Buscar

AV1 de Ciencias Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201002463239)
	1a sem.: Indivíduo e sociedade
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Cientistas sociais brasileiros não fazem parte integrante do circuito habitual dos centros reconhecidos de produção intelectual. Tal fato não impede que nos vejamos como parte dele e, portanto, interlocutores legítimos dos autores mais respeitáveis e reconhecidos da tradição ocidental. Mas, nesse contexto, há um traço peculiar da nossa inserção: falamos e escrevemos em português (embora leiamos em inglês e francês). O isolamento relativo da língua portuguesa tem uma afinidade com o papel político do cientista social no Brasil, chamado a participar de valores e responsabilidades de construção nacional. A citação acima nos mostra como: I - Ao observar os fenômenos sociais, os cientistas sociais são levados a enfrentar sua própria posição, seus valores, sua visão de mundo que interfere na sua pesquisa. II - O trabalho dos cientistas sociais os levam a interação complexa com o grupo social ou sociedade investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas. III - Há uma distância irremediável entre o cientista social e seu objeto de pesquisa, o que torna o método objetivo o mais apropriado para a investigação de fenômenos dessa ordem. Assinale a opção correta. 
		
	
	As afirmações I e II estão corretas.
	
	As afirmações II e III estão corretas
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	Apenas a afirmação III está correta.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201002469143)
	1a sem.: Os conceitos socioantropológicos de indivíduo e sociedade
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Cada ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social. Essa realidade social é repartida conforme as diferenças existentes entre os diversos aspectos que a compõem. Esses aspectos constituem aos objetos das três ciências. Assinale a alternativa que expressa corretamente qual aspecto da realidade cada ciência social toma por objeto. 
		
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia
	
	O uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia; o uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia.
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Antropologia.
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia.
	
	O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter como fato social é objeto da Ciência Política; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201002462901)
	2a sem.: Objeto e método das Ciências Sociais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As Ciências Naturais produzem "leis científicas", isto é, argumentos que estabelecem uma relação causal única, universal e invariável entre dois fenômenos porque estudam "fatos simples", no sentido de que estuda fenômenos que são isoláveis, recorrentes e sincrônicos. A matéria prima das ciências naturais, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já as Ciências Sociais estudam: 
		
	
	Eventos complexos que podem ser isolados e reproduzidos dentro de condições de controle, num laboratório.
	
	Eventos com determinações simples e que não mudam seu significado de acordo com o ator.
	
	Fenômenos que são isoláveis, recorrentes e assincrônicos.
	
	Fenômenos complexos, situados em múltiplos planos de causalidade.
	
	Fenômenos simples, cuja determinação é pouco variada. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201002530283)
	sem. N/A: OBJETO E MÉTODO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	NAS CIÊNCIAS SOCIAIS OS FENÔMENOS ESTUDADOS SÃO COMPLEXOS E CENTRADOS NO SER HUMANO, PORTANTO, SUBJETIVO. DESSA FORMA, QUANDO FALAMOS DESSES FENÔMENOS PODEMOS DIZER QUE ELES:
		
	
	EXPRESSAM A OBJETIVIDADE DO PESQUISADOR QUE DEVE MANTER DISTÂNCIA DO SEU OBJETO DE PESQUISA.
	
	SÃO EVENTOS APRESENTADOS DE MODO DESCRITIVO E NARRATIVO, NUNCA NA FORMA DE UMA EXPERIÊNCIA.
	
	EM ALGUNS CASOS, TÊM CAUSAS SIMPLES E SÃO FACILMENTE ISOLADOS.
	
	SÃO COMPLEXOS, MAS ALGUNS PODEM E DEVEM SER COMPROVADOS EM LABORATÓRIO.
	
	ISENTAS DE INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE, JÁ QUE ESTÁ EMBASADA NA OBJETIVIDADE.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201002302859)
	3a sem.: Natureza e cultura
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
		
	
	A socialização, ao transmitir os valores, normas e padrões de conduta, nos torna seres sociáveis capazes de interagir apenas na cultura onde fomos socializados.
	
