Buscar

O citoesqueleto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O citoesqueleto desempenha um papel mecânico, de suporte, que mantem a forma celular e a posição de seus componentes. Estabelece, modifica e mantem o formato das células, além de ser responsável pelos movimentos celulares, como contração, formação de pseudopodes, e deslocamentos intracelulares de organelas, cromossomos, vesículas e grânulos diversos.
Os principais filamentos do citoesqueleto são: microtubulos, filamentos de actina, filamentos de miosina, filamentos intermediários e macromoléculas proteicas diversas. Essas constituem um conjunto dinâmico que assume aspectos diferentes de acordo como o tipo celular e necessidade das células. Apenas o filamento intermediário são estáveis, com função apenas de sustentação.
Os deslocamentos intracelulares se devem as proteínas motoras que podem ser: dineinas e cinesinas, que causam deslocamento em associação com os microtubulos e as miosinas (que podem formar filamentos e atuam em associação com os filamentos de actina).
MICROTUBULOS:
Cilindros muito delgados e longos. São formados por dímeros proteicos dispostos em hélice. Os dímeros são constituídos de duas cadeias polipeptídicas de estruturas semelhantes, mas não iguais, as tubulinas alfa e beta. Em corte transversal ao microtubulo, sua parede mostra-se constituída por um anel com 13 dímeros.
Os microtubulos estão em constante reorganização, crescendo em uma extremidade chamada de mais (polimerização) e diminuindo na outra (despolimerização), chamada de menos. O citosol contém um pool de dímeros de tubulina não polimerizada, de modo que a formação de microtubulos não depende diretamente da síntese proteica concomitante. A polimerização dos dimeros para formar túbulos é regulada pelo cálcio – atua de modo mais rápido, nas polimerizações de curta duração – e pelas proteínas associadas aos microtubulos (MAPS) – polimerizações mais duráveis. A estabilidade dos microtubulos é muito variável, dependendo da sua função (pra que é usado). Participa da movimentação de cílios, flagelos, deslocamento dos cromossomos na mitose e etc.
Os axonemas são expansões muito finas do citoplasma, que se dispõem radialmente em relação à célula. Eles contem números microtubulos, dispostos em aspiral. 
--FARMACOS QUE INTERFEREM NOS MICROTUBULOS
Colchicina impede a adição de novas moléculas de tubulina n extremidade mais, mas a despolimarização da menos não cessa. 
Taxol interrompe a despolimarização, e portanto, toda tubulina do citosol é usada.
--MICROTUBULOS DO CENTRIOLO
Cada célula possui um par de centrílos, que se localizam próximo ao coplexo de golgi, em uma região denominada centrossomo ou centro nuclear. Em algumas célular, o centrossomo não contém centríolos. 
O centrossomo é cosntituido de material amorfo de onde se originam microtubulos. A posição dos centríolos é constante e muito típica, eles se dispõem em um ângulo de 90 graus com o outro. Cada centríolo é constituído por material amorfono qual estão colocados 27 microtubulos, sendo 9 feixes constituído por 3 tubulos cada um (estes estão presos uns aos outros). Os corpúsculos basais, nos quais se inserem os cílios e os flagelos, tem a mesma estrutura dos centríolos. 
FILAMENTOS DE ACTINA
Formados por duas cadeias em espiral de monômeros globosos de actina G, formando uma estrutura quaternária fibrosa, a actina F. São filamentos finos, que frequentemente se agregam para formar filamentos mais grossos. A actina é muito abudante nos musculas, mas também é encontrada no citoplasma das células. Os filamentos de actina participam da formação de uma camada imediatemente por dentro da membrana plasmática, chamada de córtex celular, que reforça a membrana plasmática e permite movimentos.
Existem diversos tipos de actina que se diferem apenas em aminoácidos localizados na extremidade NH2, o que tem uma pequena influencia na velocidade de polimerização. Alguns fármacos que influenciam são: citocalasinas (impedem a polimerização, para a formação de filamentos) e faloidinas (combina lateralmente com os filamentos, estabilizando-os).
FILAMENTOS INTERMEDIARIOS
São mais estáveis que os microtubulos e os filamentos de actina, já que não são formados por monômeros precursores que se agregam ou separam constantemente. Depois de formados, permanecem por muito tempo no citoplasma. São primordialmente estruturais, não participando de movimentos e contrações. 
