Buscar

Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira,

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Observe a imagem:
Após esta avaliação, caso queira observar essa imagem, ela está disponível em: SEC/ Unicamp - SCARPINETTI, Antonio. Um olhar sobre o território amazônico. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2022/07/14/um-olhar-sobre-o-territorio-amazonico . Acesso em: 01 de set. de 2023.
Dada imagem e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula 1, Tema 1 - Caracterização dos povos indígenas do Brasil, marque a alternativa que corresponde a definição de genocídio:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	A	A superioridade de uma cultura sobre outra.
	B	Extermínio de uma cultura existente.
Você assinalou essa alternativa (B)
	C	Extinção de determinada comunidade, etnia ou raça.
A letra C é a opção correta pois, “o genocídio é a extinção de uma determinada comunidade, etnia ou raça. [...] Então, se uma comunidade é dizimada nunca mais seus costumes existirão”. (Rota de Aprendizagem 1, p.7)
	D	Diminuição da população indígena.
	E	Uma forma de explorar e de aculturar os indígenas.
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia a citação:
“O racismo [...] é influenciado por representações simbólicas e por crenças sob as quais se dá o significado subjetivo para o desenvolvimento das ações no cotidiano dos indivíduos“ . 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio; LIMA, Silva Maria Amorim. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 57.
Considerando a citação do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, segundo o autor da citação acima, Hofbauer, o racismo deve ser entendido como: 
Nota: 10.0
	A	um fenômeno natural.
	B	um fenômeno científico.
	C	
um fenômeno ideológico.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentários: conforme o livro-base a resposta correta, "O racismo deve ser encarado como um fenômeno ideológico que, com tal , é influenciado por representações simbólicas e por crenças sob as quais se dá o significado subjetivo para o desenvolvimento das ações no cotidiano dos indivíduos".( livro-base, p.57)
	D	um fato antropológico.
	E	um fenômeno acidental.
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o seguinte extrato de texto:
“A busca por status político de cidadão brasileiro tem sido a bandeira dos povos indígenas nos últimos 20 anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio; LIMA, Silva Maria Amorim. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-27, 2015. p.27.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, com relação ao direito a uma “cidadania diferenciada”, identifique a alternativa que apresenta corretamente um direito específico para a formação da cidadania indígena.
Nota: 10.0
	A	Moradia.
	B	Voto.
	C	
Saúde.
	D	
Educação.
	E	Ritos.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: "NO entanto, somente com a superação do princípio tutelar é possível se pensar na construção de uma cidadania indígena de fato. Nesse contexto, abre-se a possibilidade de que sejam pensadas políticas públicas voltadas para atender às necessidades singulares, diferenciadas desse povo. Assim, deve ser assegurado o direito a uma "cidadania diferenciada", o que possibilitará, para além da garantia dos direitos universais de cidadão brasileiro, aqueles específicos "à cultura, às tradições, aos valores, aos conhecimentos e aos ritos" (Baniwa, 2006, p. 89)" (texto-base, p. 27)
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia a citação:
“Frenologia deriva de étimos gregos, significando estudo [...] da mente. O termo foi cunhado pelo médico alemão J. Spurzheim (1776-1832), no início do século XIX, para se referir às teses de F. J. Gall (1758--1828), [...], justamente para enfatizar que o objeto do estudo frenológico é a mente humana, por contraste com a craniologia[...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Fernando. Frenologia. Dicionário crime, justiça e sociedade, 2016.p.230.
De acordo com os conteúdos da Aula 2, Videoaula do Tema - Branqueamento no Brasil e as teorias higienistas: a instituição do racismo na sociedade brasileira, quais foram os/as escritores(as) da literatura brasileira que se tornaram adeptos à frenologia:
Nota: 10.0
	A	Conceição Evaristo – Maria Firmina dos Reis – Carolina Maria de Jesus
	B	Machado de Assis – Lima Barreto – Luiz Gama
	C	Euclides da Cunha – Monteiro Lobato – Afrânio Peixoto
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A letra C é a opção correta pois, de acordo com a videoaula 2, tema - Branqueamento no Brasil e as teorias higienistas: a instituição do racismo na sociedade brasileira, os autores da literatura brasileira que se tornaram adeptos da frenologia foram “Euclides da Cunha, Monteiro Lobato de Afrânio Peixoto” como consta no slide utilizado pelo professor Jeferson na videoaula 2. (Videoaula 2, min. 15’49).
