Buscar

Renascentistas e suas Invenções

Prévia do material em texto

Renascentistas
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, literária, científica e filosófica. Quem participava desse movimento foram chamados, mais a frente, pelos historiadores de: Renascentistas. Esses renascentistas, na época, se baseavam e se inspiravam nos filósofos gregos e nos textos da Grécia Antiga. Você verá agora alguns exemplos deles.
Leonardo Da Vinci
Pintor, desenhista, escultor, arquiteto, astrônomo, além de engenheiro de guerra e engenheiro hidráulico entre outros ofícios, cuja mente será sempre objeto de admiração. Juntamente com Rafael e Michelangelo deram base ao Renascimento.
Da Vinci foi um artista cuja genialidade despertou a curiosidade por quase tudo na natureza. Observou o voo dos pássaros e insetos, o crescimento das plantas, as formas, sons e cores da natureza, que por sua vez, dariam base a sua arte. 
Principais obras:
Entre suas obras mais famosas estão Mona Lisa ou Gioconda (1503-1505) na qual fez uso da técnica do esfumado que havia criado, encontra-se atualmente no Museu do Louvre, em Paris;
E A última ceia (1495-1497), um mural representando Cristo e seus apóstolos encomendado pela Igreja de Santa Maria Dele Grazie, em Milão.
A perseguição da igreja
Apesar de ter trabalhado para o papa, a Igreja passou a observá-lo intensamente. É claro que isto não ocorria sem motivo: Leonardo já dominava vários setores do conhecimento: arquitetura, anatomia, astronomia, química, etc. Portanto, era alvo de grande atenção da Igreja. Conta-se que, certo dia, um grupo de homens enviados pela Igreja invadiu sua casa em Florença, destruiu tudo que ele possuía e queimou vários de seus principais projetos. Por fim, por determinação da Igreja, Leonardo foi exilado.
Entretanto, foi fora de seu país que ele teve a oportunidade de conhecer outros grandes sábios, e se tornou o membro mais importante do movimento contra o domínio da Igreja em toda a Europa. Entre seus projetos, constava a urbanização de cidades como Florença, projetos de construção de um avião, de um helicóptero, de um paraquedas, armamentos, estudos do corpo humano, etc.
Mesmo fora da Itália, Leonardo não teve sossego. A Igreja o perseguia por toda parte, mas ele continuava em sua missão de, juntamente com outros sábios, auxiliar o povo a ter o acesso ao conhecimento da verdade e da cultura. Chegou a participar de grupos que se reuniam em locais secretos para realizar suas experiências científicas. 
Galileu Galilei obteve uma grande influência das descobertas realizadas por Leonardo Da Vinci. 
Invenções
Como inventor criou centenas de projetos de hidráulica, cosmologia, geologia, mecânica, música e audaciosos projetos de engenharia. Na década de 1960 em Madri, descobriu-se mais de 700 páginas de desenhos sobre aviação, arquitetura e engenharia mecânica, datadas entre 1491 e 1495. Muito embora a maioria de seus projetos nunca tenha saído do papel é inegável sua contribuição para as ciências. Veja alguns exemplos:
Equipamento de mergulho;
O objetivo era possibilitar o ataque de embarcações por baixo. O traje foi imaginado em couro, com visor de vidro e canal respirador (snorkel) feito em cana.
Canhão de 33 canos;
O aparato deveria conter três fileiras de 11 mosquetes sobre rodas, de forma que enquanto o soldado atirava com uma fileira de armas, a outra era recarregada.
Paraquedas.
Para Da Vinci, além de voar, era necessário cair suavemente, então elaborou um paraquedas com formato piramidal. Esta invenção foi testada por Adrian Nicholas, em 2000, e funcionou perfeitamente.

Continue navegando