Buscar

discursiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A Constituição de 1988 adota como fundamentos do estado democrático de direito: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo político. E é a primeira a estabelecer os objetivos fundamentais da República que estabelece em alguns uma proposição positiva para a concretização da democracia econômica, social e cultural, para a efetivação na prática da dignidade da pessoa humana” (p. 64). O trecho do capítulo 2 do livro da disciplina reforça algumas características da Constituição de 1988. Quais foram as principais mudanças em relação aos direitos humanos no país a partir da Constituição Cidadã? Discuta com base no livro da disciplina.
Quais foram as principais mudanças em relação aos direitos humanos no país a partir da Constituição Cidadã?
A constituição cidadã de 1988 foi um suspiro de democratização que teve nosso pais, desde então temos os direitos que nos tornam cidadãos, apesar de manter a tradição republicana do regime representativo, presidencialista e federativo, temos um sustento maior no que tange os direitos fundamentais, assim também como direito a educação fundamental, direito ao meio ambiente, direito ao voto secreto, direto e universal, A tripartição do legislativo elaborando as leis, judiciário para aplica-las e o executivo administrando-as. 
Recentemente, há um debate de que a democracia está fragilizada no Brasil. Por quê?
Este é um debate muito profanado nos últimos tempos, no atual governo podemos perceber um ato histórico de fragilização da nossa querida democracia. Foi reeleita a presidenta Dilma com 54.500.287 votos, conforme artigo divulgado pelo portal Brasil no dia 26/10/2014. Porém, quase 2 anos depois, em 17/04/2016 na votação do impeachment comandado por Eduardo Cunha, apenas 367 votos fizeram de 54.599.287 pessoas desacreditarem da democracia que antes morava em nosso pais. Este ato foi relatado como Golpe por milhares de pessoas, o que torna a democracia extremamente fragilizada hoje em dia, pois qual a garantia que temos sobre a eleição do próximo governo através de nossos votos? Ao meu ver, nenhuma. 
http://www.brasil.gov.br/governo/2014/10/dilma-rousseff-e-reeleita-presidenta-do-brasil
https://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/17/media/1460895657_868124.html

Continue navegando