	D	Stuart Hall – Guerreiro Ramos - Frantz Fanon
	E	Djamila Ribeiro – Carla Akotirene – Lélia Gonzalez
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento a seguir:
“Segundo defensores da eugenia a sociedade se organizaria melhor sendo composta apenas por bem-nascidos, donde se seguem propostas de isolamento forçado ou até a dizimação daqueles grupos humanos considerados 'mal-nascidos' ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VAZ, Jeferson da Costa. Rota de Aprendizagem da Aula 2. Branqueamento no Brasil e as teorias higienistas. Curitiba: Intersaberes, 2023.p.08.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos da Aula 2, Videoaula do Tema – Branqueamento no Brasil e as teorias higienistas: a instituição do racismo na sociedade brasileira, relacione corretamente os autores as suas respectivas características:
Franz Joseph Gall (1758-1828)
Georges de Lapouge (1854-1936)
Renato Kehl (1889-1978)
( ) Colecionou cerca de 20 mil crânios para comprovar a inferioridade de povos ‘não brancos’.
( ) Pai do Eugenismo no Brasil. Se posicionou de forma contrária a miscigenação.
( ) Foi o precursor da frenologia e defendia a tese da inferioridade dos povos ‘não brancos’.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	A	3 – 2 - 1
	B	2 – 3 – 1
A letra B é a alternativa correta porque de acordo com a Aula 2, videoaula de tema – Branqueamento no Brasil e as teorias higienistas: a instituição do racismo na sociedade brasileira Gall foi o precursor da frenologia e defendia a inferioridade dos povos não brancos (videoaula 2, min 7’29), Lapouge colecionava crânios humanos para comprovar a inferioridade de povos não brancos (videoaula 2, min 7’29), Kehl foi o pai da eugenia no Brasil e era contra a miscigenação (videoaula 2, min 7’29). Essas informações se encontram no slide usado pelo professor Jeferson Vaz em sua fala.
	C	1 – 2 - 3
	D	3 – 1 – 2
	E	2 – 1 - 3
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
“A partir de 1930, começou a crescer
no Brasil a ideia de desenvolvimento social [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio; LIMA, Silva Maria Amorim. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 54.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre o governo que buscava na década de 1930 a modernização do país, assinale corretamente a alternativa que identifica o Presidente da época.
Nota: 10.0
	A	
Getúlio Vargas.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a “ideia de desenvolvimento social, com o governo do Presidente Getúlio Vargas, figura que circulava popular bem em todos os segmentos da sociedade [...]”. (texto-base, p. 53)
	B	José Linhares.
	C	Carlos Luz.
	D	
Juscelino Kubitschek.
	E	
Artur da Costa e Silva.
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o extrato de texto:
 "A visão estereotipada de que o índio é incapaz de conviver com a sociedade autodenominada civilizada fez com que se instaurasse um sistema paternalista de tutela segundo o qual, ao ser visto como um ser incapaz , o índio teria de ser protegido, abrigado. Assim foram implantadas políticas públicas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio; LIMA, Silva Maria Amorim Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 24.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre as políticas públicas, identifique e assinale corretamente a alternativa que apresenta o significado da sigla FUNAI.
 
Nota: 10.0
	A	
Serviço de Proteção ao Índio.
	B	Serviço de Proteção aos Índios e Localização de Trabalhadores Nacionais.
	C	Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Comentários: A partir da reivindicação histórica dos povos indígenas, a Fundação Nacional do Índio (Funai) teve o nome alterado para Fundação Nacional dos Povos Indígenas — a sigla permanece a mesma. A mudança, feita por meio de medida provisória publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 01/01/2023 foi uma reivindicação dos Povos Indígenas. 
