Buscar

Atividade psicanalise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade
Leia o caso clínico abaixo e responda às questões. Você tem cinco linhas, no máximo, para cada questão.
Soraia, de 40 anos, com grande conflito com a mãe, está no término de seu processo psicanalítico. Embora ela tenha ficado muito alegre quando o analista e ela houvessem combinado um período para o final do processo, ela sentia que havia agora uma dificuldade relacional profunda entre ambos, sendo vivenciada como uma catástrofe. Em uma dada sessão, ela diz: “Minha filha me deixa louca! Não é capaz de me ouvir e só mostra rebeldia”. O analista fez algumas colocações a respeito dela e de sua mãe, às quais Soraia reagiu com muito mau humor: “Oras!! Mais de suas estupendas colocações! O que você sabe sobre minha mãe e eu, se só agora eu me lembro e nunca havia dito antes que, quando tinha uns 8 anos e me atirava no chão, minha mãe perdia totalmente as estribeiras e me dava pontapés?”. Nesse momento, o analista sente um profundo desânimo...
Questão 1.
Apresente o conceito de transferência, segundo S.Freud.
R: Cada Individuo tem seu próprio método de conduzir-se na vida erótica, A catarse libinal cria estereótipos ligando –se ao clichês estereótipos presentes no individuo, o médico será incluso. 
Questão 2.
Identifique, no caso acima, pelo menos uma passagem em que o fenômeno da transferência acontece e reproduza o trecho que ilustra claramente esse fenômeno transferencial copiando-o na folha pautada.
R: “Oras!! Mais de suas estupendas colocações! O que você sabe sobre minha mãe e eu, se só agora eu me lembro e nunca havia dito antes que, quando tinha uns 8 anos e me atirava no chão, minha mãe perdia totalmente as estribeiras e me dava pontapés?”.
Questão 3.
No atendimento ao caso acima, a “abstinência de ação” corresponderia a quê, na atitude do analista com a analisanda? Justifique.
R: Ele usa as palavras como único veiculo de comunicação e essa atitude de criar condições favoráveis para o isolamento e analise da transferência.
Questão 4.
No atendimento ao caso acima, a “abstinência de sugestão” corresponderia a quê, na atitude do analista com a analisanda? Justifique.
R: Corresponde a atitude do analista, em um atendimento não se pode sugerir nada para o paciente, preservando o segredo sobre suas próprias opiniões, neste caso o analista fez alguma colocações a respeito dela e de sua mãe.
Questão 5.
Cite três diferenças entre psicoterapias e Psicanálise. 
R: Psicoterapia, o paciente é induzido a se concentrar seletivamente sobre determinado aspecto. Na psicanalise o paciente faz associação livre. Psicoterapia o terapeuta serve como modelo indentificatório. Na psicanálise o paciente é neutro, apenas reflete como espelho, o paciente se utiliza da abstinência da ação e sugestão. Na psicoterapia existe apenas 1 sessão semanal e na Psicanalise são de 4 a 5 sessões semanais. 
Questão 6.
No caso acima, você reconhece uma psicoterapia ou uma psicanálise?. Justifique.
R:Psicanálise, o terapeuta faz uso da abstinência da ação, e sugestão interpretando e analisando a transferência.
Questão 7. 
Identifique, no caso acima, a reação contra transferencial transcrevendo o trecho na folha pautada.
R: O analista sente um profundo desanimo. 
Questão 8.
Defina “contrato psicanalítico”, esclarecendo quando ele é enunciado entre analista e analisando. 
R:Contrato Psicanalítico é um acordo verbal entre o analista e o analisando sobre alguma variáveis do enquadre que são possíveis de serem combinados entre eles, e que sejam esclarecidos desde o inicio para que quando houver a quebra, isso possa ser conversado.
Questão 9. 
Defina “enquadre psicanalítico”, esclarecendo uma de suas funções. Há algo a relacionar com o caso acima?
R: É um conjunto de variáveis, o marco do processo. Uma de suas funções é estabelecer o tempo de duração de uma sessão e honorários. No caso clinico o analista e o analisando combinam um período de termino.
Questão 10.
Defina “neutralidade”, em Psicanálise. O analista do caso acima foi neutro?
R: A neutralidade é uma forma de impor a própria subjetividade do analista e do paciente. O analista não conduzirá o tratamento segundo seus próprios valores morais, religiosos, ou sociais, não dará conselhos e orientações e não atendenderá os desejos transferências de seus pacientes. O terapeuta acima foi neutro.

Continue navegando