atingindo percentuais que variam de 15%, no caso de países membros da OCDE, a 30% em países em desenvolvimento . No Brasil, os dados indicam que mais de 20% do orçamento é empregado em compras e contratações pelo setor público nacional, considerados e todas as esferas de governo.
Após a realização das Conferências das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, especialmente a Rio + 10 e a Rio + 20, as compras e contratações públicas sustentáveis ganharam corpo tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento, na medida em que os resultados dessas Conferências caracterizaram-se pelo estabelecimento de ações e programas voltados à promoção da transição dos países para novos padrões de produção e consumo.
 Compras Públicas Sustentáveis CPS.ODS
A adoção do conceito de CPS adquiriu escala global em virtude especialmente de dois produtos das referidas Conferências: o Processo de Marrakesh, fruto da Rio + 10, e o 10 Year Framework Program on Sustainable Production and Consumption Patterns (10YFP), estabelecido a partir da Rio + 20. Ambos representam marcos fundamentais para o início da construção de políticas de CPS em diversos países, dentre os quais o Brasil. 
As compras públicas sustentáveis (ou verdes) inserem-se, portanto, em um cenário mundial de preocupação com a adoção de ações em prol da sustentabilidade, compatibilizando o direito a um meio ambiente sadio e o direito ao desenvolvimento, ambos na condição de direitos humanos fundamentais.
 Essa preocupação encontra-se reforçada pela recente aprovação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do estabelecimento da Agenda Pós-20159 . Nesse contexto, o Objetivo 12, voltado a assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis, estabelece uma série de metas relacionadas ao escopo do presente estudo e ao PPCS.
Como parte fundamental da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o papel importante e transversal de Produção e Consumo Sustentáveis foi claramente afirmado com a inclusão de um objetivo específico para PCS (Objetivo 12) dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados em setembro de 2015, na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.
O Programa 10YFP sobre Compras Públicas Sustentáveis cria sinergias entre diversos parceiros para alcançar o objetivo em Compras Públicas Sustentáveis dos ODS.
Por que eles importam?
Globalmente, espera-se que mais pessoas ascendam a classe média nas próximas duas décadas. Isso é ótimo para a prosperidade individual mas aumentará a demanda por recursos naturais já limitados. Se não agirmos para mudar nossos padrões de produção e consumo, estaremos causando um dano irreversível ao nosso meio ambiente.
Para alcançar as metas deste ODS, a mudança nos padrões de consumo e produção se configuram como medidas indispensáveis na redução da pegada ecológica sobre o meio ambiente.
As metas do ODS 12 visam a promoção da eficiência do uso de recursos energéticos e naturais, da infraestrutura sustentável, do acesso a serviços básicos;
Prioriza a informação, a gestão coordenada, a transparência e a responsabilização dos atores consumidores de recursos naturais como ferramentas chave para o alcance de padrões mais sustentáveis de produção e consumo.
Meta 12.7
Promover práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades nacionais
 CPS.ODS
Produção e Consumo Sustentáveis
Liga o início e o fim dos processos, considerando seu impacto na sustentabilidade.
Uso de serviços e produtos que atendem às necessidades básicas e conferem qualidade de vida, minimizando o uso de recursos naturais e de materiais tóxicos, assim como as emissões de resíduos e poluentes ao longo do ciclo de vida dos serviços e produtos, de modo a não comprometer as necessidades das futuras gerações.
Perspectiva integrada entre produção, consumo e sustentabilidade, percebendo as relações de interdependência existentes nas ações humanas. Adota uma abordagem holística e se refere a uma mudança sistêmica, girando em trono de três objetivos principais:
Desassociar a degradação ambiental do crescimento econômico;
Adotar o pensamento de ciclo de vida; e
Propiciar melhores oportunidades aos países em desenvolvimento.
 CPS.ODS
Compras Públicas Sustentáveis
O QUE SÃO?
“Processo pelo qual as organizações públicas suprem suas necessidades de bens, obras e serviços públicos com bom custo- benefício ao longo de todo o ciclo de vida, gerando benefícios, tanto para a organização quanto para a sociedade e a economia, e reduzindo significativamente os impactos negativos sobre o meio ambiente.”
CPS de uma maneira geral, trata-se da utilização do poder de compra do setor público para gerar benefícios econômicos e socioambientais.
Funcionam, entre outras coisas, como uma força direcionadora de mercado
 Compras Públicas Sustentáveis CPS.ODS
POR QUE IMPLEMENTAR?
Os gastos públicos exercem um poder de compra enorme. Direcionar esses gastos para bens e serviços mais sustentáveis pode ajudar a orientar os mercados na direção da inovação e da sustentabilidade - possibilitando, assim, a transição para uma economia verde.
Países da OCDE: 12% do PIB
Países em desenvolvimento: 30% do PIB
BENEFÍCIOS
Através das CPS, os governos podem dar o exemplo e atingir objetivos políticos fundamentais. As compras sustentáveis permitem que os governos reduzam as emissões de gases de efeito estufa, melhorem a eficiência dos recursos e fomentem a reciclagem.