	D	Fundação Nacional do Aldeamento Jesuíta.
	E	Sistema de Escravidão Indígena
Questão 8/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere a imagem:
Após esta avaliação, caso queira observar essa imagem, ela está disponível em: KRENAK, Ailton; CASTRO, Eduardo Viveiro de. Disponível em: https://arvoreagua.org/povos-tradicionais/indigenas/povos-indigenas-do-brasil. Acesso em: 01 de set. de 2023.
De acordo com imagem e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula 1, Tema 1 - Caracterização dos povos indígenas do Brasil, a alternativa que melhor expressa as informações contidas na imagem é.
Nota: 10.0
	A	Após a tentativa de exterminação da tradição e costumes dos povos indígenas, eles acabaram recebendo a denominação “índio genérico”.
	B	Devido à colonização, muitas aldeias tiveram interferências externas dos não indígenas. Isso fez com que tivessem que mudar seus costumes e suas vivências.
	C	O etnocentrismo define-se como o mito de existir uma raça superior, com a ideia dos europeus como povo desenvolvido e os indígenas, primitivos.
	D	O povo indígena não é unitário, existem várias etnias e diversas comunidades com diferentes práticas e costumes.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A letra D é a opção correta pois, “O povo indígena não é unitário, e apesar de muitos povos terem sido extintos com a colonização, existem ainda várias etnias e diversas comunidades com diferentes práticas e costumes”, a população indígena é plural, isto é, é caracterizada por uma diversidade de povos, culturas, línguas e costumes”. (Rota de Aprendizagem aula 1, p.4).
	E	Tradicionalmente os conhecimentos e cultura são passados através da oralidade pelos anciãos, que são verdadeiros “troncos vivos”.
Questão 9/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“A partir da década de 1870, tendências científicas europeias adentraram com intensidade no Brasil. Assim, com base no que se tinha de mais moderno à época - as ideias positivistas, liberais, evolucionistas e raciais [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio; LIMA, Silva Maria Amorim. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 39-43, 2015. p.40.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre a teoria do branqueamento, assinale a alternativa que aponta corretamente o pensamento defendido por intelectuais brasileiros:
Nota: 10.0
	A	A raça branca é superior às demais.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se “Acreditava-se que o desejado branqueamento seria uma questão de tempo, pois, como o casamento de pessoas de pele clara com as pessoas de pele negra, as futuras gerações poderiam enfim superar a 'inferioridade', condição representada pelas pessoas de pele negra. Preconizava-se, então, que, em futuras gerações, predominaria a cor branca 'superior'”. (texto-base, p. 40)
	B	
O branqueamento torna a sociedade inferior.
	C	A herança hereditária cria a igualdade social.
	D	
A raça branca é inferior mas trabalha mais.
	E	
Todos são iguais racialmente e economicamente.
Questão 10/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
"[...] o movimento indígena no Brasil defende uma autonomia com base na emancipação política, econômica e social em busca da superação da precariedade e da exploração a que foram submetidos os povos indígenas [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio;LIMA, Silva Maria Amorim. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-28, 2015. p.28.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente o sentido dessa autonomia.
Nota: 10.0
	A	
Ser cidadão brasileiro, envolvido em todo o sistema político, econômico e social do país.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se, “A autonomia nesse sentido simboliza, pois, ser cidadão brasileiro, envolvido em todo o sistema político, econômico e social do país, além de obter as condições próprias necessárias para a conservação da sua história e das suas mais diversificadas culturas”. (texto-base, p. 28)
	B	Incentivar intensamente as uniões matrimoniais inter-raciais.
	C	Ser subcidadão, tutelado pelo Estado
	D	
Enfrentar conflitos causados pela tentativa de utilização da mão de obra escrava.
	E	
Preservar as ideias apoiadas pelos jesuítas com relação às missões cristãs.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando