Buscar

ONU e suas especificações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO ANTES E DEPOIS DA ONU
A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial, mas precisamente em 1945, após a assinatura da Carta de São Francisco. A organização surgiu com o intuito de garantir a paz e a segurança mundial, para isso, conta com q presença de vários Estados Soberanos que partilham da mesma ideologia, que cooperam e auxiliam para que o intuito da organização seja exercido. A união dos Estados Soberanos quebra barreiras impostas pela própria humanidade durante os tempos. Apesar de serem estados autônomos detentores de soberania, seus princípios humanitários falam mais alto, deixando de lado as diferenças culturais e sociais para visar um bem comum, na qual todos com são tratados com igualdade.
A sede da ONU foi construída entre 1949 e 1952, por dez arquitetos de diversas nacionalidades e dentre os quais o brasileiro Oscar Niemeyer. ONU tem sua formação por seis órgãos. Assembléia Geral formada por todos os membros das nações unidas, Conselho de Segurança assegurando a ação da paz e segurança internacionais, Conselho Econômico Social finalidade de promover a cooperação entre os Estados, Conselho de Tutela exercendo a administração territorial, Corte Internacional de Justiça o mais importante órgão para julgamento de contenciosos e o Secretariado Geral da ONU o órgão de administração da Organização. 
A doutrina clássica não inclui o individuo dentre os sujeitos do Direito Internacional publico, pois considerar apenas os estados e Organizações como entes do Direito. Porém devemos nos atentar que existem doutrinadores que defende que a espécie de personalidade também de se encontra também na pessoa humana; Essa teoria vem de doutrinadores fundados nos direitos humanos, cuja criação resulta toda a ciência do direito. 
A atuação do Vaticano é bem evidente quando vemos a sua participação na ONU, pois ela faz parte dos tratados e na manutenção diplomática; Isso fez a doutrina começar incluí-la na concepção de Estado, pois possui elementos característicos de personalidade jurídica internacional, como território, povo e soberania.

Outros materiais