Buscar

Atividade da AULA 02 DIFICIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modelo de cabeçalho para colocar no início das atividades: (exceto aula 08)
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso:Pedagogia 
Disciplina: Metodologia e Prática da Pesquisa em Educação
Professora:Drª. Terezinha Bazé de Lima 
Aluno (a): Fernanda Ferreira Barbosa	RGM:053.118546 Polo:Campos Belos
Atividades de Aulas01, 02, 03 e 04- Valor total 5,0 pontos
Neste portfólio 01, você deverá realizar as seguintes atividades, que serão enviadas em um único arquivo:
Vamos praticar a leitura racional?
1. Acesse a ferramenta Material de Aula – Periódicos e ou www.unigran.br/interletras, e escolha um texto dentro da área da Pedagogiae faça a leitura racional elaborando a crítica e a problematização.Faça a critica separada da problematização, no limite de uma página, apresente a referência(autor, título, ano de acordo com as Normas da ABNT) do texto escolhido. Valor desta atividade: 1.5ponto.
Critica: Todos estão a procura de novas experiências de escola ,de currículo,experimentando outras práticas e lições.Os secundaristas modificaram os rígidos tempos e espaços escolares tecendo formas de organização e sociabilidade.
Problematização: No Brasil,muitos são as mobilizações que lutam para garantir a oferta e o acesso ao ensino de qualidade para os seus filhos.As comunidades quilombolas caminham há anos nessa direção.
 Autora: Maria Andrade
Titulo: Movimentos pela educação
2.Na aula 02, apresentamos as Normas da ABNT.Veja na aula 02 as Normas da ABNT para cada fonte: (1,5 ponto)
Referências- apresente exemplos de Referências de acordo com as Normas da ABNT para cada fonte:
Livro;Artigo de revista
Site:www.editorialdoprofessor.com.br
Artigo: Organização curricular da educação de jovens e adultos
Leia e Estude a Aula 03 “A Evolução do Pensamento Científico” para responder as atividades propostas. (Valor - 1,0 ponto) 
De acordo com Martins (2015) Há duas maneiras de conhecer a realidade: Quais são elas? Explique-as: R: A intuitiva: Obtida por meio das impressões sensoriais que levavam a intuir os fatos os fatos reais exteriores ou os dos espíritos,sem auxilio do raciocínio a ter idéia ou noções deles.Por exemplo ao vermos uma construção dizemos ‘’isto e um edificio,verde,de oito andares’’ A Racional ou Conceptual: Resultado lógico da operação da mente e não determinar e nem especifica a realidade,por exemplo: diante do mesmo prédio podemos dizer: ‘’este edificio é grande e tem muitos escritórios ou apartamentos’’ 
Conceitue Ciência e escolha um dos Movimentos e ou Doutrina Filosófica conceituando-os: 
Leia e estude a Aula 04 “O Método Científico: Níveis de Conhecimento”. (Valor 1,0 ponto) R: Ciência representa todo o conhecimento,em geral a ciência comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. R: Doutrina é um conjunto de princípios que servem de base a um sistema.Ainda que existam semelhanças notáveis entre doutrina filosófica e teoria,diferenças sutis,porém importantes,são também evidentes principalmente quando nos referimos às teorias científicas.
5 Elabore um texto até 20 linhas para apresentar o conceito de Método Científico e suas etapas, sua origem: R: O método científico é um conjunto de regras básicas utilizadas no desenvolvimento de uma investigação a fim de produzir conhecimento dito científico, com a obtenção de resultados os mais confiáveis possíveis, seja na produção de novos conhecimentos, bem como na correção e integração de conhecimentos já existentes. Etapas: . Observação: Na ciência, as observações devem ser feitas de maneira precisa e bastante cuidadosa, nos mínimos detalhes;
Hipótese: Trata-se de uma possível explicação para determinado fenômeno e deve ser testada por uma grande quantidade de experimentos. Caso a hipótese seja confirmada, pode dar origem a leis e teorias.
Lei: Uma lei só pode ser formulada após determinada quantidade de observações semelhantes, já que possui a característica de descrever eventos que se manifestam de forma invariável e uniforme;
Teoria: Uma hipótese testada por vários experimentos pode gerar uma teoria ou modelo.
