Buscar

ACAO CIVIL PUBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA FAZENDA PÚBLICA ESTADO DE CEARA
 Associação dos moradores unidos de Caicó, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº…, com sede e foro na Rua…, nº…, Bairro…, Cidade…, Estado…, CEP nº…, endereço eletrônico…, neste ato representado por seu presidente…, nacionalidade…, estado civil…, profissão…, portador da cédula de identidade – RG nº…, inscrito no CPF/MF nº…, residente e domiciliado à Rua…, nº…, Bairro…, Cidade…, Estado…, endereço eletrônico…, vem, respeitosamente, por intermédio de seu advogado (procuração anexa), com escritório profissional à Rua…, nº…, Bairro…, Cidade…, Estado…, CEP nº…, endereço eletrônico…, onde recebe intimações, com fulcro no artigo 1º, I da Lei nº 7347/85 propor a presente
 AÇÃO CIVIL PÚBLICA COM PEDIDO LIMINAR com fundamento na Lei 7.347/85, em desfavor da GUARARAPES ADM LTDA pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n. (...), com sede no endereço _; UNIÃO FEDERAL, pessoa jurídica de direito público interno, (qualificação completa); ESTADO DE CEARA pessoa jurídica de direito público interno, (qualificação completa); MUNICÍPIO DE CAICÓ, pessoa jurídica de direito público interno, (qualificação completa);
DOS FATOS 
 Sr. Justino, em 01.12.2000, fundou a Associação dos moradores unidos de Caicó, uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, a qual possui como objetivo a preservação do patrimônio histórico, cultural e do meio ambiente do município de Caicó. Com o intuito de se juntar ao Sr. Justino diversos moradores da cidade passaram a compor a Associação, que atualmente conta com mais de 200 associados.
 Sabe-se que Caicó é uma cidade pequena e pouco desenvolvida do ponto de vista urbanísticos, porém, possui algumas ruínas, as quais fazem parte do patrimônio histórico e cultural da cidade. 
 A ruína mais famosa “Colosseu” é administrada por uma empresa privada, a GUARARAPES ADM LTDA. e virou um ponto turístico de intensa visitação no município. Ocorre que nos últimos meses, mas precisamente desde setembro de 2017, a empresa tem deixado de lado a manutenção do local, o qual está gravemente deteriorado precisando de sérios reparos, os quais a empresa promete que vai realizar, porém não faz.
 Desse modo, a presente ação é impetrada contra a Empresa Guararapes ADM LTDA. Tendo em vista que é responsável pela manutenção do local , dando origem ao direito da impetrante em ver-se reparada por todos os danos suportados até então e, além disso, conforme será demonstrado, a impetrada deve ser responsabilizada também pelos danos ambientais imediatos, progressivos e permanentes.
DA LEGITIMIDADE ATIVA
 De acordo com o artigo 1º, I da Lei nº 7347/85, é cabível o ajuizamento da ação civil pública, para prevenir ou reprimir danos materiais causados ao meio ambiente. Dispõem, ainda, da legitimidade ativa da Associação em seu artigo 5º, V, alíneas a e b, tendo em vista que está constituída há mais de 1 (um) ano, bem como inclui entre suas finalidades a proteção ao meio ambiente.
 DO DIREITO
 Segundo doutrina, os princípios da prevenção e da precaução, abarcados pelo artigo 6º, I da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12305/2010, consistem no dever jurídico de evitar a consumação de danos ao meio ambiente, toda vez que houver certeza da ocorrência de um dano ambiental em determinado caso:
 
“Art. 6º.”. São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos:
 I – a prevenção e a precaução;
Conforme comprovado pelos laudos anexos, a ação da empresa-ré está causando profundo impacto ambiental ao município, resultando em danos a fauna e a flora da região, sendo de suma importância a presente ação civil pública, no sentido de prevenir e reprimir os danos causados, decorrente da poluição que está sendo promovida, indubitável no artigo 3º, inciso III, alínea e e inciso IV da Lei 6938/81:
Art. 3º. Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
III – poluição, a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:
e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;
IV – poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental;
Art. 47. São proibidas as seguintes formas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos:
I – lançamento em praias, no mar ou em quaisquer corpos hídricos;
Tais atos ferem o direito constitucional a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, previsto no artigo 225, da Constituição Federal:
 Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e futuras gerações.
Neste caso, a degradação ao meio ambiente é constatada pela simples existência da atividade de despejo dos efluentes que, se diga de passagem, é irregular e obriga o responsável a reparar os danos causados. Vejamos o § 2º do artigo supracitado:
Art. 225 (…)
§ 2º. Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.
Art. 129, III “Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público: II - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos”. (BRASIL, 1988).
Lei 7347/85
 Art. 11. Na ação que tenha por objeto o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, o juiz determinará o cumprimento da prestação da atividade devida ou a cessação da atividade nociva, sob pena de execução específica, ou de cominação de multa diária, se esta for suficiente ou compatível, independentemente de requerimento do autor. ”
 DAS PROVAS QUE PRETENDE PRODUZIR
O Autor pretende instruir seus argumentos com as seguintes provas: 
Depoimento pessoal do Réu, para esclarecimento sobre...;
Ouvidoria de testemunhas, cujo rol depositado em Cartório na devida oportunidade; 
A juntada dos documentos em anexo, em especial;
Analise pericial da...;
 DOS PEDIDOS
 Diante do exposto, requer:
A concessão da tutela de urgência, nos termos do artigo 12 da Lei nº 7347/85 e artigo 300 do NCPC.
A inversão do ônus da prova, nos termos do art. 6º, VIII, da Lei n. 8.078/1990 c/c o art. 21 da Lei n. 7.347/1985;
Seja ordenada a citação da empresa-ré para, querendo, apresentar contestação no prazo legal, sob pena de revelia;
Sejam, ao final, julgados procedentes os pedidos formulados na petição inicial, consistente no encerramento das atividades nocivas (obrigação de não fazer), e, em caso de descumprimento, aplicação de multa coercitiva, prevista na Lei 7347/85, artigo 11 e artigo 536 do NCPC e a condenação da empresa-ré a reparar os danos sofridos;
A condenação da ré nas custas processuais e honorárias advocatícias;
 A intimação do Ministério Público para acompanhar a presente ação, conforme artigo 6º da Lei 7347/85;
Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a juntada de novos documentos, perícias, depoimento pessoal do réu e testemunhas.
Dá-se à causa o valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) Nestes termos, Pede deferimento.
 Ceara, / / 
Nome do Advogado
OAB nº

Outros materiais