Buscar

Avaliacao_Global_1_ano_III_Etapa

Prévia do material em texto

Interbits – SuperPro ® Web 
1. O texto foi extraído da peça "Tróilo e Créssida" de William Shakespeare, escrita provavelmente, em 1601.
	
	"Os próprios céus, os planetas, e este centro
	reconhecem graus, prioridade, classe,
	constância, marcha, distância, estação, forma,
	função e regularidade, sempre iguais;
	eis porque o glorioso astro Sol
	está em nobre eminência entronizado
	e centralizado no meio dos outros,
	e o seu olhar benfazejo corrige
	os maus aspectos dos planetas malfazejos,
	e, qual rei que comanda, ordena
	sem entraves aos bons e aos maus."
	(personagem Ulysses, Ato I, cena III).
		SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida. Porto: Lello & Irmão, 1948.
A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria 
a) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu. 
b) da reflexão da luz do árabe Alhazen. 
c) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico. 
d) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei. 
e) da gravitação universal do inglês Isaac Newton. 
Resposta:
[C]
Shakespeare é um autor da época do renascimento cultural e foi influenciado pelas descobertas científicas da época. O texto enfatiza a importância do sol, entronizado (colocado no trono) e, portanto, equivalente a um rei em meio a outros astros. O heliocentrismo foi uma importante teoria do renascimento, defendida por Copérnico, que chocou-se com as teses da Igreja, predominantes até então, que defendiam a Terra como centro do universo (geocentrismo). 
 
2. No final do século XVI, na Bahia, Guiomar de Oliveira denunciou Antônia Nóbrega à Inquisição. Segundo o depoimento, esta lhe dava “uns pós não sabe de quê, e outros pós de osso de finado, os quais pós ela confessante deu a beber em vinho ao dito seu marido para ser seu amigo e serem bem-casados, e que todas estas coisas fez tendo-lhe dito a dita Antônia e ensinado que eram coisas diabólicas e que os diabos lha ensinaram”.
ARAÚJO, E. O teatro dos vícios. Transgressão e transigência na sociedade urbana colonial. Brasília: UnB/José Olympio, 1997.
Do ponto de vista da Inquisição, 
a) o problema dos métodos citados no trecho residia na dissimulação, que acabava por enganar o enfeitiçado. 
b) o diabo era um concorrente poderoso da autoridade da Igreja e somente a justiça do fogo poderia eliminá-lo. 
c) os ingredientes em decomposição das poções mágicas eram condenados porque afetavam a saúde da população. 
d) as feiticeiras representavam séria ameaça à sociedade, pois eram perceptíveis suas tendências feministas. 
e) os cristãos deviam preservar a instituição do casamento recorrendo exclusivamente aos ensinamentos da Igreja. 
Resposta:
[E]
Apenas a interpretação do texto levaria a alternativa correta. No entanto, conhecimentos sobre aspectos da vida religiosa no Brasil colônia, das restrições da Igreja quanto aos rituais de magia associados à evocação do demônio e do tratamento dispensado pela Inquisição (Santo Ofício) aos acusados de tais práticas, facilitariam a resposta do examinado. 
 
3. No começo do século XVI, interessado em construir a basílica de São Pedro, em Roma, o Papa Leão X negociou com o banqueiro Jacob Fugger a venda das indulgências, que garantiriam o perdão dos pecados àqueles fiéis que as comprassem. Esse abuso do poder exercido pelo Papa causou profunda revolta em um monge do Sacro Império Romano-Germânico chamado: 
a) Erasmo de Roterdã 
b) Thomas Morus 
c) Pieter Bruegel 
d) Martinho Lutero 
e) Nicolau Copérnico 
Resposta:
[D]
O monge agostiniano alemão Martinho Lutero deu início a Reforma Protestante em outubro de 1517 quando afixou as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg. O religioso criticava os abusos da igreja católica, os interesses econômicos através da venda de indulgências, o desvio da Bíblia por parte dos católicos, entre outros. Gabarito [D]. 
 
4. Em 2019, completaram-se 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, considerado um dos maiores expoentes do movimento denominado Renascimento Cultural. Esse movimento foi um marco importante na sociedade ocidental, pois promoveu uma mudança profunda na maneira de pensar, impactando crenças e valores que norteavam o homem europeu até então.
Sobre as características do Renascimento Cultural, assinale a alternativa correta. 
a) O conhecimento passou a ser dirigido pelo clero católico, que administrava escolas e universidades. Assim, essa nova visão de mundo foi compreendida a partir de um único caminho: o da fé e da religião. 
b) Surgiu na Península Itálica no final do século XIV e início do XV. Foi marcado por um espírito científico, de valorização da razão e do raciocínio lógico, colocando o ser humano como centro do universo. 
c) Surgiu na Península Itálica no século XVI. Promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais baseadas nas ideias de liberdade, igualdade e fraternidade. 
d) Surgiu na Península Itálica no final do século XIV e início do XV. Nesse contexto, muitos artistas e intelectuais foram buscar inspiração num período considerado por eles de grandes realizações e esplendor: o Egito antigo. 
e) Os renascentistas defendiam uma visão humanista, naturalista e teocêntrica, buscando superar a antiguidade clássica, período que classificaram como trevas, devido à falta de produção de conhecimento. 
Resposta:
[B]
Com a reabertura do Mar Mediterrâneo, século XII, após o término das cruzadas, as cidades do Norte da Itália monopolizaram o Mediterrâneo, realizaram comércio com o Oriente em um processo de intensa troca comercial e cultural. Esse intercâmbio cultural foi fundamental para, no século XIV, dar início ao Renascimento Cultural, caracterizado pelo antropocentrismo, racionalismo, empirismo, individualismo, hedonismo, naturalismo, etc. O espírito do Renascimento Cultural era de inquietação e investigação, daí o questionamento do geocentrismo e o surgimento da ciência moderna no século XVII. Gabarito [B]. 
 
