Buscar

Tecnologia assistiva através do óculos de realidade virtual para alunos com deficiência auditiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tecnologia assistiva através do óculos de realidade virtual para alunos com deficiência auditiva.
Por Débora Feijó
Polo – Lajeado - RS
Data 05/09/2017
É possível ainda encontrar pessoas que confundem o conceito do termo inclusão com o conceito do termo integração, a inclusão escolar envolve valores, normas sociais, políticas e éticas, já a integração acontece por iniciativa do aluno, quando ele faz o movimento de aproximação com o ambiente, o aluno se adapta a rotina da escola e dos espaços, de seus amigos dos professores e a sua acessibilidade flui espontaneamente. No âmbito dos educadores, a reflexão é baseada na capacitação do profissional de educação, que necessitam se especializar na área de informática, e na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mas também nas novas tecnologia como por exemplo o uso da RA- Realidade Aumentada.
A Realidade Aumentada manifesta o chamado “efeito wow” que consiste na capacidade de estimular uma grande admiração nas pessoas que a experimentam, sendo este um dos principais fatores que contribuiu para a popularização dessa tecnologia. Quando empregada na Educação, a RA pode ter um efeito positivo no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem, dado à motivação que estabelece entre os alunos. O censo realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revela que, em 2006, cerca de 70 mil alunos com surdez ou deficiência auditiva estavam matriculados no ensino básico, enquanto em 1996, pouco mais de 30 mil estudantes.
No Brasil, foi a partir dos anos de 1960 que a educação especial em atendimento ao deficiente auditivo se ampliou de forma expressiva. No entanto, muitos deficientes não estão sendo atendidos de forma adequada. Há uma escassez de profissionais qualificados nas salas de aula de diversas escolas estaduais e municipais de todo o país. Geralmente, o grupo de surdos-mudos é colocado em um determinado ponto da sala de aula, sendo o intérprete quem lhe comunica o conteúdo em estudo.
Através de marcadores e câmeras web, os alunos poderão visualizar animações auto-explicativas do principais temas e assuntos das diversas disciplinas, gerando, assim, condições qualitativas ao seu entendimento e aprendizado. As imagens serão capturadas, em tempo real, na forma de vídeo, com a utilização de câmeras comuns. Poderão ser, ainda, utilizados óculos virtuais para a visualização dos objetos 3D, caso haja o interesse em realizar maior investimento, com um aparelho celular Samsung S7 + óculos Samsung VR.
O fato de alunos surdos, frequentar a mesma sala de aula de ensino regular com outros alunos ouvintes, exige que o professor tenha mais sensibilidade ao elaborar estratégias e métodos de ensino, que sejam apropriadas e favoreçam nessa ambientação, a utilização das práticas educativas adequadas, devem acompanhar o ritmo de cada aluno e suprir às expectativas de saber dos alunos, e principalmente dos alunos com deficiência auditiva, sem diferenças.
E com a ajuda da tecnologia isso pode mudar, alguns dias atrás foi divulgado sobre o"Teatro para Todos os Ouvidos: Tecnologia da Samsung proporciona experiência única a pessoas com deficiência auditiva acessibilidade, por meio da tecnologia, já é uma realidade para a Samsung", em que disponibiliza os óculos de realidade virtual Samsung Gear VR* para que deficientes auditivos e surdos consigam assistir a uma peça de teatro sem a necessidade de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Se no teatro foi possível o uso desta tecnologia porque não, começar, a pensar o uso deste aplicativo em sala de aula. Por meio de um smartphone e do Samsung Gear VR, ao olhar para o palco, o surdo ou pessoa com deficiência auditiva, terá disponível, em tempo real, a legenda da fala dos atores, é possível que o palco se torne a sala de aula, e os atores se tornam os professores.
Os alunos portadores de deficiência auditiva vêm enfrentando uma, diversidade de obstáculos, dificuldades essas, simplesmente que as classificam como incapazes e assim cidadãos inferiores, fato que atrasou e prejudicou a sua inserção no ambiente educacional e também na sua socialização. E dando a oportunidade ao aluno de poder exercitar suas habilidades, descobrir a sua capacidade, e adquirir novos conhecimentos, o colocam em situação de igualdade para receber informação e o qualifica para mercado de trabalho, e para a sua socialização com uma educação de qualidade é necessário que haja investimento.
Este tipo de recurso pode ser considerado, de alto custo, mas para uma educação de qualidade, todo esforço se torna valido.

Outros materiais