Buscar

Avaliando 01 Psicologia Jurídica

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603157483)	Pontos: 0,1 / 0,1
Com base nos seus estudos relativos aos conceitos e história da Psicologia enquanto ciência, analise as assertivas abaixo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
A Psicologia estuda o homem em todas as suas dimensões: as visíveis (os comportamentos), as invisíveis (os sentimentos, pensamentos), as singulares (diferenças individuais) e as genéricas (aspectos semelhantes entre as diferentes pessoas).
Noções e conceitos como "espírito" ou "alma" e comportamento humano fazem parte de todos os grandes sistemas filosóficos desde a Antiguidade. De fato, o termo psicologia origina-se dos elementos gregos "psique" (que quer dizer alma ou mente), e "logos" (que quer dizer estudo, conhecimento), e é representado pela letra grega Ψ ("psi"), tomada atualmente como símbolo da Psicologia.
Podemos considerar que a Psicologia nasce a partir de um contexto místico e mitológico. Nessa fase histórica, as doenças mentais tinham uma relação direta com a ideia de bem e mal, e por isso pessoas com doenças mentais poderiam ser exorcizadas ou queimadas.
No último quarto do século XIX a psicologia começa a fazer uso da observação sistemática e da experimentação. De forma quase concomitante, William James e Wilhelm Wundt, ambos com formação em filosofia, e que também tinham estudos em medicina e fisiologia, fundam os primeiros laboratórios de psicologia. Os trabalhos de Wundt e de James marcaram o início da psicologia considerada científica e de sua existência como campo de estudo independente da filosofia.
 2a Questão (Ref.:201603231576)	Pontos: 0,1 / 0,1
I A Psicologia não é um campo unitário. Dentre as suas principais abordagens teóricas podemos citar: a psicanálise, o behaviorismo, o humanismo, o gestaltismo e a psicologia social [de matriz sócio histórica]. II - A profissão de psicólogo não é regulamentada no Brasil e pode ser exercida inclusive por quem não é formado em psicologia, bastando para isso ter vocação para ouvir e ajudar as pessoas. III - A função do psicólogo nos tribunais de justiça é a de perito, para orientar o juiz em suas decisões.
 Todas são corretas.
 II e III são verdadeiras. Todas são falsas.
 I e II são verdadeiras. I e III são verdadeiras.
 3a Questão (Ref.:201603231577)	Pontos: 0,1 / 0,1
I - As demandas iniciais para a Psicologia no campo jurídico incluíram elaborar pareceres técnicos [no campo da psicopatologia] para classificar e controlar os indivíduos. Atualmente, no novo ordenamento jurídico, a atuação dos psicólogos se volta para crianças, adolescentes e as diversas configurações familiares. II - As intervenções do psicólogo no judiciário devem ser apresentadas na forma de um artigo científico, com bibliografia completa no final, e acostado ao processo para apreciação do juiz. III - As conclusões do processo de avaliação psicológica são definitivas, inalteráveis e válidas a partir da data da emissão do relatório psicológico.
 I e III são falsas.
II e III são falsas. I e II são falsas.
 Todas são corretas. Todas são falsas.
 4a Questão (Ref.:201603234401)	Pontos: 0,1 / 0,1
Sobre as Teorias da Psicologia é correto afirmar:
 a) A Psicologia Humanista tem como propósito fazer experimento com animais e leva em consideração apenas os elementos observáveis da conduta humana.
 d) O Behaviorismo é um método que privilegia os aspectos filosóficos e transcendentais envolvidos no estudo da mente humana.
 b) O inconsciente é um conceito criado pelo Gestaltismo.
c) A Psicanálise considera os fatores inconscientes fundamentais para se entender a saúde mental do indivíduo
 5a Questão (Ref.:201603157448)	Pontos: 0,0 / 0,1
Ao longo da história da humanidade, o homem necessitou construir conhecimentos sobre a realidade de modo a agir sobre ela, controlando-a e explicando-a. Para isso, ele desenvolveu várias formas de elaborar e acumular esses conhecimentos, em que se pode citar a ciência e o senso comum como exemplos. Assim, com base nos seus conhecimentos sobre ciência, Psicologia e Senso Comum, julgue os itens abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F):
São algumas características do conhecimento científico: a objetividade, a linguagem rigorosa e o processo cumulativo do conhecimento.
O senso comum se apropria de conhecimentos científicos, reduzindo-os a uma teoria simplificada.
O conhecimento do senso comum é elaborado de forma programada, sistemática e organizada de modo que se possa verificar a sua validade.
Pensando no objeto de estudo da Psicologia, pode-se dizer que existe uma dificuldade de conceituação única deste objeto, pois há uma grande diversidade de fenômenos psicológicos e de concepções de homem e comportamento.

Continue navegando