Buscar

DISCURSIVA 2 ED AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. 	Os impactos ambientais estão contribuindo cada vez mais com o aquecimento global, e ponto chave entre os dois textos é realmente esse, o que antes era apenas uma provável ameaça hoje vem se tornando uma triste realidade.
É inegável, que os que mais contribuem para o aumento do aquecimento global são os países desenvolvidos, os mais ricos, que tem um grande numero de fabricas, carros, pessoas, dentre outros que contribuem para os impactos ao meio ambiente. Porém aqueles que mais sofrem com as consequências de tais atos são os países subdesenvolvidos, os mais pobres e em sua maioria os menores.
O que acontece é que o aquecimento global e suas consequências já é uma realidade, e podemos exemplificar uma dessas consequências com o derretimento das geleiras, que faz com que o nível do mar suba e ilhas pequenas e mais pobres acabem perdendo faixas litorais, ficando cada vez menor e correndo o risco de até mesmo desaparecer. O aumento dos níveis do mar contribuem ainda para a formação de maremotos, sem falar na extinção de animais que vivem nas geleiras. É possível ver ainda essas consequências em países africanos, que muitas pessoas vivem em na linha de miséria contando com a ajuda de entidades como a cruz vermelha, médicos sem fronteiras, dentre outros, que já são países quentes, fato que contribui também para a proliferação de alguns mosquitos portadores de doenças e vírus e o aquecimento global contribui ainda mais com o aumento das temperaturas, e consequentemente com o aumento de doenças além da escassez de água doce. 
Os textos mostram, portanto, que o aquecimento global já é uma realidade e não escolhe país ou classe social para afetar, chegando assim suas consequências para todos, porém aqueles que não possuem recursos necessários para combater as consequências dos mesmos não os que sofrem mais, sendo ou eles contribuidores para o aumento do aquecimento global. É necessário que a população se conscientize, mais ainda, sobre os problemas causados pelo aumento do aquecimento global, buscando alternativas para contribuir com a diminuição dos impactos ambientais.
2.	Os impactos ambientais e suas consequências já é um assunto batido, principalmente com a introdução à Educação Ambiental, o desafio, porém, é dar vida ao que é ensinado e compartilhado entre as pessoas, ou seja transformar em ações aquilo que só fica esquecido entre conversas.
A curto prazo, seria necessário medidas mais fortes, como por exemplo o rodízio de carros, que além de contribuir com a fluidez do transito, contribui também como a diminuição de monóxido de carbono, a proibição do uso de sacolas plásticas, dentre outros. Já a longo prazo, é preciso que seja introduzido à grade escolar a matéria de educação ambiental, conscientizando os alunos desde o ensino pré escolar a preservar e cuidar do meio ambiente, criando assim cidadãos mais conscientes que façam dos cuidados com o meio ambiente ações corriqueiras e normais do dia a dia.
3.	O Acordo de Paris se trata de um tratado sobre as Mudanças Climáticas que rege medidas de redução de emissão de dióxido de carbono a partir de 2020. Dentre os seus objetivos estão, assegurar que o aumento da temperatura média global fique abaixo de 2ºC acima dos níveis pré-industriais e prosseguir com os esforços para limitar o aumento da temperatura a até 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais, reconhecendo que isto vai reduzir significativamente os riscos das alterações climáticas, dentre outros como trata o art. 2º da UNFCCC.
Para que tudo seja possível, cada país se envolveram na construção de seus próprios compromissos, a partir das Pretendidas Contribuições Nacionalmente Determinadas, que deve ser apresentada de 5 em 5 anos, onde cada governo mostra o que seria viável fazer em pró da causa a partir do seu cenário econômico.
O acordo em si foi uma grande vitória para a população em geral, já que os impactos ambientais afetam a todos, e até pouco tempo atrás era tratado como mito por grande parte dos governantes. A constatação de que o aquecimento global é real e mais que isso, as medidas tomadas para ajudar no combate ao aumento do mesmo é um grande avanço e um sopro de esperança para a população, é necessário porém que o mesmo consiga alcançar o apoio daqueles países que não se comprometeram com o mesmo, além de cobrar dos países que assinaram o mesmo os resultados dos compromissos que se propuseram realizar.

Continue navegando