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade.
	
	A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valroes através da educação formal e da educação religiosa.
	
	A socilização inicia-se desde o momento em que o inidivíduo nasce e perdura até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201002301106)
	3a sem.: Natureza e cultura
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Leia atentamente o texto abaixo: Comem muito e com grande avidez e, apesar de embebidos em sua tarefa, ainda acham tempo para fazer grande bulha. A altura da mesa faz com que o prato chegue ao nível do queixo; cada qual espalha seus cotovelos ao redor e, colocando o pulso junto à beirada do prato, faz com que, por meio de um movimento hábil, o conteúdo todo se lhe despeje na boca. Por outros motivos além deste, não há grande limpeza nem boas maneiras, durante a refeição; os pratos não são trocados, sendo entregues ao copeiro segurando-se o garfo e a faca numa mesma mão; por outro lado, os dedos são usados com tanta frequência como o próprio garfo. Extraído de LUCCOCK, J. As refeições no Rio de Janeiro, princípio do século XIX. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977. p. 163. Ao comparar os hábitos culinários dos habitantes do Rio de Janeiro com os de sua terra natal, tomando esses como referência, o autor expressa uma postura chamada de:
		
	
	Relativismo Cultural
	
	Diversidade Cultural
	
	Identidade Cultural
	
	Positivismo
	
	Etnocentrismo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201002528455)
	sem. N/A: A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO E AS QUESTÕES BÁSICAS DA CIÊNCIA POLÍTICA
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, "respeitado", com poder de mandoe a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a: 
		
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder. 
	
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição. 
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201002530294)
	sem. N/A: A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO E AS QUESTÕES BÁSICAS DA CIÊNCIA POLÍTICA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	EXISTEM LÍDERES QUE PROVOCAM TANTA IDENTIFICAÇÃO EM SEUS LIDERADOS QUE PASSAM A SEREM VISTO COMO DIVINOS. NESSE CASO, SEGUNDO WEBER, ESSE POVO ESTÁ SOB A DOMINAÇÃO:
		
	
	LEGAL 
	
	TRADICIONAL 
	
	RACIONAL; 
	
	CONTROLADA 
	
	CARISMÁTICA 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201002301005)
	5a sem.: CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA ANÁLISE SOCIAL
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Observando os modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais, podemos concluir que o darwinismo social consiste em:
		
	
	a evolução da morfologia social.
	
	a aplicação das idéias evolucionistas de Darwin às sociedades.
	
	os vários processos relacionados às idéias de Darwin.
	
	a crença de que a relação existente entre as diversas partes que compõem a sociedade é semelhante à relação que guardam entre si os órgãos de um organismo vivo.
	
	a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201002297776)
	5a sem.: Contexto histórico do surgimento da explicação e análise da sociedade
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	"Há leis tão determinadas para o desenvolvimento da espécie humana como para a queda de uma pedra". "(...) Na ordem natural que devem seguir para tal fim, ou seja, na ordem do grau maior ou menor de suas relações com o homem. Foi assim que a Astronomia em primeiro lugar, a Física em seguida, mais tarde a Química, e em nossos dias enfim a Fisiologia [Biologia], constituíram-se ciências positivas. Esta revolução encontra-se plenamente efetuada em todos os nossos conhecimentos particulares, e tende, evidentemente, a operar-se agora na Filosofia, na Moral e na Política, sobre as quais a influência das doutrinas teológicas e da metafísica já foi destruída aos olhos de todos os homens instruídos, sem que, todavia, sejam ainda fundadas em observações. É a única coisa que falta ao desenvolvimento espiritual do novo sistema social". (Auguste Comte, em carta a seu amigo Valat, 1820) Baseando-se no texto acima, quais são os "três estados" nos quais Comte afirma que a sociedade pode passar: 
		
	
	Estado positivo, teológico e metafísico
	
	Estado teológico, metafísico e positivo
	
	Estado teológico, transcendental e metafísico
	
	Estado metafísico, teológico e moderno
	
	Estado antigo, medieval e moderno

Outros materiais