Buscar

economia compartilhada

Prévia do material em texto

ECONOMIA COMPARTILHADA
Segundo Cláudio Carvajal (coordenador do curso de Administração da FIAP e professor e consultor na área de Gestão Empresarial) 2014, economia compartilhada é a pratica de dividir, compartilhar o uso ou a compra de serviços. Ou seja, é a prática que permite transações de pessoas para pessoas, pode se tratar de uma prática inovadora, porém não é nova.
 Economia Compartilhada nada mais é do que o velho conceito de emprestar coisas e compartilhar custos, algo que as pessoas fazem há milhares de anos. “Isso não é novo nem para as pessoas nem para as empresas. No mundo empresarial, há centenas de anos os custos de uma empreitada são compartilhados por meio da união de duas ou mais companhias nas tão conhecidas joint ventures, visando redução de gastos e aumento de lucros”, diz. Segundo ele, a diferença entre passado e presente está na atual tecnologia da informação e nas redes sociais. que deram uma nova roupagem para o conceito. “Antes da comunicação digital, ficávamos restritos a compartilhar custos com nosso círculo mais próximo de amigos e conhecidos (RODRIGUES 2014).
A grande diferença entre o passado e o presente em relação há economia compartilhada é a tecnologia, por conta da globalização, que facilitou muito os processos econômicos, pois para utilizar esta prática a comunicação é essencial. Os aplicativos também facilitaram muito o processo pois os mesmos possuem um recurso muito forte em relação a comunicação como facebook e whatsapp, são aplicativos que contribuíram muito com a economia compartilhada principalmente em relação as transações de pessoas para pessoas, como dividir o custo de viagem de carro com pessoas que jamais vimos antes, ou até mesmo o compartilhamento de residência. “Hoje, o mundo é o limite. Podemos dividir o custo de uma viagem de carro com pessoas que nunca vimos antes, ou emprestar nossas casas para pessoas do outro lado do planeta”, (RODRIGUES 2014).
Segundo RODRIGUES 2014, economia compartilhada é o resultado da busca pela solução de problemas como escassez de recursos frente ao aumento crescente do consumo em todo planeta.
Por conta da necessidade de diminuir os custos de vida, as pessoas viram a economia compartilhada como uma oportunidade de conseguirem consumir, e não se sentirem pressionadas com as dificuldades financeiras, e até mesmo algumas viram uma oportunidade de conseguirem gerar alguma renda extra com está prática inovadora, porém não nova, com a criação de aplicativos que oferecem serviços de compartilhamentos.
REFERENCIAS 
Economia compartilhada: conceito. http://consumocolaborativo.cc/o-que-e-economia-compartilhada(2014). Acesso em: 18 de mar 2017

Continue navegando