Buscar

Liderança Expressa

Prévia do material em texto

Resenha Crítica
	Dados Gerais
	Disciplina
	Desenvolvimento Gerencial
	Professor
	
	Aluno
	
	Turma
	
	E-mail
	
	Análise do Texto
	Título do Texto
	Liderança Expressa
	Autor (es)
	Paulo Jebaili
	Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras
	Comunicação
	Liderança
	Motivação
	Feedback
	Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
	O texto fala sobre a importância da comunicação para o engajamento, motivação e inspiração de uma equipe e como essa atribuição é fundamental para um líder e para que a empresa atinja os objetivos desejados. Essa comunicação ocorre de maneira verbal, não verbal e através dos recursos vocais utilizados.
	Apreciação Crítica (no máximo 400 palavras)
	A partir da entrevista percebemos a importância do papel do líder, que deve engajar, motivar e inspirar sua equipe mantendo uma comunicação eficiente para que dessa forma possa atingir os objetivos que deseja. Por sua vez, se essa comunicação ocorrer de maneira falha esses resultados podem não ser atingidos. A comunicação é justamente a transmissão das informações, da motivação e inspiração para o grupo. No entanto, só é eficaz quando consegue transmitir exatamente o desejado. Devemos levar em consideração que essas informações serão interpretadas por cada membro da equipe a partir de suas experiências e expectativas. Por isso, a importância da clareza e simplicidade durante a comunicação. Para uma comunicação satisfatória o líder precisa saber ouvir, saber como o outro se sente, o que pensa, se algo o incomoda. O líder também precisa dar feedbacks quanto à algumas ações e atitudes do funcionário, quanto ao seu trabalho. No entanto, esse feedback não deve ser um momento para julgar o outro e, sim, para ser bastante claro e centrado no fato a ser discutido apresentando argumentos e elementos racionais e concretos. Outra questão relevante é o cuidado na comunicação de um desligamento, pois é uma situação delicada. É importante expressar o sentimento diante daquela situação e antes desse passo é preciso que o funcionário já tenha sido sinalizado quanto às questões que não agradam, apontando possíveis falhas. A comunicação pode acontecer de maneira verbal, não verbal e através dos recursos vocais utilizados. O verbal está relacionado as palavras escolhidas, a sua organização e adequação ao público para o qual se fala. O não verbal está ligado a tudo que cerca essa comunicação como a aparência, roupas, postura, gestos e expressões faciais. Já os recursos vocais são a dicção e tom de voz, por exemplo. Busca-se então uma coerência entre esses recursos de emissão de sinais. Contudo, por vezes é possível encontrar contrariedade entre o discurso e a intenção, principalmente através das expressões faciais, quando o sujeito pensa ou sente algo que fica aparente por sua expressão mesmo que por segundos e seu discurso é oposto. As informações apresentadas pela entrevista são muito interessantes à medida que nos leva a refletir sobre o papel do líder e a importância da comunicação no dia a dia do trabalho desse profissional e sua equipe e o quanto a mesma pode influenciar nos resultados dos funcionários e, por sua vez, da empresa. 
	Paralelo com Exemplos de sua vivência (sem limite de palavras)
	Buscarei fazer um paralelo com minha experiência como vendedor numa loja de bicicletas à medida que ainda não tive a oportunidade de atuar na área em que estou estudando e, no momento, estou desempregado, pois a loja da qual irei falar fechou. Na loja havia a gerente, a subgerente, mecânico e três vendedores. A gerente e a subgerente constantemente entravam em conflito, pois ambas queriam ter a última palavra e serem as donas das decisões. Frequentemente uma delas dava determinada ordem e, em 
	seguida, a outra solicitava algo diferente aos funcionários. O clima era sempre de tensão à medida que ficávamos perdidos quando ao que deveríamos fazer já que recebíamos ordens variadas. Muitas vezes, acabávamos sendo pontuados por realizar determinada tarefa à pedido de uma delas, pois a outra queria que fosse realizada em outro dia e de outra maneira, causando um desconforto no grupo. Diante da situação descrita e relacionando com a entrevista lida, podemos perceber que não havia a presença de um líder que motivasse e inspirasse sua equipe e, sim, duas pessoas que disputavam incessantemente o poder, o status. Dessa forma, o clima no ambiente de trabalho era sempre desagradável e, com isso, não se conseguia atingir os objetivos, gerando um grande estresse para a equipe e, por sua vez, para a empresa. Não havia uma postura de escuta com relação aos funcionários para saber o que estava incomodando e como nos sentíamos diante daquilo. Também não tínhamos retorno quanto ao nosso trabalho, quase não nos davam feedbacks e, quando tentavam fazê-lo vinha em forma cobrança pelo mal resultado nas vendas. Sendo assim, as atitudes e posturas tomadas são exatamente opostas às adequadas para um líder, que por sua vez deveria motivar, inspirar, engajar, ouvir, dar feedback e manter uma comunicação eficiente.

Continue navegando