Buscar

MICROBILOGIA 2

Prévia do material em texto

MICROBILOGIA 
PAREDE CELULAR
BACTERIANA:
AFINIDADE MOLECULAR
A afinidade entre os compostos (polar e apolar, hidrofílico e hidrofóbico) é o que caracteriza a interação desses mesmos compostos. A tintura violeta fica confinada na célula de bactérias Gram-positivas, pois ocorre a desidratação das proteínas e do peptidoglicano e isso causa o fechamento dos poros existentes na parede celular não permitindo que o corante saia da célula (A parede é muito mais espessa nas Gram-positivas, o que faz com que o número de poros fechados seja muito grande). O ácido teicóico ligado ao peptidoglicano e a membrana plasmática da bactéria Gram-positiva torna a parte externa da célula negativa, e isso caracteriza uma espécie de dipolo que pode induzir a fixação do corante com mais facilidade e por mais tempo. As forças intermoleculares atuam em moléculas polares com mais intensidade do que em moléculas apolares.
A membrana externa das bactérias Gram-negativas é removida pelo álcool e os poros da parede celular dessas células não são suficientes quando fechados para não permitir a saída do corante de seu interior. Assim o corante não encontra muita dificuldade para sair do seu citoplasma.
Quando o corpo tem infecção por bactérias Gram negativas, e o macrófago ou neutrófilo fagocita a bactéria , ele irá fragmentar esta bactéria e liberar o Lipidio A que é uma endotoxina presente na parede celular da bactéria e assim começa a liberar citocina de modo inespecífico atraindo mais macrófagos e produzindo mais citocinas , de forma que algumas podem cair na corrente sanguínea , ocorrendo a febre no paciente, algumas citocinas são vasodilatadoras tendo como resultado a formação de um edema, que irá ocasionar em um problema de coagulação e aumento da frequência cardíaca para com pensar a baixa pressão ocasionada pela vasodilatação este quadro se caracteriza como choque endotoxico
O lipopolissacarídeo consiste no lipídio A (endotoxina), àqual estão ligadas duas regiões de natureza polissacarídica, respectivamente, o “core” e as cadeias laterais. O lipídeo A é um glicofosfolipídeo cujo papel biológico consiste na  participação nos mecanismos de patogenicidade da célula bacteriana
Como fatores de ataque ou agressão, as células Gram-positivas e Gram-negativas caracterizam-se por graus diferentes de virulência. As bactérias Gram-negativas são contituídas por uma endotoxina, o LPS, que lhes confere a propriedade de patogenicidade, enquanto nas bactérias Gram-positivas a exotoxina, composta pelo ácido lipoteicoico, tem como característica principal a aderência.
O lipopolissacarídeo (LPS) é o maior fator de virulência, determinando efeitos biológicos que resultam na amplificação das reações inflamatórias. Esta endotoxina é um antígeno fraco não específico que é pobremente neutralizado por anticorpos, sendo capaz de ativar a cascata do complemento. A ativação do complemento envolve a formação de cininas, outro importante mediador da inflamação. Além do mais, ativa plaquetas, mastócitos, basófilos e células endoteliais. O LPS induz os macrofágos a secretarem outras proteínas. Estes são fatores importantes que causam Mesmo em quantidades pequenas de endotoxinas induzem uma resposta inflamatória periapical. Uma possível explicação para a multiplicidade de achados com endotoxinas é a variabilidade genética do LPS de diferentes microrganismos.
Exemplo: Pseudomonas aerogenosa
Peste negra
Antigeno O: porção mais externa do lipopolissacarideo , varia muito ,serve para não ser reconhecida pelo sistema imune
GRAM POSITIVA
Bastante hidrofóbicas não é possível realizar coloração de gram , já que são álcool resistentes
Para procura de bacilo para tuberculose e lepra método Ziehe Neelsen, pesquisa de bacilo resistente ,parede muito hidrofóbica dificult a penetração do corante na célula , assim se adiciona calor a porina dilata há entrada de carbofucsina ( corante)
Descoloração álcool acido resistente , não perde a cor rosa se forem mycobacterium.
Peptideoglicano Nag e acido n acetil murânico ( parede)
Menbrana plasmática: bicamada de fosfolípides modelo mosaico fluido, tem permeabilidade seletiva, transporte de substancias, , potencial energético, gradiente de prótons, citoplasma contém ribossomos e material genético , plasmídeo, não tem carioteca, nucleoide espaço onde se encontra o material genético .
Ribossomo 30s+50s : 70s ribossomo interiro
Pela diferença entra os ribossomos eucariotos e procariotos tornam este um alvo para antimicrobianos (clindamicina, tetramicina, clorafenicol) atacam ou se ligam 
Bacteriostáticos : param o crescimento bacteriano

Continue navegando