São abundantes nas células que sofrem atrito, como as da epiderme, onde se prendem a desmossomos (que unem uma célula a outra). Também estão presentes nos axônios. As células que se multiplicam muito frequentemente não tem filamentos intermediários. As funções desses filamentos dizem a respeito à especialização das células. 
Todos os filamentos tem a mesma estrutura, sendo constituídos pela agregação de moléculas alongadas, cada uma formada por três cadeias polipeptídicas enroladas em hélice, contudo, são formados por diversas proteínas fibrosas, que se agregam espontanemanete, sem necessidade de energia para montar os filamentos. 
Proteínas: Local:
-
-
-
-
-
-
Os filamentos intermediários podem ligar-se aos microtubulos, filamentos de actina, mitocondriase etc por maio de pontes delgadas formadas por proteínas. Os microtubulos influemciam na disposição dos filamentos intermediários. 
MOVIMENTOS CELULARES
Células se contraem, expandem e movimentam em graus variáveis. As organelas não são fixas, e suas localizações tem a ver com as funções da célula. Os filamentos de actina e miosina, os microtubulos e as proteínas motoras são responsáveis pela maioria dos movimentos celulares. Os movimentos podem ser aqueles que causam modificação na forma da célula, e aqueles que não causam. 
MOVIMENTO DOS CILIOS E FLAGELOS 
Cílios são estruturas pequenas de pequeno diâmetro, constituídos por um feixe de microtubulos dispostos paralelamente e envoltos por membrana.São curtos, múltiplos, e nos epitélios, se encontram na parte apical das células.
Os flagelos geralmente são únicos, longos, e no corpo humano são encontrados apenas nos espermatozoides. 
AS células ciliares estão presentes na arvore respiratória e no oviduto, associadas a células secretoras de muco, e tem como função transporte unidirecional de uma camada delgada de muco.
Tanto os cílios quanto os flagelos são feixes de microtubulos, de regra formados por 9 pares de microtubulos em circulo ao redor de um par central. Os microtubulos dos pares periféricos encontram-se fundidos, e os do centro estão separados. Há também pequenos braços que saem de um dos microtubulos dos pares periféricos ligando-se ao par adjacente, formados por nexina. A ponte que une entre si os pares de microtubulos periféricos são chamadas de dineína (complexo de vários polipeptideos com atividade ATPasica. 
Os pares de microtubulos deslizam entre si durante a contração, e a força motriz deriva da interação dineina-microtubulos adjacentes. A dineina estabelece contato com a tubulina de microtubulos adjacentes e gera forças que promovem movimento de deslize entre os pares de microtubulos adjacentes. Esse deslizamente é limitado por proteínas que prendem os pares de microtubulos uns aos outros. 
Cilios e flagelos se inserem em corpúsculos basais (9 agregados de 3 tubos periféricos, sem par no centro), os quais apresentam prolongamentos dotados de estriações transversais que se dirigem para o citoplasma, formando as chamadas raízes dos cílios, que sustentam e ancoram os cílios na célula. 
Os corpúsculos basais reproduzem por mecanismos pouco conhecidos, que se iniciam pela aglomeração do material pericentriolar, que pode ocorrer perto dos centríolos já existentes, ou livres no citoplasma. O ATP fornece energia para o movimento ciliar e flagelar.
PROTEINAS MOTORAS
AS proteínas motoras contribuem para todos os movimentos que ocorrem na célula. São vários tipos de complexos proteicos específicos. Cada complexo de proteínas motora é constituído por dois tipos de componentes: Componentes adaptadores (que se prendemespecificamente, de um lado, a varias partículas a serem transportadas e do outro lado ao componente motor) e Componentes motores (prendem , de um lado, aos adaptadores, e do outro lado, aos microtubulos ou aos filamentos de actina – promovendo o deslizamento do complexo proteína + pasrticula ao longo dos microtubulos. Isso acorre graças a energia derivada da ATP pela ATPase, presente nos componentes motores.
Há dois tipos de componentes motores: Dineínas – transportam proteínas na direção da extremidade mais para a menos, e a Cinesinas, que promove deslocamento da extremidade menos para a mais. Há também as miosinas, que produzem movimento em associação com os filamento de actina.

Outros materiais