Buscar

TRABALHO COMUNICACAO ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

ESTÁCIO DE SÁ
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
IVANA F. REIS
GLEICY KELLY AGUIAR
MARIANA MONTALEONE
THAILA RODRIGUES
RIO DE JANEIRO
 2017
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo informar de que modo a empresa fictícia "SALIPLÁST" resolveu o problema que acarretou um grande prejuízo em suas vendas, utilizando um PLANO DE COMUNICAÇÃO junto a ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, com o intuito de melhorar a imagem da empresa e reaver os consumidores perdidos.
INTRODUÇÃO
QUEM SOMOS
 Fundada em 1988, a SALIPLÁST é uma empresa de experiência no mercado fabricante de sacolas e sacos plásticos, que vem fornecendo a mais de 2 décadas de tradição com atendimento personalizado e superando as expectativas de seus parceiros. 
 Possuímos centro logístico e transportadora própria para atender toda a demanda com agilidade. Fornecemos para os mais variados tipos de instituições, com linha de produção capacitada para atender de micro a grandes empresas, mercados de atacados e varejistas.
 O treinamento de toda a equipe e a seleção de fornecedores, garantem um atendimento personalizado para cada setor e insumos de alta qualidade.
Temos o compromisso permanente de oferecer produtos sob a filosofia da "melhoria contínua", garantindo padrão de qualidade que atenda às exigências e necessidades de nossos clientes a preços competitivos.
Temos uma equipe altamente qualificada, formada por 150 profissionais que cumprem a missão de atender as expectativas da empresa e as de nossos consumidores.
A SALIPLÁST fica localizada: 
Rua João Miqueletto, nº 17 - Alto Boqueirão, Curitiba – PR
CEP: 81860-270 
CNPJ: 274567650001-07
CONTATOS:(41) 2194-9690
 2194-9692
EMAIL: saliplasb@org.com.br
DESENVOLVIMENTO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PROBLEMA DETECTADO
Após estudos e pesquisas realizados em nossa empresa, sobre como está o mercado em nossa área e quais mudanças estariam acontecendo, tivemos conhecimento de onde estavam vindo os resultados negativos crescentes nas vendas que obtivemos ao longo desse ano de 2008, gerando uma queda nos lucros ($) como podemos demonstrar no gráfico abaixo: 
Um bilhão e meio de sacolas plásticas são consumidas no mundo por dia. Práticas, gratuitas e presentes em praticamente toda compra do brasileiro, as sacolinhas têm alto custo ambiental: produzidas a partir de petróleo ou gás natural (recursos naturais não-renováveis), depois de usadas, em geral por uma única vez, costumam ser descartadas de maneira incorreta e levam cerca de 450 anos para se decompor. Nesse tempo, aumentam a poluição, entopem bueiros impedindo o escoamento das águas das chuvas ou vão parar em matas, rios e oceanos, onde acabam engolidas por animais que morrem sufocados ou presos nelas. Poucas chegam a ser recicladas. Não à toa ganharam status de vilãs do meio ambiente. Já há algum tempo há uma mobilização social para acabar com elas.
" Retirar as sacolas plásticas de circulação traz como principal vantagem a preservação do meio ambiente, a despoluição, porque essas sacolas formam uma camada plástica de impermeabilização no solo, além de causar também efeitos de gases poluentes na atmosfera." - Alerta a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Universidade de Brasília (UnB), professora Izabel Zanetti.
A cada dia que passa o assunto sobre a Sustentabilidade que é de extrema importância, vem se expandindo e conscientizando as pessoas pelo mundo a fora. 
Muitas lojas e empresas estão a começar a usar diferentes tipos de sacos biodegradáveis devido aos benefícios ambientais percepcionados pelos consumidores.
Diante a essas mudanças necessárias que visam a preservação do meio ambiente, qualidade de vida e bem-estar de todos garantindo a sustentabilidade ambiental, nos conscientizamos de que tal mudança é de extrema importância para o bem de toda sociedade, e tomamos a decisão de tornar nossos produtos em BIODEGRADÁVEIS.
E para solucionarmos o problema da queda nas vendas de nossos produtos, decidimos criar um Plano de Comunicação. Onde tomaremos medidas e traçaremos metas e objetivos, visando melhorar nossa imagem perante aos nossos clientes e fornecedores.
Além de nos conscientizamos, teremos a missão de fazer nossos clientes consumidores e fornecedores a ter a mesma atitude.
PLANO DE COMUNICAÇÃO
Todos na empresa estão cientes sobre as mudanças que teremos, e de como elas irão atingir positivamente não só a empresa, mas como a todos no ambiente externo.
Palestras e oficinas foram oferecidas a todos os nossos colaboradores, no intuito de conscientiza-los do quão importante é zelar pelo MEIO AMBIENTE, o meio em que todos nós vivemos. 
Metas
Recuperar as vendas perdidas que tivemos ao longo desse ano com a inovação que teremos em nossos produtos e assim recuperar clientes perdidos.
Objetivos
Produzir as melhores sacolas e embalagens personalizadas, preservando o meio ambiente e satisfazendo as expectativas de nossos clientes;
Ser reconhecida como a melhor empresa do Brasil em produção e confecção de produtos sustentáveis nos próximos anos;
Nossos Valores são:
Sustentabilidade, Ética, Transparência, Custo benefício, Pontualidade, Criatividade, Agilidade e Confiabilidade
A SALIPLÁST entende quando o assunto é SUSTENTABILIDADE, e como ela é importante para todos nós. Mudanças são necessárias para alcançarmos os objetivos, visando sempre em melhorias de nossos produtos aos clientes e fornecedores. 
É fundamental que as empresas tenham tal conscientização e iniciativa.
Sendo assim, decidimos em tornar todos os nossos produtos BIODEGRADÁVEIS. 
 Aderimos a essa prática, pois sabemos a importância que o meio ambiente tem para todos nós. 
Por quê escolhemos esse processo?
Esta nova tecnologia produz plástico que se degrada através de um processo de degradação. A tecnologia se baseia na introdução de uma quantidade muito pequena de aditivo pró-degradante durante o processo de fabricação convencional, resultando em uma mudança de comportamento do plástico. A degradação do plástico começa quando sua vida útil programada chega ao fim e o produto não está mais em uso (tal período controlado pela composição do aditivo utilizado).
Quando o aditivo reduz a estrutura molecular a um nível que permite o acesso de microorganismos ao carbono e hidrogênio3 , o plástico é consumido por bactérias e fungos. Por causa disso ele pode ser chamado “biodegradável”. O material deixa então de ser plástico e se torna uma fonte de alimento. Tal processo continua até que o material tenha se biodegradado em CO2, água, e húmus. Isto não deixa fragmentos de petro-polímeros no solo.
Como é produzido?
As sacolas produzidas com o plástico biodegradável, é uma alternativa em relação aos plásticos convencionais. Durante a sua decomposição, o produto comporta-se como um composto orgânico normal. Os microorganismos presentes no solo degradam as sacolas ecologicamente.
 De acordo com a norma ASTM D6400 de biodegradabilidade, é todo o material cujo o conteúdo orgânico se transforma em húmus, água, CO2 e Biomassa em até 180 Dias (tempo padrão para filmes de 120 micras de espessura em ambiente compostável).
 O Benefício deste produto é que ajuda a balancear o ciclo de carbono por ter em sua composição matéria-prima de fonte renovável (amido de milho), neste ciclo o período de consumo, descarte e decomposição do produto final é equilibrado em relação ao tempo de produção de sua matéria-prima.
 Nos preocupamos em aplicar matérias-primas totalmente biodegradáveis, segundo as normas NBR 15448-1/2, ASTM D 6400 e EN 13432. Devem Possuir o selo "Compostable" emitido pelo BPI, instituto de produtos biodegradáveis dos EUA. O amido é um polímero natural, que após processamento, torna-se um polímero biodegradável que pode ser usado em aplicações como filmes e embalagens flexíveis, por exemplo.Vantagens
São recicláveis por todos os métodos juntamente com plásticos convencionais antes do início de sua degradação;
Podem ser fabricados a partir de plásticos reciclados;
Podem ser reutilizados enquanto não começarem a degradar;
Podem ser destinados a compostagem após o descarte;
Devem ser coletados seletivamente junto com os plásticos convencionais;
São testados, seguros e aprovados para contato com alimentos;
Não emitem Metano em sua degradação;
São degradáveis e são biodegradáveis após a degradação.
Recursos
O plástico biodegradável é atualmente fabricado a partir da nafta, a qual é um subproduto do refino do petróleo, que é obviamente um recurso finito. No entanto, este subproduto surge porque o mundo precisa combustíveis para seus motores, e continuará a ser gerado mesmo que não seja utilizado na fabricação de produtos de plástico. É possível produzir plástico biodegradável a partir do etanol, o qual é, por sua vez, derivado do açúcar ou outros carboidratos, o que já está sendo feito no Brasil.
Quanto tempo demora até se degradar completamente?
O prazo de duração médio de um saco de plástico é cerca de 18 meses.
Como funciona?
 Uma quantidade muito pequena de aditivo pro-degradante é colocada no processo de fabrico. Isto quebra as cadeias moleculares do polímero, e no final da sua vida útil, o produto desintegra. O plástico não só se fragmenta, como será consumido por bactérias e fungos após o aditivo ter reduzido o peso molecular a um nível que permite o acesso de microrganismos ao carbono e hidrogênio.
Bioplásticos são resinas biodegradáveis, cujos componentes são derivados de matérias-primas de fontes renováveis. Em geral, os plásticos biodegradáveis são derivados de produtos vegetais e animais, tais como a celulose, amido, chitina, etc., que ocorrem em grande abundância na natureza. O uso em escala destes, substituem as resinas de fontes não renováveis, como os de petróleo.
MARKETING
Inovação é a palavra chave para uma empresa que busca estar sempre à frente de suas concorrentes. 
Nossa tabela de plano de marketing:
Para alcançarmos o nosso propósito, utilizaremos os meios de comunicação como:
Mídia (propagandas na tv)
Outdoors
Folders 
Internet
IMAGENS DA NOVA PROPAGANDA
Estamos fazendo a nossa parte, faça a sua também!
Utilize nossos produtos 100% biodegradáveis que não agridem o nosso meio ambiente
CONCLUSÃO
Levando-se em conta tudo o que foi informado nesse trabalho, podemos ver quais medidas foram tomadas para mudar o quadro em que a empresa se encontrava devido á quedas nas vendas, o que gerou um baixo lucro no rendimento financeiro ao final do ano de 2008.
E através do PLANO DE COMUNICAÇÃO, a empresa viu a necessidade de inovar e se tornou uma empresa SUSTENTÁVEL. 
REFERENCIAS:
< https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/04/19/sacola-plastica-e-uma-das-maiores-vilas-do-meio-ambiente >
< http://www.setorreciclagem.com.br/materiais-biodegradaveis/o-que-e-plastico-biodegradavel >

Continue navegando