5. No decorrer do século XIV, a sociedade medieval estava em crise e a Europa atravessava um período de grandes transformações culturais, econômicas e políticas. Nesse contexto, teve origem nas cidades italianas um movimento que ficou conhecido como Renascimento. Dele participavam artistas e pensadores que, buscando inspiração nos valores da Antiguidade Clássica, passavam a exaltar as capacidades humanas e a valorizar a liberdade individual. 
São valores do movimento cultural renascentista 
a) antropocentrismo, naturalismo, hedonismo e racionalismo. 
b) apenas o antropocentrismo e racionalismo. 
c) somente o racionalismo. 
d) desejos pelo pós-modernismo e pelo teocentrismo. 
e) teocentrismo, hedonismo e racionalismo. 
Resposta:
[A]
Ao valorizar a capacidade humana de pensar e agir de maneira racional e de explicar e conquistar o que lhe fosse querido, contrariando a lógica teocentrista do Feudalismo, o Renascimento tinha como características básicas o antropocentrismo, o naturalismo, o hedonismo e o racionalismo. 
 
6. A ocasião fez o ladrão: Francis Drake travava sua guerra de pirataria contra a Espanha papista quando roubou as tropas de mulas que levavam o ouro do Peru para o Panamá. Graças à cumplicidade da rainha Elizabeth I, ele reincide e saqueia as costas do Chile e do Peru antes de regressar pelo Oceano Pacífico, e depois pelo Índico. Ora, em Ternate ele oferece sua proteção a um sultão revoltado com os portugueses; assim nasce o primeiro entreposto inglês ultramarino.
FERRO, M. História das colonizações. Das colonizações às independências. Séculos XIII a XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
A tática adotada pela Inglaterra do século XVI, conforme citada no texto, foi o meio encontrado para 
a) restabelecer o crescimento da economia mercantil. 
b) conquistar as riquezas dos territórios americanos. 
c) legalizar a ocupação de possessões ibéricas. 
d) ganhar a adesão das potências europeias. 
e) fortalecer as rotas do comércio marítimo. 
Resposta:
[B]
Como a Inglaterra realizou o que chamamos de navegação tardia, a solução que ela encontrou paraparticipar da obtenção de lucros coloniais (em especial através do metalismo) foi adotar a prática dos saques, tanto em embarcações quanto em cidades coloniais portuguesas e espanholas na América. Tal estratégia era, inclusive, apoiada pelo Estado Inglês. 
 
7. Os cartógrafos portugueses teriam falseado as representações do Brasil nas cartas geográficas, fazendo concordar o meridiano com os acidentes geográficos de forma a ressaltar uma suposta fronteira natural dos domínios lusos. O delineamento de uma grande lagoa que conectava a bacia platina com a amazônica já era visível nas primeiras descrições geográficas e mapas produzidos por Gaspar Viegas, no Atlas de Lopo Homem (1519), nas cartas de Diogo Ribeiro (1525-27), no planisfério de André Homen (1559), nos mapas de Bartolomeu Velho (1561).
KANTOR, Í. Usos diplomáticos da ilha-Brasil: polêmicas cartográficas e historiográficas. Varia Historia, n. 37, 2007 (adaptado).
De acordo com a argumentação exposta no texto, um dos objetivos das representações cartográficas mencionadas era 
a) garantir o domínio da Metrópole sobre o território cobiçado. 
b) demarcar os limites precisos do Tratado de Tordesilhas. 
c) afastar as populações nativas do espaço demarcado. 
d) respeitar a conquista espanhola sobre o Império Inca. 
e) demonstrar a viabilidade comercial do empreendimento colonial. 
Resposta:
[A]
O texto explica que os primeiros mapas feitos para descrever o Brasil foram manipulados pelos cartógrafos, que mudavam a localização do meridiano que dividia o continente entre Portugal e Espanha para que o mesmo coincidisse com acidentes geográficos que interessavam a Portugal explorar, como a Bacia Platina. 
 
