Buscar

Atividade Contextualizada de Emerson de Souza (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
CURSO DE LETRAS
DISCIPLINA; ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
PROFESSORA:VLADIA PATRICIA MEDEIROS
 TUTORA:ROBERTA MOURA
 NOME EMERSON DE SOUZA SANTANA
Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
Como você reagiria e como você mostraria aos alunos o conceito de cultura se fosse você o professor deles? Como você explicaria esses diferentes casos de cultura? Você concordaria que a Aluna A tem mais cultura e que o Aluno C não tem cultura nenhuma? Disserte sobre essa situação.
 
 CULTURA É CULTIVAR! 
Como professor explicaria que há um grande erro na sociedade em geral de pensar que cultura tem a ver com escolaridade, que um diploma faz um sujeito ser culto, ou ter acesso a melhor educação faz alguém cheio de cultura nem muito menos uma determinada classe social ! Quando na verdade cultura é algo muito mais abrangente. Como a palavra mesmo diz cultura vem do verbo latino “colere”, que quer dizer cultivar! Então é cultivada no berço, entre nossa família, nosso bairro, enfim na nossa gente! 
Desse modo, que as mediações e determinações entre a cultura e a luta de classes (COMO FICOU BEM CLARO NO TEXTO,QUE SE TRATA NA VERDADE DE UMA LUTA DE CLASSES) A cultura é, pois, o processo pelo qual o ser humano acumula as experiências que vai sendo capaz de realizar, discerne entre elas, fixa as de efeito favorável e, como resultado da ação exercida, converte em ideias as imagens e lembranças no seu convívio diário. Ou seja, todos nós temos nossa cultura! Como a sociedade brasileira é formada por diversas etnias, a pluralidade cultural é um tema especialmente importante. O desafio é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural pata todos, e a sala teria ali uma dessas oportunidades de conhecer essa diversificação cultural. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
Introdução à \ Renata Aquino Ribeiro – São Paulo: Person Education do Brasil, 2014 – (Série Bibliografia Universitária Person )

Outros materiais