Buscar

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502300078)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No curso do desenvolvimento das ideias psicológicas rumo ao estatuto de cientificidade, diversas escolas e pensamentos se sucederam, marcados por relações de conflito e disputas epistemológicas. Estruturalismo e funcionalismo são duas das principais escolas em psicologia e apresentam características e princípios por vezes opostos.
Assinale a opção que apresenta corretamente a relação entre o estruturalismo e o funcionalismo em psicologia.
		
	
	o funcionalismo sustenta a importância da psicologia americana na primeira metade do século XX, mas é o estruturalismo que mais contribuiu para a profissão moderna de psicólogo.
	 
	assim como no funcionalismo, o estruturalismo se utiliza do método da introspecção, embora não unicamente ou da mesma forma que o primeiro.
	
	enquanto o estruturalismo considera, para a compreensão da consciência, a totalidade da mente, o funcionalismo pretende reduzir os fenômenos mentais a seus elementos últimos.
	
	os funcionalistas restringiram sua psicologia aos experimentos de laboratório, ao passo que os estruturalistas fundam as bases de uma psicologia aplicada.
	
	Titchener e Angell são, respectivamente, os principais representantes das escolas funcionalistas e estruturalistas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502302427)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	“Toda ação que produz satisfação em uma determinada situação torna-se associada a essa situação, de tal maneira que, quando a situação se repete, a ação também tem maior probabilidade de se repetir do que antes.”
O enunciado acima estabelece relações EXCETO com:
		
	 
	a lei do efeito.
	 
	a consideração de processos mentais e raciocínio.
	
	o condicionamento operante.
	
	a lei do reforço.
	
	a psicologia comparada.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502302597)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Contemporaneamente, continuam a existir práticas não reconhecidamente científicas ou abordagens de cunho filosófico, que tentam se legitimar no meio acadêmico e profissional da psicologia.
Considere as seguintes afirmativas:
I ¿ A psicologia deve acolher os novos conhecimentos e as novas práticas, todo conhecimento é legítimo e proporciona maior reconhecimento social e a ampliação do mercado de trabalho.
II ¿ Teorias de cunho filosófico e práticas que não tenham reconhecimento científico devem ser ignoradas pela psicologia acadêmica.
III ¿ O debate no meio acadêmico deve ser o caminho de validação ou rejeição de novas ideias para a psicologia.
É correto o que se afirma em:
		
	 
	III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	II, apenas.
	
	I e II, apenas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502302590)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	“Parece que chegou a hora em que a psicologia precisa descartar toda referência à consciência, em que ela já não sinta mais necessidade de iludir-se pensando que está tornando os processos mentais seu objeto de observação”. Esta afirmação de John Watson marca a pretensão da escola behaviorista de dar nova direção para o desenvolvimento do conhecimento em psicologia.
A este respeito é correto afirmar que:
		
	
	O behaviorismo utiliza os estudos sobre o comportamento animal para entender como a genética influencia o comportamento humano.
	
	A teoria do condicionamento operante, de Skinner, veio substituir as contribuições teóricas do condicionamento clássico.
	
	Watson compartilhava dos interesses de Freud, entendendo que o inconsciente deveria ser o novo foco de atenção da psicologia.
	
	Os behavioristas rejeitavam os procedimentos experimentais, em favor da observação do comportamento em ambiente natural.
	 
	A meta teórica do behaviorismo é prever e controlar o comportamento, a partir do entendimento das relações entre os estímulos ambientais, as respostas do organismo e as consequências destas repostas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502300110)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para a psicanálise, existe uma energia que impulsiona o desenvolvimento e dinamiza as estruturas mentais. Este importante elemento da teoria psicanalítica chama-se:
		
	
	ego
	
	inconsciente
	
	resistência
	 
	libido
	
	insight

Continue navegando