Buscar

A ESCUTA COMO PRIMEIRA DESCOBERTA PARA UM NOVO CAMINHO DA ATENÇÃO EM SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ESCUTA COMO PRIMEIRA DESCOBERTA PARA UM NOVO CAMINHO DA ATENÇÃO EM SAÚDE
 Depoimento de uma acadêmica, que participou pela primeira vez de um projeto na Comunidade Maria de Nazaré. Não sabia muito bem o que fazer o que falar e também qual a minha importância ali, naquela comunidade. Como o outro estudante com quem faz dupla não foi naquele sábado, para não ficar sozinha e insegura na visita à família que assistia, resolveu unir a outra dupla e visitar uma casa que ainda não conhecia.
 Logo na chegada, viu uma mulher, sentada no pequeno terraço de sua casa, muito triste e desanimada. Parecia que estava sem esperança alguma para viver. A jovem ficou impressionada. Logo que começou a conversar, conseguiu entender o porquê de tanto desânimo. Ela morava em uma casa alugada, e o dono a estava pedindo de volta. Ela estava tentando alugar outra casa próxima, mas o dono ainda não lhe havia dado a resposta. Estava com muito medo de ficar sem ter onde morar.
 No decorrer da conversa, começou a notar que a aparência daquela mulher começa a mudar, e ela ia ficando mais alegre. Ficou impressionada com a força transformadora de sua escuta. Na verdade, não era só uma escuta. Havia uma atenção carinhosa nesse ato. Depois dessa visita, foi então que começou a entender um pouco o sentido de estar ali e o porquê do grande esforço de acordar cedo aos sábados pela manhã para participar do Projeto.
 Pode comprovar que o ouvir e a atenção carinhosa, atitudes tão valorizadas na Extensão Popular, realmente são de extrema importância para as pessoas. Um ato tão simples, como aquela visita orientada por esses valores, e não, pela vontade de ensinar formas corretas de se viver, pode levar as pessoas a mudarem o seu estado de espírito e sua atitude diante da vida. 
 Aos poucos, iam iniciando no conhecimento e no manejo da força que existe no que é sutil. Não é apenas a execução de procedimentos técnicos e o repasse de conhecimentos legitimados pela ciência que transformam a realidade na área de saúde. levar para a vida pessoal e profissional o aprendizado que se adquiri na extensão e na escuta atenciosa capaz de reorientar totalmente as ações de saúde.

Outros materiais