Buscar

Apol 100 História do Brasil politica e economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol de História Política e Econômica - NOTA 100
Questão 1
“O comércio [...] progrediu muito depois que a cidade se tornou residência real [...] Os ingleses têm aberto muitos cafés no Rio de Janeiro, uma novidade, que tenho certeza, será bem acolhida. De fato, desde março de 1808, toda a cidade vem passando por transformações e recebendo melhorias”. 
No texto acima, o inglês Thomas O’Neill fala de suas impressões a respeito do Rio de Janeiro, cidade que conheceu no início do século XIX. De acordo com o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base História do Brasil, política e economia com relação ao Rio de Janeiro daquela época, é correto afirmar que:
R- (Letra E) o aumento da presença de produtos ingleses descrita por O'Neill é resultado da medida de abertura dos portos feita por D. João, o que gerou um aumento no comércio com a Inglaterra.
Questão 2
Leia a citação: 
“Afinal, a Guerra do Paraguai é comparável à do Vietnã, pela dificuldade logística, pelo envolvimento da população do país e, até, por ações típicas de guerrilha. O notável é que vencemos”. 
De acordo com a citação e o livro-base História do Brasil, política e economia sobre as consequências da Guerra do Paraguai, é correto afirmar que:
R- (letra E) significou a destruição de boa parte da infraestrutura do Paraguai, bem como a morte de parte de sua população
Questão 3
Considere a seguinte definição: 
Messianismo é o “movimento ou sistema ideológico que prega a salvação da humanidade através da entronização de um messias que pode ser um indivíduo, uma classe ou uma ideia”.
De acordo com a definição acima, os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base História do Brasil, política e economia referentes aos movimentos messiânicos na República Velha, relacione adequadamente os religiosos às características do movimento a que pertenceram:
1.Monge José Maria
2.Antônio Conselheiro
3.Monge João Maria
4. Padre Cícero Romão Batista
( 3 ) Primeiro religioso a atuar no Contestado, região de fronteira disputada por Paraná e Santa Catarina.
(4 ) Utilizou-se de sua influência religiosa para atuar politicamente, de maneira coronelista, em sua região.
(1) Organizou sertanejos da região em que atuava, que tiveram suas vidas desestruturadas por problemas políticos e econômicos.
(2 ) Fundador do Arraial do Bom Jesus, era visto como ameaça por coronéis, pela Igreja e pelo governo. 
Agora, assinale a sequência correta:
R- (letra B) 3,4,1,2
Questão 4
Considere a citação: 
“O coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras”. 
De acordo com a citação e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, o termo Coronelismo, que define essa prática política da República Velha, deve-se:
R- (Letra D) aos postos que grandes fazendeiros ocupavam na Guarda Nacional, formada preferencialmente por membros da elite.
Questão 5
Leia a citação:
“As ações repressivas promovidas pelo sistema de segurança se baseavam nas concepções formuladas pela Doutrina de Segurança Nacional sob a qual se erigiu a ideologia oficial da ditadura [...]. A Doutrina de Segurança Nacional, além de base ideológica do regime, permeou toda a estrutura do poder público brasileiro durante a ditadura, penetrando nas escolas através de disciplinas como Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil e Estudos de Problemas Brasileiros”. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, para a Doutrina de Segurança Nacional...
R- (Letra C) a preocupação da segurança nacional deveria ser com inimigos internos e não com os externos.

Continue navegando