Resultados sociais positivos: Redução da pobreza, aumento da equidade e cumprimento das normas fundamentais de trabalho.
Resultados econômicos positivos: Geram renda, reduzem os custos e apoiam a transferência de competências e tecnologias.
 Compras Públicas Sustentáveis no mundo CPS.ODS 
Nicaragua
Costa Rica
Colombia
Ecuador
Peru
Chile
Uruguay
Brazil
Morocco
Ukraine
Azerbaijan
Kazakhstan
Ivory Coast
South Africa
Kenya
Mauritius
India
Vietnam
Philippines
Indonesia
Compras Públicas Sustentáveis no mundo CPS.ODS
“É fundamental promovermos as compras públicas sustentáveis como um catalisador de mudanças, para redirecionar padrões de produção e consumo insustentáveis.” (Gro Harlem Brundtland, 2012)
É liderado pelo PNUMA e co-liderado pelo KEITI (Instituto Coreano de Tecnologia e Indústria Ambiental) e pelo o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).
É uma plataforma global de apoio à implementação de CPS no mundo inteiro. Reúne diversas partes interessadas, cria sinergias e alavanca recursos no alcance de objetivos comuns.
OBJETIVOS
Sensibilização sobre a importância de CPS: ampliar o conhecimento sobreCPS e sua eficácia como ferramenta de promoção do consumo e produção sustentáveis, apoiar economias mais verdes e o desenvolvimento sustentável.
Apoiar a implementação de CPS na prática, através de maior colaboração e melhor acesso a ferramentas de capacitação e apoio de especialistas em CPS.
Compras Públicas Sustentáveis no Brasil
Compras Públicas Sustentáveis no Brasil CPS.ODS
 No Brasil, o Artigo 170 da Constituição Federal de 1988 (CF/88) já fornece os fundamentos para as compras públicas sustentáveis quando estabelece que a ordem econômica deve observar, entre os seus princípios, a defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental de produtos e serviços, e de seus processos de elaboração e prestação. No mesmo artigo, a CF/88 coloca o princípio da livre concorrência, demonstrando a preocupação do Estado em harmonizar estes princípios na busca do desenvolvimento sustentável.
 Para um maior avanço das CPS no Brasil, torna-se necessário o diálogo do governo com o setor produtivo para que este participe ativamente no processo de discussão de critérios de sustentabilidade a serem adotados, incentivando o setor na formação de um mercado de produtos “verdes” ou sustentáveis. Para atender às demandas futuras de grandes volumes de compras governamentais, tendo em vista uma economia verde, o setor necessitará de políticas econômicas específicas (como redução de taxas e financiamento para novas tecnologias) para estimular seu desenvolvimento.
Compras Públicas Sustentáveis no Brasil CPS.ODS 
Compras Públicas Sustentáveis no Brasil CPS.ODS 
OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO
“apoio ao desenvolvimento e implementação de políticas de CPS, juntamente com ações de sensibilização sobre as oportunidades que representam rótulos ecológicos para o fortalecimento de um sistema de CPS."
1) Apoio a políticas de compras
Realizar uma avaliação do estado das compras públicas (marco legal)
Priorização de produtos
Definição de critérios de sustentabilidade
2) Apoio a empresas (principalmente PMEs)
Consulta e capacitação acerca dos critérios desenvolvidos
3) Fortalecimento de programa de rotulagem
Compras Públicas Sustentáveis no Brasil CPS.ODS
ENTREGAS: 
I Workshop – Formação do grupo de trabalho com diversas instituições
2014
Estudo “Arcabouço legal das CPS e Rotulagem no Brasil”
II Workshop – Diálogo com órgãos de controle
2015
III Workshop – Critérios de Sustentabilidade
“Estudos setoriais analíticos sobre bens e serviços: materiais de limpeza, informática e mobiliário”
Estudo “Paper Brasil – recomendações em CPS e Rotulagem para o Brasil”
Reunião comitê diretivo
IV Workshop – Paper Brasil
Metodologia de Critérios de Sustentabilidade para Compras Públicas” (e apresentação no Núcleo de Sustentabilidade do MPOG)
Estudo de lacuna ou SWOT sobre programa de rotulagem do Brasil
2017
Realizar treinamentos de empresas - foco especial PMEs
Realizar treinamentos de agentes públicos
Inserir critérios definidos em processos de compras públicas
2016
 2013
SE A POPULAÇÃO GLOBAL ATINGIR OS 9,6 BILHÕES ATÉ 2050, SERÁ NECESSÁRIO O EQUIVALENTE A TRÊS PLANETAS PARA SUSTENTAR O NOSSO ESTILO DE VIDA ATUAL
OBRIGADO A TODOS PELA ANTENÇÃO!

Continue navegando