Buscar

ORGANIZAÇÃO DE POLÍTICAS DA SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804710023)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando-se o que dispõe a lei 8.080/90, o principio da integralidade no âmbito do SUS é entendido como:
		
	
	conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos e humanos da União, do Estado e do Distrito Federal na prestação de serviços de assistência a saúde da população
	
	Garantia de assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
	 
	conjunto articulado e continuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade.
	
	acesso da população aos serviços de saúde ao nível primário da assistência.
	
	centralização político-administrativa, com direção única em cada esfera do governo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804710005)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a NORMA OPERACIONAL DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE (NOAS 01/01) para que ocorra o aprofundamento do processo de descentralização, deve-se ampliar a ênfase nos seguintes princípios doutrinários e organizativos do SUS:
		
	
	integralidadee e hierarquização.
	
	universalidade e participação popular.
	 
	equidade e regionalização.
	
	equidade e hierarquização.
	
	integralidade e participação popular.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804710070)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A NOAS/2001 tem o objetivo de colocar em prática o princípio da regionalização, que deve ser entendido como:
		
	
	Rede de serviços, organizada de forma hierarquizada, permite um conhecimento maior dos problemas de saúde da população da área delimitada.
	
	Garantia imediata de acesso às ações e aos serviços de saúde, através das Clínicas de Família.
	
	Redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo, dentro de uma área delimitada
	
	Exigência de que, quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível de sua complexidade.
	 
	Serviços organizados em níveis de complexidade crescente, dispostos numa área geográfica delimitada e com definição da população a ser atendida.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804710162)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Constituição Federal Brasileira, na Seção da SAÚDE , no Artigo 196, como a saúde é definida?
		
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	Direito de todos e dever da sociedade, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos planos de saúde e acesso universal e igualitário às ações e serviços de promoção, proteção e recuperação.
	
	Direito dos trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	Direito de todos os trabalhadores e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos planos de saúde e ao acesso restrito e proporcional às ações e serviços de promoção, proteção e recuperação.
	 
	Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços de promoção, proteção e recuperação.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804710103)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial através das Conferências de Saúde sobre o tema da saúde e qualidade de vida, afirma que são recursos indispensáveis para se ter uma saúde: paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável recursos sustentáveis, equidade e justiça social se chama: Leia as afirmativas e assinale a opção CORRETA.
		
	
	Declaração de Jacarta
	
	Carta de Vancouver
	 
	A carta de Ottawa.
	
	Declaração de Alma Ata
	
	Declaração de Adelaide
	
	1a Questão (Ref.:201804884696)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O conceito ampliado de Saúde é norteado para:
		
	
	A assistência centrada na doença
	 
	Um modelo de atenção à saúde, centrado nos atendimentos ambulatoriais
	
	O enfoque nas especialidades médicas
	 
	Nenhuma das opções acima
	
	O atendimento individualizado e a demanda expontânea
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804710172)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Pacto em Defesa do SUS envolve ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de Estado mais do que política de governos; e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública, inscritos na Constituição Federal. São prioridades do Pacto em Defesa do SUS, EXCETO:
		
	
	Aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas.
	
	Alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
	
	Mostrar a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal garantidor desses direitos.
	
	Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde.
	 
	Elaborar as regras que deverão ser cumpridas pelos usuários do SUS e pelos usuários dos serviços privados de saúde.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804710177)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O Pacto de Gestão do SUS radicaliza a descentralização de atribuições do Ministério da Saúde para os estados, e para os municípios. É CORRETO afirmar que a gestão é:
		
	
	a administração de uma unidade ou órgão de saúde (ambulatório, hospital, instituto, fundação, etc) que se caracterizam como prestadores de serviços do SUS.
	
	a possibilidade de alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional.
	
	um conjunto articulado de saberes e práticas assistenciais necessários para a implementação de políticas na área da saúde.
	 
	a direção do Sistema Único de Saúde-SUS, de acordo com o inciso I do artigo 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo.
	 
	uma atividade e responsabilidade de comandar um sistema de saúde (municipal, estadual ou nacional) exercendo as funções de coordenação, articulação, negociação, planejamento, acompanhamento, controle, avaliação e auditoria.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804710080)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia as afirmativas sobre os determinantes sociais da saúde: I - A situação de saúde de uma dada população está relacionada com as condições de vida e trabalho. II - Os determinantes sociais da saúde estão relacionados com os fatores culturais, sociais, étnico-raciais, econômicos, comportamentais e psicológicos. III - Os determinantes sociais da saúde são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. IV - Os fatores psicológicos, étnico-raciais, sociais, econômicos, comportamentais e culturais têm influencia a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. V - As iniqüidades em saúde demonstram serem justas e necessárias as desigualdades de saúde em certos grupos populacionais. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	I, II, III e IV
	
	I; II; III e V
	
	I; II; IV e V
	
	I, III, IV e V
	
	II; III; IV e V
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804710075)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Em relação às noções básicas de saúde coletiva, julgue os itens seguintes. (UnB/CESPE PMV/SEMUS Cargo 4: Agente de Vigilância Sanitária 2007) I - NoBrasil, a saúde é considerada, por lei, um direito fundamental dos cidadãos. II - Hoje, além das ações de prevenção de doenças e de assistência, considera-se cada vez mais importante a atuação do setor saúde em ações de promoção da saúde. III - É vedada a participação de serviços do setor privado no sistema de saúde brasileiro, ainda que em caráter complementar. IV - No Brasil, o sistema de saúde oferta atenção à saúde gratuita exclusivamente à população mais pobre. Estão CORRETOS os itens:
		
	 
	I e II
	
	III e IV
	
	II e III
	 
	I e III
	
	II e IV

Continue navegando