Buscar

EXAME fundamentos socioantropologicos da educação

Prévia do material em texto

EXAME - FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
1) Leia o texto a seguir: “Não se pensa em identidade quando o “pertencimento” vem naturalmente, quando é algo pelo qual não se precisa lutar, ganhar, reivindicar e defender; quando se “pertence” seguindo apenas os movimentos que parecem óbvios simplesmente pela ausência de competidores”. Analisando o trecho citado, as vídeo aulas e o livro da disciplina, explique o que seria esse sentimento de “pertencimento”.
O fato é que cada um de nós nasce em uma determinada cultura e é esta condição que nos coloca como moradores desse mundo, ou seja, olhamos o mundo e vivemos nele, a partir de uma determinada janela da qual vemos apenas parte do todo. Essa inegável condição humana de pertencimento nos desafia constantemente, já que não podemos nos furtar ao contato com os outros, o pertencimento vem quando temos esse “enfrentamento” ou reconhecimento do outro. (p. 114)
2) “(...) Aqui, pois, a individualidade do todo aumenta ao mesmo tempo que a das partes; a sociedade torna-se capaz de se mover em conjunto, ao mesmo tempo que cada um de seus elementos tem mais movimentos próprios. Essa solidariedade se assemelha à que observamos entre os animais superiores. De fato, cada órgão aí tem sua fisionomia especial, sua autonomia, e contudo a unidade do organismo é tanto maior quanto mais acentuada essa individuação das partes. Devido a essa analogia, propomos chamar de orgânica a solidariedade devida à divisão do trabalho.” De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, defina o que é solidariedade orgânica para Durkheim. 
A solidariedade orgânica é típica das sociedades mais complexas (capitalistas) em que a divisão do trabalho social separa os indivíduos ao mesmo tempo em que os mantém unidos, pois uns dependem do trabalho do outros.
3) A sociologia marxista propõe uma interpretação da sociedade que toma as condições materiais de existência dos homens como fator determinante dos fenômenos sociais. Fale sobre essa concepção?
 
 I - Forças produtivas e relações sociais de produção são os dois componentes básicos da infraestrutura que determinam em última instância as demais dimensões da vida social. 
III - Mudanças na estrutura social são desencadeadas quando se desenvolvem incongruências entre a infraestrutura produtiva e a superestrutura, com predomínio da primeira sobre a última. 
IV - As instituições que compõem a superestrutura desempenham importantes funções de controle social e ideológico que contribuem para a manutenção das relações produtivas vigentes

Continue navegando