8. À primeira vista que encontrei as ilhas, dei o nome de San Salvador, em homenagem à Sua Alta Majestade, que maravilhosamente deu-me tudo isso. Os índios chamam esta ilha de Guanaani. À segunda ilha dei o nome de Santa Maria de Concepción, à terceira, Fernandina, à quarta, Isabela, à quinta Juana, e assim a cada uma delas dei um novo nome.
Cristóvão Colombo. Carta a Santangel, 1493. In: TODOROV, T. A Conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
O processo de nomeação e renomeação pelos europeus no contexto da conquista da América expressa 
a) a valorização da natureza americana, uma vez que ela era considerada por europeus o prêmio pela conquista e colonização. 
b) o desejo de estabelecer comunicação com os indígenas, uma vez que a busca pelo ouro dependia do contato com nativos. 
c) a tomada de posso do Novo Mundo, uma vez que renomear era impor aos povos indígenas os signos culturais europeus. 
d) o caráter sagrado da América, uma vez que fora considerada pelos europeus o paraíso terrestre em virtude da bondade dos nativos. 
e) a necessidade de orientação geográfica, uma vez que o ato de nomear permitia criar mapas para futuras viagens na América.
 
Resposta:
[C]
O branco europeu ao conquistar e colonizar a América, de maneira etnocêntrica, desconsiderou as culturas locais, explorou as terras e a mão de obra nativa. Os europeus deram nome a tudo, o próprio termo “índio” foi utilizado por Colombo (de forma equivocada) acreditando estar nas Índias. Os nomes que os europeus davam faziam referência ao catolicismo e, no caso da América Espanha, aos reis e rainhas. Gabarito [C]. 
 
9. O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra – ou a Conquista –, como se dizia então. E um mistério continua: o resultado do combate. Por que a vitória fulgurante, se os habitantes da América eram tão superiores em número aos adversários e lutaram no próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México – a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano – como explicar que Cortez, liderando centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de centenas de milhares de guerreiros? 
TODOROV. T. A conquista da América. São Paulo: Martins Fontes. 1991 (adaptado). 
No contexto da conquista, conforme análise apresentada no texto, uma estratégia para superar as disparidades levantadas foi 
a) implantar as missões cristãs entre as comunidades submetidas. 
b) utilizar a superioridade física dos mercenários africanos. 
c) explorar as rivalidades existentes entre os povos nativos. 
d) introduzir vetores para a disseminação de doenças epidêmicas. 
e) comprar terras para o enfraquecimento das teocracias autóctones. 
Resposta:
[C]
Uma das estratégias utilizadas por Hernan Cortez na conquista do Império Asteca foi instigar os povos conquistados pelos astecas e que, por isso, eram submissos a eles, a lutar contra seus dominadores, o que fortaleceu em número o exército espanhol. 
 
10. Quando surgiram as primeiras notícias sobre a presença de seres estranhos, chegados em barcos grandes como montanhas, que montavam numa espécie de veados enormes, tinham cães grandes e ferozes e possuíam instrumentos lançadores de fogo, Montezuma e seus conselheiros ficaram pensando: de um lado, talvez Quetzalcóatl houvesse regressado, mas, de outro, não tinham essa confirmação.
PINSKY, J. et. al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (adaptado). 
A dúvida apresentada inseria-se no contexto da chegada dos primeiros europeus à América, e sua origem estava relacionada ao 
a) domínio da religião e do mito. 
b) exercício do poder e da política. 
c) controle da guerra e da conquista. 
d) nascimento da filosofia e da razão. 
e) desenvolvimento da ciência e da técnica. 
Resposta:
[A]
A dúvida citada no texto mostra a importância que o fator religioso tinha para a civilização asteca. A crença no mito da volta de Quetzalcoátl fez o imperador asteca Montezuma demorar a reagir à invasão espanhola nas terras do atual México. 
 
Resumo das questões selecionadas nesta atividade
Data de elaboração:	25/11/2020 às 12:53
Nome do arquivo:	Avaliação Global 1 ano Globomax III Etapa
Legenda:
Q/Prova = número da questão na prova
Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro®
Q/prova	Q/DB	Grau/Dif.	Matéria	Fonte	Tipo
 
1	39021	Elevada	História	Enem/2001	Múltipla escolha
 
2	90419	Média	História	Enem/2009	Múltipla escolha
 
3	189500	Baixa	História	Espcex (Aman)/2020	Múltipla escolha
 
4	193664	Média	História	Ufms/2020	Múltipla escolha
 
5	184292	Baixa	História	G1 - ifce/2019	Múltipla escolha
 
6	189461	Média	História	Enem/2019	Múltipla escolha
 
7	175214	Baixa	História	Enem (Libras)/2017	Múltipla escolha
 
8	192758	Média	História	Enem 2ª aplicação/2014	Múltipla escolha
 
9	181790	Média	História	Enem/2018	Múltipla escolha
 
10	166058	Baixa	História	Enem 2ª aplicação/2016	Múltipla escolha
 
Estatísticas - Questões do Enem
Q/prova	Q/DB	Cor/prova	Ano	Acerto
 
1	39021	amarela	2001	26% 
2	90419	azul	2009	39% 
6	189461	azul	2019	23% 
7	175214	verde	2017	28% 
9	181790	azul	2018	41% 
 
Página 1 de 3

Continue navegando