 A criação do método científico é atribuída a Descartes, mas tem suas raízes um pouco mais profundas em dois pensadores de nomes semelhantes: Roger e Francis Bacon.
Roger Bacon (1220-1292) foi um dos primeiros acadêmicos de Oxford e o primeiro a defender a experimentação como fonte de conhecimento. Junto com Duns Scotus e Guilherme de Ockham, Roger Bacon foi o responsável pelo que seria a base do empirismo, o pensamento de que a razão e o conhecimento não devem depender apenas da fé mas também dos nossos sentidos, pois podemos aprender aquilo que tivermos experimentado.
6.Pesquise e descreva os Níveis de Conhecimento:
Tem-se, então, os diferentes tipos de conhecimento:
Conhecimento Empírico.
Conhecimento Científico.
Conhecimento Filosófico.
Conhecimento Teológico.
Conhecimento Empírico
Popular ou vulgar é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos, as informações são assimiladas por tradição, experiências causais, ingênuas, é caracterizado pela aceitação passiva, sendo mais sujeito ao erro nas deduções e prognósticos. “é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado, sem aplicação de método e sem se haver refletido sobre algo”(Babini, 1957:21).O homem, ciente de suas ações e do seu contexto, apropria-se de experiências próprias e alheias acumuladas no decorrer do tempo, obtendo conclusões sobre a “ razão de ser das coisas”. É, portanto superficial, sensitivo, subjetivo, Assis temático e acrítico.
Conhecimento Científico
O conhecimento científico vai além da visão empírica, preocupa-se não só com os efeitos, mas principalmente com as causas e leis que o motivaram, esta nova percepção do conhecimento se deu de forma lenta e gradual, evoluindo de um conceito que era entendido como um sistema de proposições rigorosamente demonstradas e imutáveis, para um processo contínuo de construção, onde não existe o pronto e o definitivo, “é uma busca constante de explicações e soluções e a reavaliação de seus resultados”. Este conceito ganhou força a partir do século XVI com Copérnico, Bacon, Galileu, Descartes e outros.
No seu conceito teórico, é tratado como um saber ordenado e lógico que possibilita a formação de ideias, num processo complexo de pesquisa, análise e síntese, de maneira que as afirmações que não podem ser comprovadas são descartadas do âmbito da ciência. Este conhecimento é privilégio de especialistas das diversas áreas das ciências.
Conhecimento Filosófico
É o conhecimento que se baseia no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental (científico), levando em conta os diferentes objetos de estudo.
Emergente da experiência, “suas hipóteses assim como seus postulados, não poderão ser submetidos ao decisivo teste da observação”. O objeto de análise da filosofia são ideias, relações conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de observação sensorial direta ou indireta (por instrumentos), como a que é exigida pelo conhecimento científico. Hoje, os filósofos, além das questões metafísicas tradicionais, formulam novas questões: A maquina substituirá quase totalmente o homem? A clonagem humana será uma prática aceita universalmente? O conhecimento tecnológico é um benefício para o homem? Quando chegará a vez do combate à fome e à miséria? Etc.
Conhecimento Teológico
Conhecimento adquirido a partir da aceitação de axiomas da fé teológica, é fruto da revelação da divindade, por meio de indivíduos inspirados que apresentam respostasaos mistérios que permeiam a mente humana, “pode ser dados da vida futura, da natureza e da existência do absoluto”. 
FONTES: https://www.infoescola.com/ciencias/surgimento-do-metodo-cientifico/
https://www.coladaweb.com/filosofia/conhecimento-empirico-cientifico-filosofico-e-teologico
Em todas as atividades no final deverão constar as referências das fontes utilizadas para elaborar as atividades. (Consulte sempre a aula 02 para aprender a fazer referências). 
Lembre-se que esta disciplina abrange os métodos e técnicas da pesquisa em educação, portanto a organização e formatação das atividades também são avaliadas.
Bom desenvolvimento! 
Profª Terezinha Bazé de Lima

Outros materiais