Buscar

estudo de exame por imagem (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603871693)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O ultrassom ou ultrassonografia é uma técnica de geração de imagens que usa ondas sonoras de alta frequência e seus ecos. Como exame, é dinâmico e pode ser usado para diversos fins. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a INCORRETA::
		
	 
	O ultrassom transmite o resultado muito mais rapidamente do que o raio X e outras técnicas radiográficas.
	
	A principal vantagem do ultrassom é que determinadas estruturas podem ser observadas sem usar radiação.
	
	O ultrassom tem sido usado em uma variedade de áreas clínicas, incluindo a obstetrícia a ginecologia, a cardiologia e a detecção do câncer.
	 
	O ultrassom é um aparelho extremamente caro, o que acaba deixando os exames caros também.
	
	O ultrassom, juntamente com a ressonância magnética se destacaram nessa área de diagnóstico da medicina porque permitem uma ótima avaliação das estruturas de partes moles do sistema músculo-esquelético: músculos, tendões, ligamentos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603871731)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Para que um método complementar de diagnóstico por imagem possa ser utilizado é fundamental que o solicitante venha a ter domínio dos recursos, vantagens e desvantagens de cada um deles, na medida em que somente dessa maneira é possível avaliar a superioridade que um possa ter sobre outro, então definindo o que usar. Partindo deste pressuposto, aponte dentre o proposto abaixo, a opção que corretamente apresenta a superioridade comparativa entre os métodos.
		
	
	a medida da densidade não servirá de parâmetro de comparação, visto que ambas podem dar esta resposta com facilidade.
	 
	tanto em tomografia computadorizada como em ressonância, há impedimento para a realização dos exames em pacientes obesos.
	 
	a forma de aquisição da imagem em plano sagital é uma superioridade da ressonância magnética sobre a tomografia computadorizada.
	
	quanto à tomada das medidas, não se pode negar que ressonância magnética é superior à tomografia computadorizada.
	
	quanto à radiação com a qual trabalham, é possível afirmar que tomografia computadorizada é superior à ressonância magnética.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603871858)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual a incidência radiológica de RX da coluna vertebral deverá ser utilizada para avaliar as alterações posturais do plano sagital (Hiperlordoses, Hipercifoses e retificações) ?
		
	
	Oblíqua.
	
	AP
	 
	Perfil
	
	PA
	
	Transversa
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603871743)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sua colega fisioterapeuta, que se encontra no segundo mês de gestação e que trabalha em uma Unidade de Terapia Intensiva foi convocada a prestar cuidado respiratório a um paciente grave em uso de prótese ventilatória. Ao chegar ao leito do paciente, encontra o técnico de radiologia que acaba de submeter o paciente a dois estudos radiográficos: um do tórax e outro do abdome. Considerando o exposto e valorizando as Propriedades dos Raios X, aponte dentre as opções abaixo, a necessária atitude coerente a ser tomada por ela, garantindo o cuidado necessário no caso em questão.
		
	
	esperar algum tempo para que a radiação utilizada para a aquisição das imagens se dissipe, evitando efeitos biológicos ao seu bebê.
	 
	prestar imediatamente o cuidado necessário ao paciente, uma vez que nem ela nem o seu bebê correm qualquer risco de saúde por conta da radiação utilizada neste caso considerado.
	
	esperar algum tempo para que a radiação utilizada para a aquisição das imagens se dissipe, evitando efeitos biológicos a ela e ao seu bebê.
	
	solicitar a outro fisioterapeuta a prestação do cuidado, por estar o paciente contaminado pela radiação, evitando efeitos biológicos a ela e ao seu bebê.
	
	solicitar a outro fisioterapeuta a prestação do cuidado, por estar o paciente contaminado pela radiação, sobretudo por ter sido submetido a dois exames, evitando efeitos biológicos a ela e ao seu bebê.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603871944)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação a ressonância magnética, assinale a alternativa correta.
		
	
	A artro-ressonância pode trazer maiores informações sobre estruturas extra-articulares
	
	Na RM, estruturas como córtex, ligamentos e fibrocartilagem aparecem com hipersinal
	 
	A ressonância magnética é um método de escolha na avaliação de músculos, tendões, ligamentos, lábio acetabular e cartilagem.
	
	Na ressonância em T2, a diminuição do sinal (hiposinal) é indicativo de lesão, com extravasamento de líquido
	
	Na Ressonância existe dois tipos de ponderação. A T1 mais sensível ao liquido ou edema, e T2 mais anatômica

Outros materiais